terça-feira, 23 de agosto de 2011

Apaixonar-se é bom!

Estava eu, mais uma vez, de bobeira pelo MSN. Programa que tenho utilizado cada vez menos, por sinal, mas isso não vem ao caso. Estava de bobeira aqui pelo PC, com o MSN aberto, até que comecei a conversar com um dos contatos online.

Papo vai, papo vem, ambos meio descornados (não quer dizer que levamos chifre ou algo do tipo, estávamos apenas decepcionados...) por assuntos ligados a relacionamentos, acabou surgindo a questão: por que nos apaixonamos?

Pensei por um breve momento e falei: "Porque é bom". E então o papo seguiu.

Mas desde que respondi isso, fiquei aqui matutando sobre a minha resposta. Alguém terá coragem de dizer que não é bom se apaixonar? Olha hein. Creio que não.

Porque se apaixonar é realmente muito bom. A vida ganha outro sentido. Acorda-se com mais disposição, o dia passa mais "leve" mesmo que os problemas do nosso cotidiano sejam os mesmos de sempre, mas o fato de estarmos enamorados (não sei se é um sinônimo perfeito, mas vai ficar assim) acaba transformando os dias em passagens mais agradáveis.

Me refiro, obviamente, por paixões por outra pessoa. Uma coisa de relacionamento amoroso. E não a paixão pela família, ou por algum esporte, ou local, etc.

Mas bem. Aí vocês podem dizer que se apaixonar não é bom, porque muitas vezes a gente acaba sofrendo por essas paixões. Sim, é verdade que sofremos, mas normalmente isso acontece quando determinado relacionamento chega ao fim ou nos decepcionamos por algum ato do alvo da nossa paixão. Aí a gente sofre mesmo e todo bem-estar proporcionado pelo fato de estar apaixonado, se transforma em algo bem ruim na verdade.

MAS, mesmo assim, não muda o fato de que se apaixonar é SIM muito bom.

Antes que algum engraçadinho venha dizer que eu estou escrevendo isso porque estou apaixonado. Já vou dizendo que não. E mais, é só ler ali no início do texto que eu estou meio decepcionado com assuntos do campo dos relacionamentos amorosos.

Entretanto, isso não muda minha opinião. Porque sempre que eu me apaixonei, vivi dias felizes. O ruim é quando a coisa termina. A solução para isso? Bom, vejo duas opções basicamente.

1 - Elevar ao máximo a sua racionalidade, fazendo com que se torne mais difícil sonhar e se iludir com as paixonites, e assim diminuindo o sofrimento;

2 - Tentar se apaixonar por alguém que vale a pena e que possa resultar num relacionamento duradouro.

Ambas são bem difíceis na verdade. Mesmo assim, vejo que não teria porque incluir ali a opção "não se apaixonar", porque por mais que a gente não queira, isso vai acabar acontecendo.

Acho que por hoje era isso pessoal. Quem sabe eu volte em breve com um texto um pouco melhor que esse...hehe.

Até a próxima.

12 comentários:

  1. Muito bom, penso igual! E a questão da decepção, é um risco que corremos quando nos entregamos de verdade.
    Tem gente que acha que não vale a pena, tem gente que quer amar e não quer sofrer ou alguns até se fecham pras relações, isso depende, mas acredito que a entrega verdadeira é muito importante, pra que se possa viver a paixão de verdade, ou quem sabe, mais ali na frente, quebrar a cara, tudo é um risco.

    Parabéns pelo texto, acho que tá apaixonadooo..hahaa!
    abraçooo, Maiti

    ResponderExcluir
  2. Aeee \o/. Um anônimo que se identificou...hehehe

    Oi Maiti... =)

    Pois tu usou uma expressão muito legal que eu ñ lembrei na hora de escrever. É que se apaixonar é correr riscos mesmo. Porque, por mais cuidado que a gente possa tomar ou dedicação que se tenha, a coisa pode dar errado e aí vem a decepção e a tristeza.

    Mas bem. Que bom que gostou e que voltou a comentar (ñ sei se era um dos anônimos do outro texto).

    E eu não to apaixonado não viu... hehehe... decepcionado, talvez, mas apaixonado não.

    Abração! =)

    ResponderExcluir
  3. É bom se apaixonar quando o alvo da paixão corresponde ao sentimento. Acho que a única coisa pior do que não ser correspondido é ser enganado.

    As pessoas estão brincando com os sentimentos dos outros, dizem estar apaixonados quando na verdade não estão.

    Mas sem querer fugir do foco, se apaixonar pode ser muito bom desde que seja pela pessoa certa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anônimo!

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    Na próxima vez, identifique-se!

    ResponderExcluir
  5. Tudo isso é valido, o problema é quando o tempo vai passando! no primeiro mês tudo é sonho, presentinho, surpresinhas toda hora, depois a coisa começa a se acomodar, dae vc pensa! o que eu faria por ela ... o que ela faria por mim ... faço tudo pra ela ... qndo peço algo parece tão complicado! Enfim, paixão tem tempo determinado, depois se existir cumplicidade e ajuda mutua as coisa vão ficar ai sim cada vez melhores! se não haver isso, ai a coisa vai caindo cada dia! e vem as cobranças e os dedos nas feridas! Abração Gomellito! até Maidana!

    ResponderExcluir
  6. Grande Digão...que surpresa tu por aqui cara...hehe

    Pois é tchê, está entre os riscos mesmo. Porque o "apaixonar-se" é mais o começo da coisa, que precisa de muito mais pra se transformar em algo duradouro.

    Valeu pela visita e pelo comentário!

    Volte sempre... hehe

    Abraço! o/

    ResponderExcluir
  7. Acho que é pelo vício de apaixonar-se que as pessoas relutam tanto em estabelecer relacionamento duradouros; afinal de contas, relacionamento exigem convívio e paciência; paixão não.
    Paixão é sexo, cama, beijo, amasso, cheiro, pele, é não conhecer e não ter tempo de se decepcionar, de não ter altas expectativas supridas.
    O grande problema dos relacionamentos é ter nascido de paixão. Começa-se do ápice e só declina. É deprimente.

    ResponderExcluir
  8. Mas July... quando o relacionamento se torna duradouro, é porque existem outras afinidades além da paixão e dos aspectos sexuais... aí que tá...

    é preciso saber reforçar isso e a paixão permanece sim acesa... não precisa necessariamente declinar...

    por mais clichê que possa parecer, quando existe real afinidade é possível se apaixonar várias vezes pela mesma pessoa... eu já vivi isso...

    e terminou não foi por falta de paixão, mas por outros aspectos que também estão numa relação...

    enfim... é muita coisa, por isso é tão difícil...

    agora, paixonite já é bem diferente...

    enfim...

    valeu pelo comentárioo... abração!

    ResponderExcluir
  9. huauhauhaua

    se tudo se resumisse a sexo seria fácil...
    Difícil mesmo é não esperar demais, não se decepcionar e ao mesmo tempo, se entregar. Como fazer isso tudo ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  10. Se eu soubesse exatamente a resposta pra isso não tava sozinho... hahaha

    relacionamentos em geral são muito complicados...

    faz parte da vida... hehe

    ResponderExcluir