terça-feira, 30 de março de 2010

Armando Nogueira: Um gênio das palavras!

Nesta semana perdemos um gênio das palavras. O jornalista e filósofo Armando Nogueira faleceu aos 83 anos. Mestre da escrita, da poesia, que traduzia em versos, a magia do esporte mais amado do Brasil e quiçá, do mundo todo.
Lembro-me de assistir algumas aparições de Armando Nogueira nos programas de debate esportivo do Sportv. Ali, no auge da minha ignorância, não sabia direito quem era aquele senhor com fala tão inteligente e que, quando se pronunciava, deixava nos outros uma expressão de admiração irretocável.
Aos poucos fui sabendo um pouco mais sobre ele e conhecendo um pouco mais de sua história. Um dos jornalistas mais importantes do país. Agora, tendo contato mais de perto com seus versos, vejo mais profundamente a genialidade de Armando Nogueira. Irei agora, atrás do todo de seu trabalho. Afinal, qual jornalista seria o mais indicado para eu me espelhar do que o mestre Armando Nogueira?
Mas sabe que ontem passei por uma situação complicada. Sou formado em jornalismo e atuo na minha profissão, fazendo parte da equipe de um jornal trissemanal. Os dias mais importantes da semana para a nossa equipe, são os dias de fechamento, aqueles em que terminamos de produzir a edição que vai às ruas no dia seguinte. É sempre muito tumultuado, corrido, etc. Mas difícil mesmo, fica quando não se está inspirado para escrever.
Ontem passei por isso. Era dia de fechamento da edição desta terça e eu simplesmente não tinha ideias. Os textos não fluíam. As palavras se escondiam de mim. Foi complicado, mas no fim acabou dando tudo certo e eu consegui terminar a minha parte. Bastante tarde, é verdade, mas terminei.
E hoje me surgiu este questionamento. Será que o mestre Armando passava por esses lapsos de ideias vez ou outra? E mais, se isso acontecia e quando acontecia, como ele fazia para produzir seus textos geniais?
Queria ter tido a oportunidade de perguntar isso para ele um dia. Quem sabe em alguns dos seus textos, que procurarei ler agora, eu encontre a resposta. Mas se não encontrar, aposto que a bagagem que acumularei com suas leituras, com suas poesias, com sua genialidade, vai diminuir bastante meu problema com as palavras.

2 comentários:

  1. Quando soube da morte do Armando Nogueira, eu fiquei muito triste. Eu me lembrei de você, pois está dito neste blog que deseja crescer profissionalmente na área de jornalismo esportivo. E o Armando Nogueira é um excelente exemplo para você se inspirar.

    Quando eu fazia curso de jornalismo, existia uma revista chamada Jornal dos Jornais, de circulação nacional que teve curta duração (eu assinava essa revista), que contou com uma entrevista com o Armando Nogueira em uma edição. Vou resgatar a revista para reler o texto.

    Acho que todos os bons jornalistas tiveram dias de falta de inspiração para escrever um texto. Ah, eu gostei desta frase sua: "As palavras se escondiam de mim". Um abração e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Como lembrou bem, o jornalismo esportivo é minha paixão e com certeza, Armando Nogueira é uma ótima fonte de inspiração. Até rimou... hehe...

    Obrigado pela audiência mais uma vez, Lu... abração e ótima semana pra você também.

    ResponderExcluir