segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Semana Azul!


Para quem ainda não se lembrou, na próxima quarta-feira, 15 de setembro de 2010, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está completando 107 anos de história. E por isso mesmo, este domingo abriu o que eu chamo de a "Semana azul". Antes que algum torcedor venha dizer que toda semana e todo dia são do tricolor, só quero deixar claro que, por se tratar da semana do aniversário do clube, acho que é um título justo.
Eu tenho 23 anos e não tive a oportunidade de ver tudo que aconteceu na história do tricolor gaúcho. Queria ter visto os grandes nomes que fizeram nossa história. Queria estar lá, no começo, quando o time ainda jogava na Baixada, mas não pude. Porém, nem por isso amo menos este clube, pois nestes 23 anos, ele me deu muitas alegrias e mesmo que vez por outra atravesse uma fase um pouco pior, nada parece ser capaz de diminuir este sentimento, quanto mais terminar com ele. Aliás, se tem uma coisa que eu amo nessa minha vida, essa coisa é o Grêmio.
Como disse ali em cima, não tive oportunidade de ver alguns dos grandes nomes que já vestiram a camisa tricolor. Queria ter visto por exemplo, o lendário goleiro Lara. Mas por outro lado, tive a honra de presenciar Danrlei defendendo as cores do Grêmio e hoje, vejo a cada jogo, se consolidar um novo mito com a camisa tricolor, o goleiro Victor, ou InVictor.
Tive a sorte de ver Arce, o lateral direito paraguaio que vestiu a camisa tricolor na década de 90 e entrou para a história do clube. Lamento não ter visto ao vivo o grande zagueiro Hugo de Leon, mas pude ver Rivarola e Adilson. Quaria ter visto Renato Portaluppi atormentando a zaga do Peñarol ou "quebrando" a coluna dos zagueiros do Hamburgo. Mas poxa, vi uma das duplas de ataque mais lendárias do futebol brasileiro: Paulo Nunes e Jardel.
Esses são só alguns exemplos de jogadores que marcaram a história do nosso tricolor. Existem tantos outros. Hoje, o time não é aquele que muitos gostariam, mas a fase começa a melhorar. Acabamos de ter a eleição para o Conselho Deliberativo, onde aconteceu uma boa renovação, que promete revigorar a estrutura administrativa do clube. Vem aí a eleição presidencial, onde os sócios podem recolocar Paulo Odone como presidente, um homem que tem identificação com o jeito Grêmio de ser. Temos a reação do time dentro de campo, com cinco jogos sem perder e com o nosso eterno ídolo no comando técnico. Motivos não faltam para comemorarmos o aniversário do nosso tricolor e o maior de todos, com certeza, é o amor pelo clube.
Por isso torcedor, nesta semana, mais do que nunca, vista o manto, vista-se de azul, e mostre para o mundo que nosso amor pelo Grêmio é maior que tudo e que nada nem ninguém fará ele morrer. Porque esse amor é como o clube, é IMORTAL.

6 comentários:

  1. Cara, depois que fiquei sabendo do que aconteceu no jogo contra o Corinthians, eu vi que estamos no caminho certo. A garra desse jogo é a verdadeira do Gremio.

    Estamos no caminho certo.

    E embora eu tivesse apenas 2 anos quando ganhamos o mundial, tenho pequenos flashes daquela partida (ninguém acredita, mas é verdade).

    Nada pode ser maior.

    ResponderExcluir
  2. é... definitivamente hoje foi dia de novos visitantes no blog... ou pelo menos de novos comentaristas (?)... hehe

    seja bem-vindo Zaratustra ou devo chamar de alemão, como o Ritter faz? hehe

    tche, fazia tempo que não via o Grêmio jogar como... Grêmio. E isso aconteceu no sábado. Tomara que sigam assim... acredito em algo bom nesse Brasileirão se o time seguir com a pegada de Grêmio...

    minhas lembranças só começa a partir da Copa do Brasil de 94, mas nada que o youtube não ajude também... mas pelo menos vi os grandes duelos (na bola e na pancada) contra o Palmeiras da Parmalat... hehe

    Valeu pela visita aí caraaa... e se possível, vista-se de azul nesta semana... =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vamo ganha dos porra do parmera e comemora o aniversario em alto estilo!1 vamo tricoloooooooo!!!!! abraço

    ResponderExcluir
  4. só lamento pelo Felipão, mas nesta quarta não vai ter pro parmera...

    vamo tricoloooooooooooor!!!

    abraço Ritter!

    ResponderExcluir
  5. Bom Gomelli, eu não conheço o Tricolor mas pelo que descreveu deve ser bom mesmo...É como o nosso Porto cá em Portugal,onde o Jardel jogou e deu festival...Olha, eu assim à grande só fui na 5ªfeira ver o meu Porto e alto lá!!ADOOOOREI...de tal forma que fiz um post com a minha ida ao futebol.A menina da foto é a minha filha, uma doente pela "BOLA" e uma fã incondicional do seu/nosso Porto...Estou a gostar do seu "regresso", veio com o gás todo...assim é que é!!

    No/s Mundia/is,torço sempre pelo Brasil,porque sei que Portugal fica muito aquém da qualidade de jogadores Brasileiros...Sou do tempo do Pelé(imortal), tal como o nosso Eusébio...

    Vá, festejem o vosso Gremio acerridamente porque ele merece...

    Beijinhos Pedro e agora...vou subir, para comentar o outro trabalho...

    Tal como prometi ontem, hoje cá estou...

    ResponderExcluir
  6. Soool... eu vi o textooo... que legal... falei lá e repico cá... simpatizo muito com o Porto, desde que o Jardel foi jogar ai...ele é um dos maiores jogadores da história do Grêmio e marcou época aí também né... hehe...

    acho que você vai voltar aos jogos hein... é uma experiência muito legal... ainda mais aí onde as coisas são mais organizadas, digamos... um dia ainda conheço o estádio do Dragão, um dos mais belos estádios do mundo...

    Festejamos muito nosso Grêmio aqui... é uma torcida muito apaixonada... hehe...

    Abração, Soool!

    ResponderExcluir