sábado, 14 de maio de 2011

Ministério da Educação ou da Burrice?

Acredito que seja senso comum o fato de que a educação, ou melhor, o incentivo à educação, seja um fato que ajude no desenvolvimento de um país. São diversos exemplos ao redor do mundo confirmando essa ideia. E sempre que se busca uma opinião sobre o que fazer no Brasil, justamente para que o país cresça e se desenvolva, é citada a necessidade de investimento maciço em diversas áreas, mas principalmente na educação.

Pois bem. Quando falamos em investir na educação, acho que muitos pensam mais no ensino superior, no ensino de uma profissão propriamente dita. Mas a educação começa, obviamente, pelo começo. Ou seja, pelos primeiros momentos de cada pessoa em uma sala de aula, aprendendo a somar, diminuir, multiplicar, conhecendo a história do mundo, e principalmente aprendendo a escrever corretamente.

Imagino que quando um pai matricula seu filho em uma escola, o mínimo que ele espera, é que a criança receba uma boa educação. Sabemos que em nosso país, isso nem sempre acontece em decorrência de diversos fatores. Nem sempre as escolas públicas, principalmente, estão aptas a ter um ensino de qualidade, mas mesmo assim, espera-se que o esforço seja cada vez maior para que a situação melhore.

Então acredito que qualquer pessoa vá ficar surpresa e indignada com a notícia a seguir:
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/14/mec-distribui-livro-que-aceita-erros-de-portugues-924464625.asp

Quando o MEC, Ministério da Educação, o principal órgão federal nesta área, permite a distribuição de livros que aceitem erros de português, para cerca de 485 mil estudantes jovens e adultos do ensino fundamental e médio, conforme está no link da notícia, é no mínimo lamentável. Mais que isso. É inaceitável.

Então quer dizer que o MEC e seus responsáveis, talvez admitindo a incompetência para lutar por uma educação decente, vão simplesmente ceder a um ensino da Língua Portuguesa com erros? Ou seja, o povo brasileiro não terá, dentro das escolas, nem o ensino correto do próprio idioma? Isso só pode ser uma brincadeira.

O próximo passo, quem sabe, seja alterar o nome do Ministério. Ao invés de Ministério da Educação, sugiro Ministério da (falta de) Educação, ou quem sabe Ministério da Burrice. Ah, de repente dá para conseguir colocar o Tirica no cargo de Ministro da referida pasta também.

Não duvido de mais nada.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Carta aos jogadores!

Um a menos.

É assim que a SER Santo Ângelo vem sendo tratada. Como um a menos na disputa por uma das duas vagas na 1ª divisão de 2012.
E não poderia ser diferente. São TRÊS derrotas consecutivas nesta 2ª fase da competição. Resultados que deixaram a equipe com chances remotas de classificação. Pois é amigos, como disse ali, as chances são remotas, mas AINDA EXISTEM.
Bom, pelo menos para quem acredita no Santo Ângelo. Porque os adversários e toda a comunidade desportiva que acompanha a Segundona 2011, já deu a SER como fora da disputa.
E é por isso que escrevo esse texto. Para mostrar aos jogadores como eles estão sendo tratados. Sim, porque quando menosprezam a SER Santo Ângelo, colocando-a fora da disputa antes mesmo disso ocorrer matematicamente, estão menosprezando também todos os que vêm trabalhando neste grupo. Ou seja, estão chamando vocês de incapazes. E aí pergunto: vocês são incapazes da tarefa de manter a SER viva na luta?
Neste momento é preciso mostrar para todos, o verdadeiro significado da RAÇA MISSIONEIRA. Deixar de lado tudo que já passou. A boa campanha na 1ª fase não vale mais nada. As derrotas nesta fase, já fizeram o estrago que tinham para fazer. O momento é de olhar para frente, para um objetivo maior e por ele lutar como nunca.
É preciso suar sangue se for preciso, para mostrar a quem menospreza esse grupo, do que ele é capaz. E mais do que isso, para vocês mesmo terem certeza do que são capazes.
Temos um grupo qualificado. E precisamos de vocês jogando no máximo das suas capacidades técnicas e intelectuais. Porque além de habilidade, nesses jogos decisivos, é importante também jogar de forma inteligente.
Acreditamos em cada um de vocês. E queremos ver vocês trazendo essa vitória de Venâncio Aires e calando muitas bocas que já decretaram a morte do sonho do torcedor santo-angelense.
Lutem, joguem com raça, com vontade, com inteligência. Respeitem o adversário, mas mostrem a eles que no outro lado do campo, não estão apenas jogadores de uma equipe qualquer. Estão guerreiros que carregam o sonho de cada torcedor missioneiro. O sonho de ver seu clube de volta à elite estadual.
Força e raça. Vamos para a vitória. O sonho continua.

Ôô... vamo vamo SEEEER... vamo vamo SEEEER...