segunda-feira, 1 de junho de 2009

Rio Grande do Sul: minha Pátria!


Depois de quase uma semana estou de volta. Peço desculpas a quem visitou o blog em busca de novos textos, mas ficou impossível postar algo nestes dias. Encontrava-me em uma viagem de estudos. Até poderia ter escrito algo de lá, mas como estou sem meu computador, ficou meio complicado. Fomos para Blumenau, Santa Catarina, participar do Intercom Sul 2009, um congresso de comunicação. Uma looonga viagem, com muitas histórias pra contar com certeza, mas a principal delas e a que mais me marcou eu relato a seguir.
Chegamos a Blumenau na manhã da quinta-feira, dia 28 de maio. Apesar do cansaço comum pela viagem de quase 12 horas de duração, a euforia pelo acontecimento em si não deixou ninguém esmorecer. Estávamos em um local até então desconhecido e convivendo com muitas pessoas de diferentes localidades. Era tudo muito novo, além da expectativa que havia sido criada para esta "aventura".
Pois bem, o fato que quero relatar aqui aconteceu na quinta-feira à noite. Para quem não sabe, Blumenau é uma das tantas cidades que realiza a Oktoberfest todos os anos e neste dia estava acontecendo o lançamento da festa desse ano com uma prévia, ou seja, uma mini-oktober. Provavelmente a data tenha sido escolhida também em função do grande número de visitantes que o Intercom levou à cidade. No local do evento, por sinal um belíssimo local, encontravam-se reunidas pessoas da própria Blumenau, de outras cidades de Santa Catarina, do Párana, do Rio Grande do Sul e até mesmo de São Paulo. Depois de algum tempo de muita música, no embalo das bandinhas alemãs, acontece algo extremamente emocionante, uma cena que com certeza vou guardar pra sempre na memória. Um dos integrantes da banda, começa a tocar o hino do Rio Grande do Sul, como que em um chamado. O suficiente para todos os gaúchos presentes começarem a entoar o hino. Em segundos o pavilhão parecia mais um CTG, com o hino Rio-grandense sendo cantado em alto e bom som. O mais incrível de tudo era olhar para as pessoas dos outros estados, vendo aquela cena com cara de quem não entendia o que estava acontecendo. Pareciam se perguntar: "que música é essa?", "o que está acontecendo?". Foi realmente emocionante ver a gauchada demonstrar para eles o amor que nutrimos por esta terra. Se eu pudesse responder a todos eles naquele momento eu diria: "Isto, meus amigos, é apenas uma mostra do AMOR que temos pelo nosso estado. Aliás, estado não! o Rio Grande do Sul é nossa Pátria!".
Não me interessa se iriam me chamar de bairrista, mas é o que sentimos. Nenhum estado tem esta marca tão forte como o nosso. Sou Gaúcho com orgulho! Canto isso para quem quiser ouvir. Não me importam os que me chamam de bairrista. E aquela cena, com certeza, foi uma das mais emocionantes que já presenciei e vivi.

2 comentários:

  1. Caro Gomelli, sou de Cruz Alta, vivo fora da minha Pátria amada a longos vinte anos, posso te afirmar com a mais absoluta firmeza que não tem terra e povo tão majestoso quanto o do Rio Grande, a saudade é imensa mas a lembrança do cheiro da terra acalma a alma e me faz sonhar em voltar para a terra dos meus antepassados que forjaram com muita luta e garra a tradição do povo gaúcho.Quando ouço o nosso Hino, glorioso, soberano, os olhos marejam....de orgulho de ter nascido em terra abençoada, de alegria infindas, por saber que amamos nossa Patria onde quer que estejamos. E Vivas ao Rio Grande!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa... grande comentário... melhor que o texto, provavelmente... heheh...

    Gostaria apenas que se identificasse... para saber de quem se trata...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir