sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brasil... sil...sil!

Na tarde desta sexta-feira foi escolhida a cidade que sediará os jogos olímpicos de 2016. Como você já deve saber, o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida, para felicidade geral da... mídia. Sim porque é difícil acreditar que a nação como um todo esteja feliz por isso. Na verdade, muitos nem ao menos ficaram sabendo disso, ou se ficaram, nem deram importância. Ou você aí acha que alguém que tenha dificuldade para se alimentar a cada dia, por falta de recursos, irá ficar feliz com o fato de uma cidade brasileira ter sido escolhida para algo. Na verdade, se formos pensar, feliz, essas pessoas ficariam se o dinheiro que será gasto neste evento, fosse direcionado para causas sociais. Mas aí também já nos direcionamos para outros assuntos, que não estão de acordo com o objetivo deste texto. Mas na verdade eu nem ao menos sei direito o objetivo deste texto.
Na verdade, creio estar escrevendo apenas para registrar o acontecido (como se já não tivesse sido exaustivamente registrado pela grande mídia) e também para deixar registrado a minha indignação com certas coisas.
Tudo bem! O Brasil vai ser sede dos jogos olímpicos e tudo vira motivo para festa. Nosso presidente, que deveria estar cuidando dos problemas do país, estava lá, deslumbrado com a "conquista", mais parecendo uma madame ao ver o penteado novo de seu poodle. Chegou ao ponto de afirmar que agora o objetivo é sediar os jogos olímpicos de inverno. Imaginem isso. Creio que o sertão pernambucano seria o local mais indicado para este evento, não concorda?
Não pensem que sou anti-Lula, ou anti-PT, ou anti-seja lá o que for.
Apenas não concordo com este deslumbramento que cerca este tipo de escolha. Vejamos o que aconteceu quando da realização dos jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. Na escolha foi tudo uma festa, a obra foi sendo levada aos trancos e barrancos e o evento foi realizado, até com sucesso, digamos. Pois bem, o pós-evento é que me preocupa. Descobriu-se que foi gasto muito mais que o planejado, com dinheiro público sendo empregado para a construção da estrutura, sem contar aquela velha e boa corrupção, que não poderia faltar.
Então é isso. vem aí mais uma grande oportunidade para o nosso povo mostrar toda sua alegria, etc, etc, etc. É verdade. Com certeza será uma festa maravilhosa, pois o brasileiro é especialista em fazer festa. Mas podemos ter certeza também que, nossos políticos darão um jeitinho de se aproveitar da situação para fazer o "pé de meia" (mais um na verdade) e estejamos preparados para ler e ouvir muito ainda sobre gastos estrondosos e tudo mais.
Gostaria apenas que todo o empenho empregado para a criação de um projeto como este, fosse também empregada na criação de ideias que melhorassem a vida do povo brasileiro. Mas, COM TODA A CERTEZA, ser sede das olimpíadas e se exibir para o mundo, é muito mais importante que resolver os (graves) problemas nacionais.
E é por isso que eu digo: "Viva o nosso querido Brasil..."