sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fique de olho!


A corrupção está presente na nossa sociedade. Isso não é nenhuma novidade, creio eu. Também não é novo afirmar que todos os seguimentos estãos "infectados". Mas fica mais difícil de aceitar quando ela se apresenta em um dos seguimentos que existe para fazer cumpri a lei.
O Jornal Hoje desta sexta-feira, na Rede Globo de Televisão, apresentou mais uma daquelas reportagens constrangedoras, com denúncias. Não cheguei a ver tudo que passou, mas ouvi a matéria na íntegra. Em algum lugar do Brasil, foi promovida uma festa em um posto de combustível, o que era proibido. Lá pelas tantas, aparecem alguns policiais e ao invés de terminar com o "agito", eles são filmados conversando com organizadores. O pior foi o fato de um dos organizantes ser filmado contando dinheiro, entrando na viatura e poucos minutos depois saindo como se nada tivesse acontecido. Complicado não?
Este é um exemplo da sujeira da nossa sociedade, que fica mais preocupante quando atinge um segmento que deveria estar ali para combatê-la. Tudo bem, como sempre digo, não podemos generalizar. Obviamente que na polícia existem muitos, quiçá a maioria, de policiais que cumprem com seu dever, mas é inegável que também existem muitos que não o fazem.
Outra erro muito cometido por esta classe, e que pode ser relacionado com o 1º, citado acima, é pensarem que estão acima da lei. Eu mesmo já presenciei e vivi algo assim.
Certa feita estava fazendo a cobertura de um jogo do time aqui da cidade. Após a partida, como de praxe, a torcida gritou e xingou a arbitragem. Isso sempre acontece e como sempre a polícia se posicionou para que o árbitro e seus assistentes não fossem atingidos por nada. Procedimento normal e acertado, até então. Porém, pouco depois, surgiu um garoto, de 16, 17 anos talvez, que se aproximou e começou a xingar a arbitragem. Aí o comportamento da polícia foi equivocado. Ele partiram para agressão ao jovem. Tudo bem que o comportamento do garoto não foi certo, mas também não justifica a ação da polícia.
No outro dia, coloquei no jornal um comentário sobre o ocorrido. Relatei brevemente a cena, fiz questão de salientar que o jovem cometeu um erro e afirmei que a polícia fez o tal "uso excessivo de força".
Pronto! Foi o suficiente para um dos PMs me eleger como alvo. No outro dia, ele tratou de afirmar aos meus colegas de trabalho, que por vetura foram fazer uma cobertura na delegacia, que eu sofreria retaliações. Foi além, perguntou onde eu morava e o carro que dirigia. Queria me encontrar de alguma forma, o que não aconteceu. Não sei se porque desistiu ou porque simplesmente não conseguiu. Sei que não me aconteceu nada, pelo menos por enquanto...hehe.
Mas não me arrependo de ter colocado aquele comentário no jornal. Faria de novo, se necessário. A polícia existe para fazer cumprir a lei, não está acima dela. Assim como todos os demais cidadãos, eles também têm que respeitar as normas existentes. Óbvio, que o trabalho deles é nobre. Correm riscos altos para nos proteger muitas vezes, mas isso não pode ser utilizado como desculpa para estes erros.
A reportagem do JH, assim como todas as outras que aparecem fazendo estas denúncias, são louváveis. Não podemos ver este tipo de coisa acontecer e ficar quietos. Nós jornalistas, assim como todo o cidadão de bem, temos o direito de cobrar um comportamento adequado da polícia. Até porque, acredito que não nos omitindo, estaremos retirando de atividade os maus policiais, sobrando assim, aqueles que fazem seu trabalho de forma exemplar e que estarão sempre prontos a nos auxiliar quando precisarmos.
Por isso que eu peço, não só com a polícia, mas em qualquer situação. Não se omita. Não se cale. A nossa vigilância é importante e sempre bem vinda.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Pow, que côsa! A censura da polícia, era o que faltava. Pois coincidentemente eu vi a matéria no Jornal Hoje, e fiquei imaginando também a situação que fica o repórter que vai lá pedir informação na delegacia, tipo, ainda mais no RJ, que está virando praticamente uma terra sem lei. Radicalizando, cantaria aquela música do Titãs: "Polícia para quem precisa, polícia para que precisa de polícia?" euheuheue. mas essa tua história foi sinistra, aliás, se o cara queria te explicar o ocorrido era só ir no jornal, não precisava do teu endereço nem carro... abraço

    ResponderExcluir
  2. Mr. Gomelli, a sua atitude como jornalista foi correta. Você também agiu como um bom cidadão e não se intimidou quando os policiais partiram para a perseguição. Infelizmente, a maioria das pessoas se deixa se intimidar. Se todos fossem corajosos, não haveria tantas pessoas usando a profissão que exerce de forma abusiva. Recentemente uma amiga minha ouviu de um homem após ela informá-lo que não poderia fazer o que ele desejava: "Você sabe com quem está falando? Com um juiz federal!". O melhor de tudo é que ela não se intimidou e não fez o que o juiz queria. Logo um juiz que deveria dar um bom exemplo para nós! Pode? Como ele pode julgar as pessoas se o próprio não obedece as leis? Abraço da Lu.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Ritter... muito sinistra a história, mas acho que ele se acalmou agora... hehe

    e a terra sem lei está meio que em tudo q eh lado... infelizmente...

    ResponderExcluir
  4. Luuu...

    como escrevi... a polícia e outros que deveriam fazer cumprir a lei, acabam sendo os primeiros a não obedece-las... eh muito complicado... infelizmente...

    abração! =)

    ResponderExcluir
  5. Oh, onde é que já se viu isso? pelo mundo todo meu querido Mr Gomelli, pelo mundo existe essa coisa chamada de corrupção e a gente; cala e consente e eles abusam...deveriam tomar atitudes na hora, mas não, os proprios policiais e essa banda toda, deviam ser presos e castigados e acredito que não voltariam a fazê-lo e entretanto quem sofre? para quem as favelas? valha-nos Deus!...
    É uma dor de alma as favelas que existem em todo mundo enquanto muitos apenas querem ver suas vaidades realizadas, não importa que haja quem sofra com fome , doença e tudo o mais que na vida há...
    aquele abraço da laura

    ResponderExcluir
  6. Realmente Laura...a corrupção está em todos os lugares... é lamentável realmente...

    pior mesmo é ver aqueles que deveriam combatê-la, espalhando-a...

    o egoísmo a que te referes, também é triste... é muito uma coisa do capitalismo... importante ter, sem ver a que irá fazer sofrer... hehe..

    abraço do mr! e volte sempre... =)

    ResponderExcluir