domingo, 11 de julho de 2010

Que venha 2014!

Quando o árbitro inglês Howard Webb apitou o final do 2º tempo da prorrogação do jogo entre Holanda e Espanha, estava encerrada mais uma edição da maior festa do esporte no planeta, ao lado das Olimpíadas. A Copa do Mundo acabou e a nós, meros apaixonados pelo esporte mais popular do planeta, só restou comemorar tudo que aconteceu neste mundial.
Foi a Copa da alegria, das grandes imagens e das emoções, de todos os tipos. Sorrisos, gritos, choro, dor, tudo em um mês em que boa parte do mundo parou para acompanhar a saga daqueles guerreiros representando suas nações.
Aí você pode questionar, dizendo que estou elevando a um grau muito alto simples mortais e um evento como este.
Mas eu tenho certeza que aqueles que como eu, são apaixonados pelo esporte, vão me entender.
Em um mês tivemos mostras de que todos os povos, todas as etnias e torcidas diferentes podem conviver em harmonia. Foram pouquíssimos registros de violência entre torcedores em solo africano.
A Copa marcou pela alegria daquele povo tão sofrido, em receber o mundo, em receber uma festa tão grandiosa e de forma tão bela.
A Copa marcou pelas imagens, pelas emoções. Foram tantas que fica até difícil enumerar apenas uma que irá ficar na memória.
A dança dos sul-africanos no 1º gol do mundial? o choro do norte coreano ao ouvir o hino do seu país antes do jogo contra o Brasil? Os beijinhos e afagos de Maradona em seus pupilos? Os xingamentos de Dunga? A festa das torcidas? A Jabulaaaaaani? Os belos gols?  As falhas? As faltas duras? O golaço de Luis Fabiano com a ajuda do braço de Deus (resposta a La mano de Díos argentina)? A arrogância dos franceses que brigaram entre eles? A raça uruguaia? O toque de bola refinado da Espanha? A "defesaça" de Luis Suárez contra Gana? O choro dele após ser expulso e a vibração após ver o jogador ganês errar a cobrança? A eliminação brasileira? A festa dos espanhóis?
Nossa, foram tantas. Você que possa ler isso provavelmente vai ter tantas outras.
O importante é que a festa foi linda, o futebol mostrou sua força, o esporte mostrou sua força, porque são poucas as coisas neste mundo capazes de reunir tanta gente diferente em torno de um objetivo e em paz. E a Copa é isso aí. A festa maior do futebol mundial.
Acabou lá na África, mas o 1º mundial em solo africano vai ficar marcado para sempre na minha memória. E que venha 2014. Conto desde agora os dias para ver tudo isso acontecendo aqui, onde está o país mais apaixonado pelo futebol. Só peço a Deus que me deixe poder assistir a esta festa que tem tudo para ser tão ou mais grandiosa que a que acabamos de presenciar na África do Sul.
E para encerrar, não poderia deixar de falar na grande campeã, a Espanha, que inclusive queimou minha língua. Cheguei a apostar que não iria muito longe, mas aí está. O melhor time venceu. Foi justo, enfim.
Que venha 2014 e que façamos uma festa tão grande quanto esta.
Agora, enquanto esperamos, vamos repetir os craques da bola e cuidar bem da nossa mais valiosa arma contra tudo de ruim possa existir no nosso país: o voto. Sejamos craques nas urnas por um Brasil melhor.

E que venha 2014!

E viva o futebol!

6 comentários:

  1. E viva o futebol! E viva as baixinhas, peitudas, de bumbum arrebitado! auhauhau. pow, eu to totalmente carente agora que acabou a Copa, não tenho mais o que fazer pow! Como fica a nossa situação, de desempregados? Tinha que ter Copa o ano inteiro e todos os anos! ehehehe. mas falando sério, pow, chega 15h30 sinto mó falta de fica d bobeira assistindo aos jgoos, com fogo na lareira e comendo pipoca. até alugo filmes, mas não é a mesma coisa.. enfim, também espero estar aqui na Terra e no Brasil em 2014 pra ver de perto toda essa festa. Abraço maluco!

    ResponderExcluir
  2. isso aí manolo. Estou carente de Copa também. Que saudade de ficar esperando o próximo jogo, as próximas imagens da Super Câmera Lenta, as próximas beldades a aparecer nas torcidas femininas... hehe...mas fazer o que né? o jeito é esperar até 2014 e aproveitar ao máximo, já qque vai ser aqui... hehe...

    por hora vamos nos divertindo o quanto for possível com nosso veeelho Brasileirão. hehe...

    abraços ae e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Moço lindo, tenho estado de cama, cama e mais cama, mas já tá meio passado..aquele abraço a vc..laura

    ResponderExcluir
  4. que bom que está melhorando, Laurinha...

    abraço pra vc e melhoras aí! hehe...

    ResponderExcluir
  5. Que texto emocionante! Sim, a Copa do Mundo mexe muito com as nossas emoções. Assim que terminou a Copa, já fiquei com saudades de acompanhar os jogos pela TV. Antes de 2014, temos os Jogos Olímpicos e o futebol brasileiro nunca foi campeão.

    Voltando à Copa, eu gostei da Espanha ser a campeã. Havia ficado na dúvida se torcia pela Holanda ou pela Espanha. Holanda, por ser um país em que muita gente usa a bicicleta como meio de transporte. E eu valorizo muito esse costume. Um exemplo que deveria existir no Brasil. E a Espanha, por gostar de aprender espanhol e ter algo de Brasil que não sei explicar bem. Durante o jogo, eu vi os holandeses terem comportamentos muito brutos. Aí lembrei que eles também foram assim no jogo com o Brasil. Então, torci com forte desejo de que a Espanha vença a Copa. Adorei ver um país ganhar pela primeira uma Copa do Mundo! Quando o Brasil perdeu, eu dizia para os outros: "Deixa os outros países ganharem também!".

    Enfim, valeu relembrar aqui sobre a recente Copa. Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Me surpreendi com você, Lu. Acompanhou a Copa e comentando sobre jogos e seleções. hehe... legal...

    Não tinha lembrado dos jogos Olímpicos, mas bem lembrado hein...hehe...

    Sobre a Espanha, acho que mostrou o melhor futebol e mereceu vencer. A Holanda não fez isso na minha opinião. Time violento e manhoso. Uma espécie de Argentina europeia...hehe...

    valeu a visita e até a próxima!

    Abraços!

    ResponderExcluir