terça-feira, 14 de setembro de 2010

Primavera

Como eu já relatei aqui, em outros textos, trabalho em um jornal aqui na cidade onde moro. Este jornal sai três vezes por semana: terça-feira, quinta-feira e sábado. Pois bem, como fui viajar para Porto Alegre (mais detalhes no texto "Ahh Porto Alegre", mais abaixo) na sexta-feira ao meio dia, terminei minha parte na edição de sábado (11/09) na manhã de sexta e fui viajar. Fiquei sexta e sábado na capital do estado e não pude ver a edição de sábado do jornal quando esta circulou.
Quando cheguei, na manhã de domingo, fui logo pegar o jornal para dar uma olhada. Sempre faço isso. E ao fazer desta vez, um texto me chamou a atenção, mas não era meu, era de um colega de redação. Como gostei muito, conversei com ele e com a devida autorização, resolvi trazer para o blog. Eis que aí está:



Tempo das cores, do perfume e da alegria
Faltando onze dias para o início da primavera, o fotógrafo Rogério Sartori registra as mais belas imagens que a natureza desenha

Escrevia a poetisa Cecília Meireles: “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega”.
Esta semana o fotógrafo do JM, Rogério Sartori, registrou as primeiras imagens de um cenário encantador que a primavera pode desenhar sem usar mãos. A estação que só chega daqui a 11 dias (22 de setembro), antecipa mostras do seu poder de transformar para melhor a natureza tão castigada pelas mãos do homem.
A “Primavera austral”, no Hemisfério Sul que tem início dia 22 de setembro e que termina no dia 20 de dezembro, já começou a desabrochar as flores e dar espaço para que no palco da vida as novas vozes de passarinhos comecem a ensaiar as suas melodias tradicionais.
Os raios de sol já nem estão mais pedindo licença para adentrar pelas janelas de nossas casas e mostrar que a cada novo dia é hora de recomeçar.
Embora nem todos os seres humanos acreditem em mudança, a terra maternalmente se enfeita para a festa que irá perpetuar a estação do amor. É preciso se preparar para recebê-la, pois haverá a hora que cada um deverá criar a sua própria primavera. Algum dia, talvez, nada mais será assim.
Enquanto há primavera, existe a certeza de que há paz, alegria, esperança, amor, sonhos realizados, dias felizes enfim, tudo aquilo que você desejar para si mesmo e principalmente para o próximo.


Nossa, achei muito legal o texto. Até brinquei com ele na segunda-feira: "Pow, mas tu escreveu uma poesia...". Achei muito bom e um ótimo texto para refletir sobre tudo que acontece na nossa vida. Uma mensagem inspiradora e verdadeira. E as fotos também são belíssimas. Até brinquei com o fotógrafo do jornal na quinta-feira: "Olha só, as árvores já tão cheias de flores. Bah, essa é a melhor época para os fotógrafos e a pior para os alérgicos...". E realmente a Primavera é uma estação perfeita para quem gosta de fotografar.
Bom, acho que já está bem explicado. Antes de ir embora, não poderia deixar de dar os devidos créditos. O autor do texto é o Odair Kotowski, repórter do Jornal das Missões e da Rádio Santo Ângelo. E as belas imagens são do fotógrafo do JM, Rogério Sartori. Ou como chamamos eles: o Oda e o Kiko (não sei se vão gostar de eu ter colocado esses apelidos aqui... hehe).
Então era isso aí. Meus parabéns aos dois pelo ótimo trabalho e uma boa leitura a quem passar por aqui.

Até a próxima! =)

14 comentários:

  1. Grande Gomelli! Lendo textos, como esse, é que eu ainda acredito na salvação do jornalismo. Isso demonstra que nem tudo estár perdido!! Abração maluco!

    ResponderExcluir
  2. o mais engraçado è que no Brasil eu sofria muito com a primavera (alérgico), mas a primavera européia nao me faz nada.

    isso quer dizer que quando é outono e inverno no Brasil, devo vir pra Europa, pq aqui é primavera, verao. E vice-versa.

    O problema è a grana, ahah

    bons textos, abraço aì manolo!

    ResponderExcluir
  3. Gomelli;O jornalismo está de parabéns.Um belo texto sobre a Primavera que se apressa a chegar.Por cá, já passou,já vamos entrar no Outono, e não tarda entrará em força a estação do ano que menos gosto.O Inverno!A Primavera presta-se a belíssimas fotografias e inspira os poetas...

    Este texto para mim é uma prosa poética.Muito Bom!

    Parabéns ao Odair e ao Sartori pelas fotos lindas que essa Primavera lhe ofereceu...

    ***Eu alérgica só sou à chuva e ao frio porque sei que representa para mim essa chata da...Gripe!!

    Beijinhos ...foi muito bom ter postado esse texto

    ResponderExcluir
  4. Grande Ritter... pois é cara, também gostei muito do texto do Odair... os parabéns são para ele... hehe...

    valeu pela visita...

    Abraço aee!

    ResponderExcluir
  5. Daee Zaratustra (nomezinho complicado...hehe)...

    pois é cara... eu também tenho problema com a alergia... mas só adquiri depois que vim pra Santo Ângelo... não sei se é a cidade... deve ter algo aqui... sei lah...

    essa ideia de ficar indo e vindo da Europa é muito bom... mas haja grana hein... asuahsuahs...

    valeu aí pela visita...

    Abraço, manolo!

    ResponderExcluir
  6. Sool...você não gosta do inverno? então vamos trocar, você vem para o Brasil (onde é mais quente) e eu vou para a Europa (onde é mais frio)...

    eu amo o frioo... hahaha...

    Mas a privavera realmente é muito boa para as imagens... são sempre belíssimas...

    vou falar pro Odair e pro Kiko (Sartori) que vocês gostaram do texto... hehe...

    abração!

    ResponderExcluir
  7. Ai menino que eu fiquei APAIXONAAAAADA pelo futebol!!!Xiii, eu não contei tudo por...VERGOOOONHAAAAA!!Olha, que figurinha!!!Eu ADORO futebol,mas só tinha ido ao estádio antigo e não gostava porque não se via NADAAAAA!!!O DRAGÃO é DEMAIIIIIIIISSSSS!!!Parece que se está em cima do relvado, assim,tipo 3 dimensões!!É LINDOOOOOO!!!!...E eu, e as mulheres só berravamos pareciamos tolinhas,mas a porrinha da bola é mesmo assim, tira uma pessoa do sério!!A minha filha(a da foto),não falha 1 jogo, mas sabes como é Pedro, os bilhetes são caros pa burro e,ou vai ela ou eu...Desta vez perdi a cabeça e fomos todos...Eu,ela,o meu sobrinho Pedro,os meus compadres e a minha afilhadita que tem sete anos e ficou cliente a cachopita...

    **************************************************
    Quanto a vir a Portugal, bora lá.A minha casa é um apartamento 'quenininho mas cabe cá o Pedro apesar das pernas grandes, mas não faz mal porque o meu Pedro também tem 1,83 e pernas compridas.Papinha também há que chegue, é só pensar na viagem e...bóra pa Portugal...O CONVITE FICA AQUI(com testemunhas e tudo...)só não posso é oferecer a viagem...e depois...ESTÁDIO DO DRAGÃÃÃOOOOOOO....

    Pode falar pó Odair e pro Kiko, sim, eles merecem...Fizeram um belo trabalho!! Parabéns

    Obrigada pela tua visita Pedro e...até breve

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao Oda ao Kiko e a ti, óbviamente..cada um contribuiu o seu cadinho ao trazer a lume tão belas palavras e mais belo ainda as imagens que acompanham...

    aqui começa a 21 de Março, logo, é diferente do vosso País.

    Adoro essa estação, mas falando verdade, adoro a todas elas pela sua diversidade e não termos tempo de encher de nenhuma, pois cada uma aparece para nos mostrar que não é repetitivo mas sim uma beleza a mudança, e o nosso anseio pelo tempo que começa.

    estive em passeio com meus amigos do GT (grupo de Tabuaço) e foi um encanto... andamos pela terra onde se produz o famoso vinho doce do Douro, maduro para beber na refeição, ah, só vendo...
    beijinho e abraço apertadinho da laura

    ResponderExcluir
  9. ahhh a começar por Bragaaaaaaaaaaaaaaaa a laura também oferece alojamento e papinha..o shakita adora futebol, (meu rotweiller traçado de lavrador...) ele tem bola e a tira da gente, enfim...vivó Porto e venha daí seu moço...Um xi da laura

    ResponderExcluir
  10. Sooool

    não sabia que você gostava de futebol... por isso que gostou tanto na experiência no estádio... ainda mais no Estádio do Dragão, que é lindo realmente (isso que só conheço de longe)... hehe

    Pois olha só... que belo convite...hehe... obrigado pela oferta... o dia que conseguir ir conhecer Portugal eu aviso... hehe...

    Abração! =)

    ResponderExcluir
  11. Laurinha... que bom te receber por aqui de novo... hehe...

    Já deu uma passadinha pelo teu blog para me atualizar das tuas andanças... hehe

    Lindas as imagens né?!! e as fotos ficaram bonitas sim... tinha outras...todas muito belas.

    haha... obrigado também por oferecer poso caso eu consiga um dia visitar a terrinha de vocês... hehe... e vou gostar de jogar com o shakita...já faço isso aqui com a minha keka, uma rotweiller pretona que é minha paixão =.

    Obrigado pela visita...

    abração pra você!

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a você pela sua sensibilidade que teve ao ler o texto e apreciar as fotos dos seus colegas. Afinal, foi você que me deu a oportunidade de conhecer o trabalho deles. Dê os meus parabéns a eles por mim. Um abração!

    ResponderExcluir
  13. Luu...

    pode deixar que vou repassar a eles os parabéns...

    realmente, ficou ótimo o texto e belíssimas as imagens...

    obrigado pela visita, moça!

    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Um texto muito interessante e umas belíssimas imagens!Gostei muito .

    ResponderExcluir