segunda-feira, 25 de maio de 2009

Precisamos enfrentar nossos medos!

Então você está estável na sua existência. A vida segue seu rumo "normal". Os dias passam sem nada de espetacular acontecer. Você levanta todos os dias na mesma hora, vai para o trabalho, faz o que lhe é de dever. Volta para casa para em um rápido intervalo, prepara-se novamente para voltar ao trabalho. Já está na hora de novo. Lá vamos nós! Mais uma tarde ocupado com seus afazeres. Chega o fim da tarde, hora de descansar? Nem tanto. Você então tem a aula da faculdade. Fica naquela dúvida: Será que preciso ir nessa aula? Apesar de o corpo dizer que não, a razão te manda para dentro do ônibus, mais uma vez rumando para o campus universitário. Chega na universidade, revê "amigos", conversa com um, cumprimenta outro e assim se encaminha para sua sala. A aula começa. Normalmente na sala existem diversos grupinhos de conversa, enquanto que o professor faz de tudo para chamar-lhes a atenção. Esta situação por sinal é uma ótima oportunidade para aquele exercício de observação que falei em outro texto. A aula transcorre como de costume e chega o momento de ir embora. Certo? Não! A aula acabou, mas ainda há um tempo para conversar com alguns conhecidos. Falar sobre futebol ou sobre qualquer assunto, é um momento de distração. Agora sim! Está na hora de ir embora antes que não tenha mais ônibus e ficar a noite no campus seria trágico. Chega-se em casa. Está tarde já! Mas é preciso comer algo, pois dormir com fome é muito ruim. A rotina está tão presente na sua vida que até aquilo que você come é quase sempre a mesma coisa, com raras exceções. Depois do "lanche", um pouco de TV pra distrair e esperar o sono. Por sinal, é incrível como tem dias que nada nos agrada na programação da televisão. Pois bem, está na hora de deitar e tentar dormir. Você se prepara, deita e ali tenta descansar, pois nem sempre o sono é um descanso. Depois de algum tempo você pega no sono e mais um dia da sua vida terminou. Daqui a poucas horas outro iniciará e junto com ele virá a sua rotina diária.
Mas então em um belo dia a vida resolve lhe preparar uma surpresa. Esta surpresa pode ser boa como pode ser ruim, depende muito do seu destino. Sim! Eu acredito em destino! Mas normalmente esta surpresa vai exigir muito de você. Você precisará estar pronto para enfrentá-la. Pode ser o reencontro com aquela pessoa especial que a tempo você não via. Pode ser uma perda ou então uma oportunidade de mudança. Nunca se sabe o que a nossa amiga vida irá nos preparar. O que sei é que precisamos estar prontos para suas surpresas, apesar de ter noção que na maioria das vezes não estamos.
Somos seres humanos. Não somos perfeitos, apesar de muita gente achar que é. Não existe perfeição. Estamos sujeitos a erros e acertos. Precisamos saber que às vezes é preciso se arriscar um pouco. Você poderá errar, como poderá acertar. Mas não pode deixar que o medo de encarar os desafios o torne uma pessoa covarde. É preferível olhar para trás e se orgulhar de ver que você nunca se acovardou. Mesmo que tenha saído perdendo às vezes, você estava sempre pronto para enfrentar de frente todos os desafios, todas as surpresas da vida. Do que olhar para trás e se arrepender de nunca ter tido coragem de dar a cara pra bater, de arriscar e ver que assim, perdeu muita coisa boa na vida por causa desse seu medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário