sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Chega de ignorância!

Era exatamente isso que eu falava... essa gripe não é tudo isso gente... abaixo você confere o que falou hoje o Secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra... ele esteve visitando Santo Ângelo e eu fui fazer a cobertura de uma solenidade da qual ele participou...ele aproveitou para esclarecer a questão "Gripe A"... confira a matéria abaixo.
Durante o lançamento do projeto de implementação do Centro de Referência para a Saúde do Homem, o secretário estadual de saúde, Osmar Terra, aproveitou para acalmar a população sobre os riscos da Gripe A.
Segundo Terra, este vírus tem um perfil muito mais leve que a Gripe Aviária, que assustou a população mundial há alguns anos.
Para o secretário, a Gripe A é muito semelhante aos outros tipos de gripe que existem e que atingem as pessoas durante o inverno. Segundo ele, "morreram mais pessoas em virtude de gripes que acabaram evoluindo para pneumunias nos últimos anos do que este ano".
Para Terra, a diferença é a faixa etária atingida pelo novo vírus. "Habitualmente a gripe atinge primeiro as pessoas de mais e menos idade, ao contrário da Gripe A que vem atingindo um grupo de adultos jovens", afirmou.
Terra usou a comparação entre os índices de mortalidade de anos anteriores e os deste ano para explicar o porquê dele não considerar esta gripe mais letal que as de outros anos. "Em 1996 duas mil pessoas morreram a partir de complicações do vírus da gripe. Com o desenvolvimento das vacinas, este número caiu bastante e ano passado foram 950 óbitos. Este ano, o número é um pouco maior que a metade do ano passado", explicou.
O secretário se mostrou contrário à ideia de adiar eventos. "Não podemos ficar cancelando eventos e atividades. Se fizermos isso não poderemos fazer quase nada mais durante o inverno, porque ano que vem já vai ter outro vírus e no outro ano mais um", afirmou para completar que "precisamos tomar os cuidados básicos contra uma gripe, que seriam andar bem agasalhados, entre outros. Mas no restante a vida deve continuar normalmente".
O adiamento das aulas não foi exatamente uma medida de diminuir o número de infectados, segundo Osmar Terra. Esta iniciativa foi pensada para diminuir o número de casos em um espaço de tempo muito curto. "O adiamento das aulas não vai reduzir a quantidade de pessoas infectadas, pois estes estudantes estão em contato com o vírus nos shopping, nas boates e em outros locais. Esta medida visa apenas evitar o acumulo muito grande de casos em um período muito curto. Esse adiamento vai nos permitir tratar melhor as pessoas que forem atingidas pela gripe", explicou.
Osmar Terra encerrou sua participação reafirmando que esta gripe não oferece risco maior que em outros anos e que aqui no estado o assunto está sendo tratado da melhor forma possível.
Está aí, amigo leitor. Se ele, que é o secretário estadual de saúde, está falando isso, acho que está mais do que na hora de pararmos com esta paranoia e voltarmos a viver normalmente. Isso só reafirma o que venho dizendo há muito tempo. A gripe é um pouco mais forte sim, mas nada demais. Chega de frescura. Que comecem logo as aulas e voltem a acontecer os eventos. Chega de ignorância Brasil!

2 comentários:

  1. Oi!

    Em primeiro lugar, eu acho que o trabalho de conscientização sobre a prevenção à nova gripe foi importante. Aliás, temos que nos cuidar sempre, e de todos os vírus transmissíveis por aí.
    Eu concordo que a gripe não é tudo aquilo. Andei acompanhando as entrevistas do Osmar Terra, e ele sempre foi muito enfático ao dizer que a população poderia ficar tranquila. Mas os cuidados são necessários, e depende mais do bom senso de cada um. Dos pais, por exemplo, de cuidarem os seus filhos. E dos adultos, que ao perceberem qualquer sintoma tomem as providências e cuidem para não transmitir.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, sabia desde o principio sobre essa pandemia sensacionalista... Sou uma profissional da saúde, sou imune a informações bizarras que começam a surgir justamente por ser conhecedora do Sistema de Saúde brasileiro...

    Querido Mister Gomelli, eu não culpo o Brasil como mesmo tu falou pra acordar, parece que é simplesmente parte da cultura daqui... Até porque o Ministro da Saúde, José Temporão, havia avisado desde o 1º caso no México que esta gripe era uma mutação de gripe comum, que não era para a população ficarmos apavorados!

    Mas adivinha, vem a oposição, e coloca no jornal morre uma pessoa chegada do México, sei lá... Estou dando um exemplo...

    Faz parte da cultura do Brasil, nada pode ficar bom... Ou ser normal...

    O brasileiro tem que fazer samba, virar carnaval, e aparecer para o mundo inteiro com seu ego turistico... Se bem que dessa vez isso não é nada bom para o turismo...

    Mas o que eu quero dizer é que sempre temos que aparecer por alguma coisa, está no DNA do povo daqui fazer alarde pra tudo!!!!

    Gente, coisas basicas, como tomar banho, escovar os dentes, já estão implantados nos nossos costumes...

    Agora é só aderir a lavar a mãos, tossir ou espirrar com lencinho de papel na frente!!!

    Só isso, já ajuda um monte!

    É só a gente estar maleavel a mudança de atitudes basicas...

    Queridos, se já nos tempos das primeiras cirurgias, eles descobriram que apenas o ato de lavar as mãos entre um paciente e outro diminuia a mortalidade nos hospitais, tu imagina agora em pleno 2009!

    Mas parece que as coisas que acontecem em séculos atrás, as pessoas não se informam... Só querem saber o que acontece hoje, em apavorar mais gente...

    Amigos, vamos ler mais...
    Procurar saber mais sobre as coisas pra depois ter argumentos convincentes para debater sobre o assunto...

    Não é nem a falta de informação que me incomoda na área da saúde, mas é a forma de educação em saúde...

    As pessoas realmente não se interessam em aprender, apenas em reproduzir!

    ResponderExcluir