segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Para tempo! não, não... brincadeira...pode seguir em frente...

Passa tempo! Tempo passa! O tempo não para de passar e quanto mais o tempo passa, maior fica a vontade que ele pare ou pelo menos que reduza sua alta velocidade. Sim, o tempo corre e quanto mais ele passa, menos a gente para pra pensar em como ele está passando para a gente. Complexo não? Talvez...
Você deve estar aí se perguntando: "Mas afinal, do que esse cara tá falando...?" Estou falando de lembranças. De como por vezes sentimos falta de momentos que passaram em nossas vidas. Sejam eles longos e duradouros ou apenas pequenos acontecimentos aleatórios. Momentos que às vezes nem soubemos dar valor na hora que estava acontecendo, mas que quando você para e pensa, percebe como foram bons, especiais. E nem venha me dizendo que nunca aconteceu de você se pegar lembrando de algo que já se passou há muito tempo e sentindo aquela vontade de voltar no tempo e reviver aquele exato instante novamente.
Eu, volta e meia me pego assim e por isso que resolvi falar a respeito. Aliás, penso demais em tudo, mas quando paro pra pensar no que já aconteceu ao longo destes 22 anos e alguns meses, vai dando uma saudade, uma vontade de parar o tempo e fazê-lo voltar, lá para determinada época ou situação.
Hoje mesmo estava eu no trabalho. Lá na redação do jornal, tentando achar soluções para encaixar as notícias nas duas apertadas páginas reservadas para o esporte. Tentando controlar a irritação que o calor, já intenso, me causa. Não gosto de calor, mas nem é isso que mais me irrita. O que me irrita é ter que trabalhar no calor... é exaustivo demais. Enfim... voltamos à situação. Estava lá então sentado matutando as formas de encaixar minhas notícias e por vezes me "distraindo" com o calor. Pensei então em como seria bom chegar logo em casa, colocar as havaianas, um calção e uma regata e aí sim estar pronto para encarar a alta temperatura. E foi aí que começaram a vir à cabeça as lembranças. E elas vieram de longe hoje hein... de tão longe que nem ao menos sei precisar o ano em que aquilo acontecia, nem mesmo a idade que eu tinha.
Só sei que estava ainda na escola, ensino fundamental. Lembrei do tempo em que nada mais tinha a fazer além de estudar e cuidar dos gatos e cachorros que tinha em casa. Quando minha maior alegria era ficar chutando uma bola de futebol por horas, ou brincando com os carrinhos que tanto gostava. Do tempo em que deitava no sofá da sala para comer laranjas e olhar a sessão da tarde, enquanto a tarde passava. Do tempo que ia para escola e matava aula pra jogar futebol no campinho da estação, sem me preocupar com mais nada. Só na alegria de estar com meus amigos e fazendo aquilo que mais gostava... gostava?? ainda gosto...e muito. E disso eu sinto muita falta.
Gostaria de poder chegar em casa, colocar um calção, os tênis e ir pra qualquer lugar onde eu pudesse jogar umas duas horas de futebol, sem pensar em mais nada. Mas não posso. Muito menos posso "matar" o serviço para jogar. Hoje em dia tenho outras responsabilidades. O Pedrinho cresceu, se tornou um homem, que trabalha, estuda e tem suas responsabilidades. Sua maior responsabilidade, aliás, é com ele mesmo, mas também com a família, que espera muito dele.
Mas como era bom aquele tempo que minha única obrigação era tirar boas notas no colégio e me divertir.
Tudo bem! Já passou e por mais que eu queira, não vai voltar. Mas lembrar não faz mal. As lembranças do passado e os sonhos com o futuro são muito importantes para darmos seguimento a nossa vida. Desde que não deixemos que a lembrança nos deixe tristes e descontentes com a realidade, nem que nos levar por alucinações de um futuro que nunca virá.
Temos sim, que dar valor às lembranças, saber cultivá-las e sempre que acharmos preciso, buscá-las, lá no cantinho da memória para curtirmos nosso momento nostálgico. Eu fiz isso hoje e costumo fazer muitas vezes. E até que bom... Mas nada demais.
A realidade está aí. A vida está aí e cheia de oportunidades que, sendo bem aproveitadas, se tornarão ótimas lembranças logo ali na frente. Então, curta suas lembranças, sonhe com um futuro bom, mas nada de surreal, e viva a vida, porque ela está aí exatamente para ser vivida.
E o tempo? Bom, o tempo não para, não vai parar mesmo que você queira. O que resta é aprender a acompanhá-lo e tentar ser feliz! \o/

2 comentários:

  1. Oi Pedro! Sabe que estes dias tb me senti assim, conversando com a minha irmã, lembrávamos dos nossos tempos de adolescente. Das besteiras, das músicas, dos saraus, da despreocupação com as contas e horários. Nossa única obrigação era ir a aula de manhã, pois de tarde olhávamos filme, visitávamos as amigas. Q tempo bom! Mas te digo, o bom de hj em dia, é saber que sou dona do meu nariz, não tenho que pedir para sair (rsrs), nem ter q ficar pedindo dinheiro para o pai (coitado! rs). Acho q a vida é assim, cada fase tem sua importância e hora certa.
    Abraços
    Fabi Machado

    ResponderExcluir
  2. hehehe... sim... acho q tudo tem seu ônus neh, mas sempre podemos achar aspectos positivos nas experiências, mesmo que pareça impossível, as vezes..hehehe...
    valeu pela "audiência" aí Fabi!

    Abração... sucesso pra ti... hehehe

    ResponderExcluir