domingo, 4 de julho de 2010

Copa do Mundo

Ah a Copa do Mundo! Que espetáculo não é mesmo? Uma competição que mexe com o planeta e não só com o planeta da bola. Acho que a maior parte das pessoas se envolvem nessa misturança de emoções que se transforma cada partida, cada lance. Até mesmo quem não gosta muito de assistir a uma partida de futebol, acaba se entusiasmando na época da Copa. Sábado eu tive uma prova disso.
Eu procurava um lugar onde pudesse cortar o cabelo. Tinha decidido que chegava ao fim a era da cabeleira. hehe. Então achei um lugar que parecia ser bem organizado e entrei. Normalmente estes lugares, chamados de Salão, são recintos dominados pelas mulheres. E ali não era diferente.
Além de mim, tinha alguns outros homens esperando para cortar o cabelo, mas a maior parte das pessoas, tanto funcionários, quanto clientes, eram mulheres. E o assunto? Era apenas um: Copa do Mundo. E não eram os homens não. Eram as mulheres que discutiam arduamente as eliminações de Brasil e Argentina, além de fazer projeções do tipo: "ah, eu acho que a Alemanha vai ganhar!". "Olha lá, quase gol da Espanha". "eu to torcendo pra Espanha ganhar a Copa!" Coisas do tipo, muito típicas em rodas de conversas de homens. Mas isso é copa do Mundo.
E essa competição tem essa capacidade de agregar a todos e eu acho legal isso. Tem gente que reclama que só existe patriotismo na Copa, de quatro em quatro anos. Eu não concordo. O brasileiro é patriota sim, várias vezes. O problema é que quando realmente precisa, na hora de cobrar os governantes ou de votar, isso acaba se perdendo.
Mas voltemos a falar de Copa do Mundo. Estão definidas as semifinais da competição. E como foi eletrizante a decisão dos quatro semifinalistas.

Holanda x Brasil

O jogo que abriu as quartas de final foi um duro golpe na torcida brasileira. Todos na esperança e na expectativa pelo hexa. Mas o que vimos foi nossa seleção entregar a classificação com um nervosismo típico de um juvenil que treina pela primeira vez entre os profissionais de seu clube. Depois de um 1º tempo muito bom, onde a Seleção Canarinho poderia ter liquidado a "fatura", o time simplesmente se entregou na 2ª etapa. Mesmo antes do 1º gol holandês deu para perceber que o time não tinha a mesma pegada. Aí vieram as falhas individuais, os gol adversários e o descontrole de Felipe Melo. Dunga ainda tentou mudar a quadro desfavorável. Mas aí foi punido por ele mesmo, que deixou de fora jogadores que poderiam mudar a história de uma partida como aquela. Agora é assistir de casa, outros times disputando a Taça FIFA. E a Holanda não é tudo isso não. Time previsível. O Brasil tinha obrigação de ter passado. Na foto os jogadores do Brasil assistem a bola entrando após cabeçada de Sneijder. Era o 2º gol holandês. (Foto: Pierre Philippe-Marcou,AFP)

Uruguai x Gana

Fantástico! Eletrizante! Emocionante! São todos adjetivos fieis a tudo que aconteceu no duelo entre uruguaios e ganeses. Uma partida que deve ser gravada e utilizada em todas as escolhinhas de formação de jogadores do mundo. A entrega de atletas das duas equipes, a vontade, a raça, devem servir de exemplos para o mundo todo. Tanto no futebol, como para qualquer outra atividade. Independente de quem avançasse, os dois times estavam de parabéns. E quis o destino que fosse daquela forma digna de filme. Com penalti no último minuto da prorrogação para Gana, com Gyan chutando na trave e com "El  Loko" Abreu cobrando a última penalidade na decisão por penaltis, classificando a Celeste Olímpica para a semifinal. Lugar, aliás, onde não chegava há 40 anos, ou seja, há nove Copas. Na foto Luís Suárez coloca a mão na bola para evitar o gol de Gana no último lance da prorrogação. (Foto: AFP)

Argentina x Alemanha

Eu comentei desde o começo da Copa. "Esse time da Argentina é fraco". Mas o pessoal me contrariava, dizendo que era favoritaça ao título. Eu respondia: "É fraco. Defesa horrível. Quando enfrentar um time que saiba se defender e tenha ataque forte, eles perdem". E foi o que aconteceu. Na primeira vez que enfrentou um time bem organizado, com uma defesa muito boa e ataque eficiente, a Seleção argentina acabou dando vexame. A Alemanha passeou, humilhou e acho que ficou até com pena de fazer mais, pois se tivesse forçado, teria feito 5, 6... Dom Diego acordou do sonho  que viveu e volta para casa com Messe e Cia. A Alemanha, mais embalada do que nunca, com uma equipe muito veloz e habilidosa, está credenciada ao título. E na minha opinião, o duelo de quarta-feira, entre Alemanha e Espanha é a final antecipada da Copa do Mundo da África do Sul. Na foto o atacante Klose corre para comemorar um de seus dois gols na goleada. (Foto: Pierre Philippe-Marcou,AFP)

Espanha x Paraguai

O duelo que encerrou a fase de quartas de final foi muito parecido com Uruguai x Gana. Tanto espanhóis quanto paraguaios jogaram com muita raça e entrega. Os espanhóis não esperavam tanta dificuldade, com uma Seleção paraguaia marcando de forma eficiente o ponto forte da Espanha: A troca de passes. O time do Paraguai marcou a saída de bola e fez um duelo de igual para igual. Foi um jogo bonito e com roteiro que também parecia vindo de Hollywood. Primeiro penalti para o Paraguai. Cardozo bateu e Casillas pegou. Dois minutos depois, penalti para Espanha. Xabi Alonso bateu e marcou. O árbitro mandou voltar e na 2ª cobrança melhor para Villar, que fez grande defesa. Quando o jogo se encaminhava para a prorrogação, Iniesta, um dos principais jogadores da "Fúria", fez grande jogada e tocou para Pedro. O jovem atacante chutou e a bola bateu na trave. No rebote, Villa chutou, a bola bateu na trave esquerda, percorreu toda a extensão do gol sobre a linha e foi bater na trave direita, ultrapassando lentamente a linha do gol. Alegria dos Espanhóis que chegam pela 1ª vez em uma semifinal de Copa. Aos paraguaios, restou o choro da derrota, mas a certeza de ter enfrentado um grande adversário e de ter feito o possível. Menos para Cardozo, que parecia inconsolável após o jogo, em uma das cenas mais emocionantes deste mundial. Na foto Villa corre para comemorar o gol da classificação. (Foto: Juan Mabromata, AFP)

Agora vamos aguardar as próximas emoções. E com certeza elas irão ser fortes. É semifinal de Copa. Vale uma vaga na final. Holandeses, uruguaios, alemães e espanhóis estão a dois passos do título. Torço para que honrem o lugar onde estão e joguem com raça. E no final, que vença o melhor. Se puder ser o Uruguai, melhor, falou um coração que pende para a proximidade do solo uruguaio com a terra natal.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

4 comentários:

  1. Mr Gomelli, espero por ti para rir um pouco no resteas...
    Futebol futebol futebol ehhh tanta bola por aí..
    beijinho da laura

    ResponderExcluir
  2. Belo texto! Futebol é realmente alucinante! Só que nós, jornalistas, falamos, falamos, falamos, e aí, chega um polvo maluco e acerta tudo sem dizer uma palavra! auhauahua. que côsa...ehehehe. é, eu sou testemunha que vc nunca apostou muito nesse time do maradona... faloww aeh, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Laurinha...não pense que não tenho visitado o resteas. Li os últimos textos mas por algum motivo acabei não comentando... hehe...

    mas isso já foi resolvido hoje... hehe...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Daí Ritter... pois é tche... que côsa doida mesmo essa história do polvo. Será que ele não sabe os números da Mega Sena também? hhahuasshua...

    É, hoje eu posso parar e dizer algo que nós "entendidos" adoramos: "viu só, eu disse que a Argentina era fraca"... hahaha...

    buenas, agora vamos ver quem será o campeão inédito né.

    Abraços!

    ResponderExcluir