terça-feira, 30 de março de 2010

Armando Nogueira: Um gênio das palavras!

Nesta semana perdemos um gênio das palavras. O jornalista e filósofo Armando Nogueira faleceu aos 83 anos. Mestre da escrita, da poesia, que traduzia em versos, a magia do esporte mais amado do Brasil e quiçá, do mundo todo.
Lembro-me de assistir algumas aparições de Armando Nogueira nos programas de debate esportivo do Sportv. Ali, no auge da minha ignorância, não sabia direito quem era aquele senhor com fala tão inteligente e que, quando se pronunciava, deixava nos outros uma expressão de admiração irretocável.
Aos poucos fui sabendo um pouco mais sobre ele e conhecendo um pouco mais de sua história. Um dos jornalistas mais importantes do país. Agora, tendo contato mais de perto com seus versos, vejo mais profundamente a genialidade de Armando Nogueira. Irei agora, atrás do todo de seu trabalho. Afinal, qual jornalista seria o mais indicado para eu me espelhar do que o mestre Armando Nogueira?
Mas sabe que ontem passei por uma situação complicada. Sou formado em jornalismo e atuo na minha profissão, fazendo parte da equipe de um jornal trissemanal. Os dias mais importantes da semana para a nossa equipe, são os dias de fechamento, aqueles em que terminamos de produzir a edição que vai às ruas no dia seguinte. É sempre muito tumultuado, corrido, etc. Mas difícil mesmo, fica quando não se está inspirado para escrever.
Ontem passei por isso. Era dia de fechamento da edição desta terça e eu simplesmente não tinha ideias. Os textos não fluíam. As palavras se escondiam de mim. Foi complicado, mas no fim acabou dando tudo certo e eu consegui terminar a minha parte. Bastante tarde, é verdade, mas terminei.
E hoje me surgiu este questionamento. Será que o mestre Armando passava por esses lapsos de ideias vez ou outra? E mais, se isso acontecia e quando acontecia, como ele fazia para produzir seus textos geniais?
Queria ter tido a oportunidade de perguntar isso para ele um dia. Quem sabe em alguns dos seus textos, que procurarei ler agora, eu encontre a resposta. Mas se não encontrar, aposto que a bagagem que acumularei com suas leituras, com suas poesias, com sua genialidade, vai diminuir bastante meu problema com as palavras.