quinta-feira, 21 de julho de 2011

Alternativa 5

Há alguns dias atrás, eu estava de bobeira no MSN, como sempre, e um contato me chamou com um papo meio estranho. "Pedroo. Faz uma contribuição aeh pro gov. eh de graça...", disse a pessoa. Eu questionei e ela então explicou: "envia uma sms (gratuita) para o numero 27397 com o numero de uma das seguintes alternativas q vc tomararia para mudar e melhorar o transito...". Eu questionei o porquê disso e a pessoa explicou que " o governo precisa da opinião das pessoas para ver qual eh a atitude mais importante...".

Ok! Entendida a proposta, questionei qual seria a forma de participar de tal pesquisa e era bem simples. Bastava mandar uma mensagem para aquele número citado por ela, com uma das alternativas a seguir: 
1-o comportamento irresponsável de alguns jovens no trânsito. 
2-as pessoas que conduzem carro ou moto depois de ingerir bebida alcoólica
3-a imprudência de alguns motociclistas 
4-o desrespeito de alguns motoristas às leis do trânsito 
5-a falta de rigor na fiscalização e punições pouco severas 
6-a má preparação dos condutores e a falta de educação de trânsito para a população 

Peguei meu celular, digitei o nº 5 e enviei a mensagem. Aí então discutimos nossas respostas. Mas por que dentre as alternativas, eu escolhi "a falta de rigor na fiscalização e punições pouco severas" como a ideal para mudar e melhorar o trânsito?

Bom, que tem muita coisa errada no Brasil, como em todos os outros países, acho que todo mundo já sabe. A questão é que no trânsito, como em nosso dia-a-dia como um todo, o desrespeito às leias vem se sobressaindo e eu vejo que isso ocorre graças a vários fatores, mas principalmente, devido à certeza da impunidade. O infrator acaba agindo errado por saber que nada vai lhe acontecer e que a maioria também age assim. Acredito que enquanto não for alterado o modo de se punir os infratores de qualquer área, a bagunça será muito difícil de ser controlada, tanto no trânsito, como na segurança como um todo.

Aí a pessoa questionou minha resposta, dizendo que não acha certo ensinar pelo castigo. Bom, eu também não acho certo, mas, infelizmente, já foi comprovado que por meio de conscientização não está dando certo. Vejam vocês quantas campanhas já foram criadas e ignoradas. Quantos movimentos já nasceram e logo ali sumiram. Porque o povo está viciado. Está acomodado. A educação, que vem desde cedo e já deveria ser melhor valorizada, continua muito mal. Então, para mudar, acredito que a melhor forma seja sim através do castigo. Afinal, é melhor mudar assim do que nunca mudar.

Infelizmente, as pessoas precisam sentir no bolso através de multas, ou na própria vida, com a perda da liberdade, por exemplo, para de repente aprenderem. Hoje o cara toma um porre, bate em algum lugar, fere ou até mata pessoas, e na maioria das vezes, no máximo, perde a CNH. Sim, mas isso não impede que ele continue dirigindo. Ou seja, é a mesma coisa que nada né.

Outra coisa é a velocidade. Adianta alguma coisa as placas nas estradas indicando o limite de velocidade? Olha, se tem 5% de motoristas que respeitam aquilo, é MUITO.

Aliás, aí está uma coisa que eu não compreendo. Porque diabos são produzidos no Brasil carros que alcançam os 200km/h ou mais, se o máximo dos máximos permitido no território nacional são os 110km/h? Aí fica aquela coisa né, como o governo vai punir, se permitindo isso, ele acaba compactuando com os infratores?!

Mas também é "fácil" de entender. Entramos no campo econômico da coisa. Se impedir as empresas de fabricar carros mais rápidos, o Brasil vai espantar as grandes firmas, que atraem seus clientes, na maioria das vezes, pela potência, pela força de seus produtos. E se perder essas grandes empresas, o governo arrecadaria menos, a economia poderia se enfraquecer e aí ia ter menos dinheiro para eles roubarem né... ¬¬

Bom, acho que já misturei demais os assuntos. Resumindo, acho que para tentar mudar a coisa, é sim necessário aumentar a rigorosidade na fiscalização E nas punições. E não só no trânsito, mas na segurança pública como um todo. Aliás, sou até a favor da pena de morte (vai ter gente querendo me bater por causa dessa afirmação...hehe), mas isso já é assunto pra outro texto, porque esse já ficou muito longo.

Era isso por hora. Até mais!

Obs.: Ainda tá valendo a pesquisa. Se alguém quiser votar, basta seguir as instruções no início do texto.

6 comentários:

  1. Resumindo, o remédio está apenas em arrancar as videiras...ou proibir fazer alcool seja de que maneira for, abrir escolas de boa educação...o que ensinam agora só aproveita para aprenderem que se somarem tudo têm tudo, não ensinam a amar, a cooperar, enfim...haja educação e a spessoas serão melhores. Haja amor e as pessoas se respeitarão mais, enfim, Mr Gomelli, a falta do principal e a luta para sobreviver, dá nisso.

    Muitos beijinhos..ah, a minha mudança já explico por email.

    Um abraço apertadinho cheiinho de boa sorte pra vc, meu filho, o Nuno também é formado, Técnico de Radiologia e não tem emprego na área, vive trabalhando em cafés, bares a roçar mato, enfim...

    laura

    ResponderExcluir
  2. Oi Mr. tudo bem? Está sumido daqui. Concordo com a sua opção pelo seguinte fato que aconteceu semanas atrás aqui em SP: O cara com um Porshe em 150 km de velocidade bateu em outro carro que passou o sinal vermelho de madrugada mas devagar e matou a garota. Foi errado a mulher passar no sinal vermelho, claro, mas quem fica de madrugada parado no farol? Com toda violência que existe por aqui? É é claro que se o cara não tivesse nessa velocidade toda não teria feito o estrago que fez.

    Enfim, o cara após sair da UTI do hospital pagou uma fiança de R$ 300.000,00 e foi embora pra casa. Como é possível educar alguém no trânsito assim? Isso é exemplo para os outros? Ou seja, beba e dirija em alta velocidade, que é só pagar uma fiança de tal valor (quem tiver) e pronto.

    O pior que o dinheiro pago nem será usado para fazer melhorias no trânsito ou campanhas educacionais. Ficará no cofre do governo. É triste.


    Tenho um outro blog agora, caso queira acessar:

    www.arteurbana2011.blogspot.com


    Abs

    ResponderExcluir
  3. Laurinha... que bom voltar a te receber por aqui =)

    Olha, eu acho que a educação é sim o remédio mais eficaz, mas estamos muito mal nesse "quesito" aqui no nosso querido BraZil... hehe

    Obrigado pelos votos de boa sorte... e eu tenho confiança que logo estarei de novo na ativa, assim como seu filho Nuno aí. A vida é assim afinal, feita de momentos, de fases. Logo essa passa e outra começa, cheia de novos desafios e afins.

    Abração e volte sempre! =)

    ResponderExcluir
  4. Olha só... esse texto trouxe de volta duas visitantes que há muito não vinham por aqui...hehe.

    Oi Letícia, bom te receber novamente.

    Pois é exatamente isso que me refiro. O cara que compra um carro desses, provavelmente vai ter como pagar esse valor aí. E te digo mais, deve tá dirigindo já de novo, livre, sem ninguém incomodar. E aí, como faz com a família de quem ele matou?

    É o que eu disse, a certeza da impunidade.

    Por isso que o jeito é aumentar a fiscalização e a punição. Educar pelo castigo, pelo exemplo.

    Enfim... valeu mesmo pela visita. Vou visitar seu novo blog sim. ;)

    Abração, guria!

    ResponderExcluir
  5. Quando comecei a ler este post, eu pensei: "Ai, é uma cilada mandar a resposta via celular. Vão colocar vírus e invadir o seu número". Ufa, ainda bem que não foi isso. Você questionou e só participou depois de saber bem do que se trata.

    Concordo com todas as suas letras aqui. E digo mais. Muita gente pensa assim: "Ah, isto não vai acontecer comigo". É uma frase que odeio. As pessoas sempre pensam que se beber não vai bater carro, se infringir uma lei não vai ser penalizado, etc. E ainda têm aquelas que pensam: "Se acontecer comigo, não vai acontecer nada mesmo". Ou seja, não vai ser penalizado = não acontecer nada.

    Gostei de refletir contigo! Um abração da Lu!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luu... poiseh... estranhei no começo também, mas logo vi que era algo interessante.

    Bem lembrado. Muita gente pensa isso mesmo, que não vai acontecer com a gente... bem comum. Ou, ah, nunca vão me pegar fazendo tal coisa... e quase nunca pegam mesmo...

    muito bom te receber por aqui... volte sempre!

    Abração!

    ResponderExcluir