quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lamentável!

Como escrevi em um texto que está um pouco mais abaixo, tive que fazer uma viagem para Porto Alegre no início deste mês. Mas hoje não quero falar nada sobre a cidade ou sobre o concurso que fui fazer, venho falar sobre algo que aconteceu no ônibus, durante a longa viagem, e que me incomodou bastante. Vamos aos fatos...
Durante as longas nove (eu disse NOOOVE) horas de viagem até Porto Alegre, tive a oportunidade de ouvir uma conversa um tanto conturbadora, em diferentes sentidos. 
Em um ônibus que esteve cheio durante todo o percurso, eu acabei me alocando em uma poltrona no fundo do carro. A minha direita, logo atrás de mim, em um ângulo diagonal, para ser mais preciso, acabaram sentando um jovem e um outro homem com farda da polícia militar.
Pois bem. O primeiro fato que incomodou, foi que eles conversaram o tempo inteiro. Nas primeiras três horas, nem me incomodei, pois estava com os fones de ouvido e nem ouvia nada. Porém, quando acabou a bateria do MP4, tive que acompanhar o diálogo. E foi aí que me senti bem incomodado. Como pode duas pessoas falarem sem parar durante horas? Coisa mais chata. Ainda se fosse em um local propício para isso (se é que existe esse local), mas num ônibus!?! Sabe-se muito bem que muitas pessoas gostam de dormir ou tenta relaxar, ou pensar na vida. Sei lá. Só sei que a conversa deles, talvez até por estarem tão próximos a mim, incomodou bastante.
Mas isso ainda não foi o mais grave. Pelo menos não na minha forma de pensar e explicarei o porquê disso.
Os assuntos dois eram basicamente sobre carros e sobre festas. Esses temas sempre envolvendo questões que levavam à abordagem por policiais. Pois bem. O que me preocupou foi o seguinte assunto. Em certo momento, o jovem tocou no tema "dirigir após tem ingerido bebidas alcoólicas" e para minha surpresa, no meio dos comentários, o policial militar saiu com essa frase: "ah, mas é normal o cara tomar um traguinho e dirigir. Todo mundo faz isso. Só não pode exagerar". E os dois foram seguindo no assunto e o policial falando coisas do tipo, ou seja, influenciando uma atitude completamente errada.
Tudo bem que muita gente realmente faz isso, mas no momento em que vivemos, onde as campanhas de conscientização são frequentes, ouvir um policial militar falar este tipo de coisa, me deixou bem preocupado. Ele falou, inclusive, que já "deixou passar" alguns casos em que o motorista estava embriagado.
Vejam bem, eu sei que é difícil controlar isso, mas é inaceitável que a pessoa que trabalha no combate a este e aos demais tipos de delitos, fale algo aceitando este tipo de comportamento. Um policial militar não pode incentivar um jovem a ter um comportamento que foge de tudo aquilo que vem sendo feito para diminuir o número de mortes no trânsito.
Mas o pior, é que muito provavelmente, a maioria dos policiais pensa e age da mesma forma. Então, de que adianta fazer campanhas de conscientização ou ameaçar punições, se os responsáveis pela fiscalização não vão cumprir com suas obrigações?
Pois é, depois não sabem porque o número de acidentes e de mortes no trânsito nunca diminui. Só digo uma coisa: Lamentável!

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Oh, os caras são todos a mesma coisa..quantos policias não são apanhados a conduzir já bem alcoolizados? ah...
    Realmente é o que é. e sabendo que todos ouvidos estão atentos nem deviam falar assim..

    Por falar nisso, há anos viajei com uma amiga a Lisboa, eram 4 h de trem, o nino dela pequenito não adormecia, falava falava e alto, até que um passageiro já incomodado diz para ela; minha senhora cale o miúdo ou mande-o falar mais baixo, caramba, que falta de respeito, mas como ela ia mandar calar o puto? com dois anitos? ah, foi dificil...mas o petiz nem adormeceu, a meu lado ia o mano mais velho, o Zézito com 3 anos e pico, a dormir serenamente, mas aquele? não senhora, nada de adormecer..

    beijinhos mr gomelli e veja o meu post sobre o Alves.. laura

    ResponderExcluir
  2. Olá meu Amigo Gomelli;Olha, os onibus daí são os autocarros por aqui, e, as conversas são sempre assim:Chatas,mal-educadas, sem qualquer conteúdo, sem sumo...

    Olha, por cá, já vi dois polícias a saírem do carro, depois de estacionarem à BALDA e irem beber dois cervejinhas...Lá está, só duas EM SERVIÇO não lhes deve ter feito mal nenhum, né?:((((((

    As regras de trânsito NUNCA são cumpridas por esses senhores de farda,mas se tu cometeres uma infração tão simples como estacionares num sítio que não chateia ninguém,já 'tás logo a levar com 30€ de multa,no mínimooooo....

    É lamentável que um agente da autoridade(eu disse autoridade??!!),tivesse um comportamento desses perante umas quantas dezenas de pessoas!!!!!!Deve ser quase com toda a certeza o tipo de agente que se deixa corromper com uns trocos e em troca fecha os olhos...

    Tal como tu, acabo da mesma forma: Lamentável...

    Beijinhos Gomelli

    ResponderExcluir
  3. Olá Laurinha... bom te receber aqui novamente.

    Realmente é complicado aceitar esse comportamento principalmente vindo de quem deveria ser responsável pelo combate... enfim...

    lógico que quando me referi a ser chato e incomodo ter barulho no ônibus, me referia aos adultos... que já possuem (ou deveriam possuir) um senso de como agir nessas situações...

    o caso que tu contou, já aconteceu muitas vezes e aí temos que saber que os bebes não possuem essa clareza...aí é mesmo um absurdo reclamar... hehe

    bom, obrigado pela visita... agora vou lá ver o post!

    Abração, moça!

    ResponderExcluir
  4. Olá Soool...

    exatamente como você falou... são estes mesmos que se corrompem facilmente por dinheiro...

    não é dificil você ver essas autoridades (?) aliviando a situação de alguém só porque possui alguma "influencia" na sociedade, por exemplo...

    é muito ruim constatar isso... mas não é a 1ª vez que eu vejo acontecer coisas desse tipo...

    enfim... muito chato e realmente Lamentável...

    obrigado pela visita, Sol!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Faço coro com você: lamentável! O policial militar perdeu a oportunidade de dizer que quem bebeu muito JAMAIS deveria dirigir. Poderia apontar soluções para quem bebeu além do permitido: pegar um táxi, deixar quem não bebeu dirigir o seu carro, pedir para alguém buscá-lo, dormir no próprio carro até ficar "normal", etc. Se alguém sabe que vai beber muito, a alternativa é simples: não ir dirigindo!

    Quando viajo de ônibus, o que mais gosto de fazer é apreciar a paisagem e dormir. Se há aqueles adultos chatos que não param de falar e fazem questão que todos os ouçam, eu tenho uma solução bem prática: desligo os meus aparelhos auditivos.

    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luuu... exatamente... ele poderia ter aproveitado a oportunidade para dar um bom exemplo e até mesmo aconselhar o outro rapaz. Tudo bem que ele provavelmente não iria seguir o conselho, mas o policial jamais deveria encorajar uma pessoa a cometer delitos...

    sobre viajar de onibus...eu tbm gosto de fica olhando pra paisagem e pensar na vida... sei lah, pra mim é um momento de reflexão e até de sonhar acordado, admito...

    dormir não é tão facil, porque é pouco espaço... esse é o lado ruim de ser alto... hehe

    abração, moça!

    ResponderExcluir