sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nós contra nós mesmos...

Todos sabemos os males que são causados diariamente à natureza. O mundo, assim como conhecemos, está próximo (acredito eu) de entrar em colapso. Isso porque não preservamos nossa casa. O meio ambiente está cada vez mais debilitado e os avisos vem de diversas formas. São terremotos, tsunamis, ciclones, etc. E tudo isso é culpa nossa. Nós, habitantes deste espaço somos os responsáveis pela sua destruição.
Há algum tempo está em cartaz aqui na minha cidade o filme "Avatar". Ouvi falar muito bem sobre o filme. Li também que é o grande favorito ao Óscar e fiquei curioso para ver a história. Tinha ouvido alguém comentar que se tratava de um povo que preservava e amava o ambiente em que vive. Pois lá fui eu conferir.
Realmente o filme é muito bom. Os efeitos visuais e tudo mais, embora tenha percebido um certo exagero. Sabe quando aquela "viagem" está meio forçada? Pois foi com esta impressão que fiquei em alguns momentos. Mas este não é o ponto. O foco deste texto está baseado na pergunta a seguir: A qual raça pertencemos?
Acho que todos sabemos a resposta. E isso impressiona no filme. Nós, seres humanos, acabamos torcendo contra os humanos, em uma batalha contra os Avatar (ou seria avatares, ou avatars...ah sei lá...).
Claro, que a história como é contada, induz a torcer por eles, mas achei impressionante. Ali está o homem destruindo, sempre visando o lucro e lutando contra um povo que defende como pode o seu meio ambiente. Que vive em harmonia com ele. E isso nos faz torcer a favor deles e contra, vejam bem, contra nós mesmos, pois somos seres humanos.
Tá, eu sei que aquilo tudo é ficção. Não pensem que eu acredito que aquela raça exista e tudo mais. O que me marcou foi a mensagem. Nós queremos ver o nosso meio ambiente preservado, mas o capitalismo não deixa. Sim, somos dominados por ele. O que é uma pena, pois isso está acabando com nosso mundo, com a nossa casa.
Enquanto isso, vamos torcendo contra os seres humanos (nós mesmos) em histórias de ficção que apresenta quem tem coragem de cuidar da sua própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário