terça-feira, 20 de julho de 2010

E a culpa, é de quem?


Nós temos uma mania de tentar encontrar culpados. Qualquer coisa que acontece, precisa ter UM culpado.

Ah, o time não está jogando bem? A culpa é do técnico;
O craque do time perdeu um penalti na decisão? A culpa é dele e não do goleiro que fez uma grande defesa;
O namoro acabou? A culpa é dela que é uma insensível;
O jornal atrasou? A culpa só pode ser daquele reporterzinho que demora um século para escrever suas matérias;
O Dunga convocou mal a seleção? A  culpa é da CBF e dos patrocinadores;
O Dunga brigou com o repórter? A culpa é da Globo, óbvio;
O Brasil foi eliminado da Copa? A culpa é do Dunga;
E por aí vai.

Sempre é preciso achar um culpado. Parece que não nos contentamos enquanto não elegermos um responsável. É notória essa nossa "necessidade". Mas o que me chateia muitas vezes, é que normalmente se aponta a culpa ou para a figura mais fraca na história, ou para aquela que não poderá se defender, o que a torna uma opção mais cômoda, digamos.
Outro dia, mais precisamente em um sábado, eu estava lendo o Jornal das Missões (o melhor da cidade e da região...hehe) e me deparei com um texto sobre o caso do desaparecimento da Elisa Samudio, no qual temos a figura do goleiro Bruno, supostamente envolvido.
Primeiro deixa eu explicar porque usei desaparecimento e não assassinato. Simples! Onde está o corpo ou pelo menos os vestígios dele? Logo, embora tudo indique que houve sim um assassinato, isso não foi comprovado, e portanto, tratarei como desaparecimento.
Bom, vamos ao principal. No texto que eu li, o autor (que não vou revelar pois não vem ao caso) afirma que a culpa do suposto crime, com suposto envolvimento de Bruno, é da Mídia. Veja bem, no meio de uma grande quantidade de fatos, ele conseguiu chegar a conclusão de que a culpada do crime, se este for confirmado, é a mídia. 
Tudo bem! Ele tem todo direito de pensar assim, mas eu também tenho o direito de não concordar.
Vou ser um pouco corporativista aqui, pois estarei de certa forma defendendo algo no qual eu me incluo. Porque mesmo que não atue nos grandes meios de comunicação, estou inserido na mídia com minha simplória atuação aqui no jornal local...hehe. 
No texto, a principal argumentação dele era a seguinte: "A culpada é a grande mídia, que transforma essas pessoas, simples mortais, com quase zero de estudo, em Deuses, em Reis, em Fenômenos, em Fabulosos, em Guerreiros, em Heróis...".
Obviamente que as pessoas às quais ele se refere são os jogadores de futebol, mas eu discordo de que a culpa de um jogador estar supostamente envolvido em um crime, seja da mídia. Se for assim, qual o envolvimento da mídia nas outras centenas de casos que ocorrem todo dia, idênticos a este? A culpa é da mídia também? Como ela consegue?
Agora só porque acontece com alguém famoso, a culpa é da mídia, que teria endeusado esta pessoa? Não mesmo. 
Acho muito fácil simplesmente jogar a culpa sobre a imprensa, esquecendo aí de outros fatores muito mais importantes. Oras, temos a fraca educação, a influência das drogas, da bebida, as más companhias e claro, também temos o fato da grande soma de dinheiro desse jogador. A fama dele, também deve ter subido à cabeça e feito ele pensar que poderia fazer algo assim, se é que fez.
Mas aí, na minha opinião, entra o mais importante dos fatores: a índole dessa pessoa. Ele poderia ter nascido em berço de ouro, tido a melhor educação possível, ter um bom emprego, sem a fama que tem, mas se a índole dele é ruim, ele vai acabar cometendo um crime.
É lógico que a imprensa tem grande poder de manipulação sobre as pessoas, principalmente as emissoras de TV. Acredito também que muitos crimes podem ter ocorrido após assistir a uma cena de crime em uma novela, ou em um filme. Mas quem acaba cometendo estes crimes por influência da mídia, é porque já tinha em si, essa queda pela maudade. O fator psicológico também pode ter grande poder.

Mas convenhamos, colocar a culpa na mídia é muito cômodo. É esquecer todos os outros fatores e problemas que estão envolvidos.

Bom, era isso. Espero que tenham entendido meu ponto de vista e sintam-se à vontade para concordar ou discordar.

Grande abraço e até a próxima!

14 comentários:

  1. Nunca mais vai poder ver filme.
    hauahuahuahuha

    ResponderExcluir
  2. A mídia é cruel, companheiro. Agora virou bandida, está sequestrando gente, matando alguns. Ok, ela sempre fez isso, mas agora faz isso de forma real pelo que diz aí onde você leu. Fico com medo. E se amanhã, quando eu abrir o jornal, a letra E do caderno de esportes agarrar minha mão, me puxar e me dar uma pisada com a chuteira? E se na seção de saúde uma agulha com veveno me picar? Midia cruel.

    Não sei se já leu o que postei na Varanda hoje pela manhã, mas de alguma forma está muito relacionado ao que leio agora aqui. E olha que só estou lendo agora..rs. Não me culpem de plágio. A culpa não é minha.

    Achar culpados é muito fácil, né. As pessoas falam, falam, falam e falam. Por isso algumas depois "mordem a língua". Mr. Gomelli, parabéns por mais uma vez me fazer pensar, por ser um culpado da minha evolução enquanto ser pensante.. a culpa também é sua.

    E por favor, termine aquela história de 7 partes.. rsrs.. ainda espero por ela.. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande chiquinho... pois é tche... por isso mesmo ocultei o autor do texto... hehe...

    Valeu aí manolo!

    ResponderExcluir
  4. Olha que visita ilustre.... hehe... grande Fred Nogueira...

    Pois olha, não tinha passado pela Varanda hoje ainda, pois o dia foi corrido, mas dado o recado aqui, estou indo lá conferir. Olha, não seria tolo de acreditar que você teria me copiado. Mais fácil pensarem o contrário... hehe...

    Sim, caro Fred... eu já estou vestindo luvas para abrir os jornais e mantendo uma distância segura da TV cada vez que vou assistir...vai que a mídia me ataca ou me obriga a matar alguém... hehe...

    Nossa, você é genial até mesmo nos comentários... muito receber você por aqui.

    E se te fiz pensar, então sou culpado mesmo... hehe...

    Ah, sobre a história, andei meio sem inspiração para continuar mas em breve teremos novos desdobramentos... hehe...

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mr. tudo bem?

    Não tenho muito o que comentar sobre a culpa.
    Tudo em que acredito postei nesse texto: http://blogdale-escritora.blogspot.com/2010/02/somos-todos-inocentes.html

    Se quiser ler depois.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Grande Mr. Gomelli!
    O cara viajou na batatinha, e tem um monte de gente assim... Aliás, especialmente aqui em Sto A..ehhehe.
    De fato, o ser humano sempre precisa de culpados para tudo. Estou lendo O Andarilho das Estrelas, do Jack London, onde o personagem está condenado a pena de morte e tudo que acontece de errado no presídio a culpa é dele, afinal, ele já está mesmo condenado. É bode espiatório para tudo. E muitas pessoas gostam de achar a "mídia" como vilã sempre, como se fosse uma conspiração extraterrestre, apesar que (sempre tem o apesar), vale a pena ler A Era do Escândalo, que conta dez histórias de crise de imagens de empresas, homens públicos, etc.... e algumas vezes o dano que a imprensa produziu em pessoas que depois foram julgadas e comprovadas inocentes é algo realmente muito cruel. enfim, é um tema complexo. parabéns pela forma como abordou. abraço!

    ResponderExcluir
  7. Então me dou já por culpada de não ter chegado há mais tempo...

    Ah, o futebol nem importa, mas a vida sim, a vida e os culpados de não fazerem mais por ela...de não lutarem contra o que de mau vai pelo mundo...isso sim...
    beijinhos Mr Gomelli e o futebol é uma desgraça em todo mundo... o que os jogadores ganham dava para alimentar muitas famílias e ver muitas crianças mais educadas e felizes, enfim..deixe pra lá isto da minha parte pois eu detesto futebol precisamente por isso...

    aquele abraço apertadinho e não se zanga comigo! viu!... laura

    ResponderExcluir
  8. Mr. Gomelli, eu entendi o seu ponto de vista, pois tenho o mesmo posicionamento. Sempre querem pegar alguém para que seja classificado como "CULPADO".

    Quanto ao caso envolvendo o goleiro Bruno, as pessoas já estão condenando o jogador por "assassinato" da jovem Eliza Samudio. Como podem condená-lo se não houve julgamento? Ainda não existem provas de que a Eliza foi assassinada. Não quero julgar os envolvidos na história, pois essa tarefa é da polícia e da justiça. Quem sou eu para dizer alguma coisa sobre o Bruno, a Eliza e companhia se eu nunca tive convivência com eles? O melhor é ficar em silêncio e acompanhar o caso. A tarefa da polícia é investigar, da justiça é julgar e da mídia é reportar.

    Se eu fosse o autor do texto que você leu, não diria que a mídia é a culpada. Eu abordaria que a mídia está tratando o caso com sensacionalismo, lembrando que ela faz isso porque o seu público quer que seja feito assim. Posso estar delirando, mas diria assim: todos são culpados ou todos são inocentes.

    Um abração da Lu e parabéns por mais um texto que me fez refletir bastante!

    ResponderExcluir
  9. Oi Leticia... eu conferi o texto lá... legal o jeeito que tu pesa sobre isso... hehe... eu penso um pouco diferente.. hehe..

    valeu pela visita...

    abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  10. Daí Ritter... pois é cara... a mídia tem sim participação em coisas ruins, mas dizer que a culpa de um possível assassinato é só dela, é pegar pesado...

    tu e tuas dicas de leitura... um dia ainda vou ler todos esses livros... hehe... eu acho...

    Valeu ae...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Laurinha... eu sei que você não gosta de futebol e não vou ficar zangado não...

    só acho que tem muito dinheiro por aí que poderia ajudar a melhorar educação, saúde e a vida de pessoas que com poucos recursos. Esse dinheiro está também nos bolsos dos politicos, nas mãos dos traficantes e ou mesmo nas contas bancárias de alguns milionarios que não perderiam nada ajudando um pouco...Mas isso tudo é utópico. Até porque, no caso dos politicos e dos traficantes, quanto mais ignorancia melhor... hehe...

    obrigado pela visita viu...

    Abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  12. Oi Luuuu.. fiquei sem responder teu comentário porque minha internet não deixou... hehe...

    mas você falou algo que eu esqueci de citar. O sensacionalismo usado para retratar o caso. Também acho que esse é o erro da mídia, mas como você bem disse, é o que o público gosta né... hehe...

    ah, que isso né... eu que tenho que agradecer a visita...

    abração!

    ResponderExcluir
  13. Então já somos dois pensando e tornando a pensar que o mundo precisa de um bom goooooooooolllllll na parte do amor, pois só o amor ajuda a entender e de seguida vindo a boa vontade com a educação...e, teriamos um mundo perfeito, melhor, só que!... todo o dinheiro que há no mundo daria para vivermos perfeitamente felizes e em igualdade fraternidade...mas, o homem põe...Deus dispõe é certo, mas...há muito a fazer..
    aquele apertadinho abraço da laura

    ResponderExcluir
  14. sim Laurinha...o mundo precisa de vários e vários gols na parte do amor... mas alguns atuam na vida, como goleiros para esses gols... hehe... infelizmente...

    abração!

    ResponderExcluir