quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Doe um fone de ouvido a um funkeiro!

Eu já abordei esse tema há mais de um ano e meio (Coloca os fones pô!), quando o problema parecia estar apenas começando, mas agora resolvi retomá-lo.

Outro dia estava parado esperando o ônibus no centro da cidade. Final de tarde, parada cheia, gente caminhando pra lá e pra cá, barulho alto de carros, ônibus e daquelas bicicletas com uma caixa de som fazendo propaganda de lojas (outra coisa muito irritante). Enfim, era o típico cenário de mais um dia no centro de uma cidade grande, ainda mais na hora do pessoal sair do trabalho e ir para casa. Pois foi aí que chegou o sem noção da história, todo cheio de marra.

Parou uns 3m a minha direita, pegou o celular e colocou a tocar um funk escroto (redundância: todo funk é escroto). Mas ele não estava satisfeito. Animado com a música (música?), com aquele chiado característico do som do celular, o cara começou a dançar, enquanto olhava para os lados com um ar de superioridade do tipo: ah, to arrasando geral.

A cena era no mínimo ridícula. Algumas pessoas, mais irritadas, saíam de perto (meu caso). "Onde tá aquela maldita bicicleta com propaganda das lojas quando a gente mais precisa dela!?!", pensei comigo. Sim, pois assim pelo menos abafava o som do celular do sem noção.

A situação não durou muito. Pelo menos não ali na parada de ônibus, porque logo ele subiu em um busão e foi embora, claro, com o som do celular ligado. Sinto pena dos que dividiram a "viagem" com ele.

Eu passei por isso outro dia. Entrei em um ônibus e sentei em um dos bancos. A viagem tava tranquila e eu, atucanado com os problemas do dia-a-dia, fazia contas e planos mentais. O raciocínio fluía que era uma beleza. Até que subiu um sem noção, sentou no busão e ligou uma música (?) no celular em alto e bom som. O ritmo, lógico, era funk. ¬¬

Foi-se o raciocínio, foi-se a tranquilidade da viagem. Simplesmente porque não tem como ficar tranquilo com uma atitude dessas. Não só pela qualidade musical, mas porque é uma invasão de espaço, é uma falta de respeito, é uma falta de educação. 

Ninguém é obrigado a ouvir a música que outra pessoa gosta.


Cara, os novos celulares têm várias funções, eu sei disso e uso todas as que existem no meu. Mas eu uso pra mim, sem incomodar ninguém. Se estou com vontade de ouvir minhas músicas, seja em casa, na rua, ou no busão, eu coloco meus fones de ouvido e fico ouvindo minhas músicas. Não obrigo as pessoas que estão por perto a ouvir também.

É o mínimo de bom senso que está faltando. Antes, quando surgiram os celulares que tocavam música, até tinha outra possibilidade, que era mostrar que tinha música no celular, ou seja, o exibicionismo. Até citei isso no outro texto. Mas hoje não. Todo celular tem música. O problema é falta de bom senso mesmo.

E o pior de tudo que normalmente, em 99% dos casos, o dono do celular está ouvindo funk.

Por isso, hoje, o blogue do Mr. Gomelli tem a honra de anunciar que apoia com todas as suas forças uma campanha lançada a algum tempo na internet. Precisamos agir... hehe.

Todo mundo que faz uso de eletrônicos, tem um ou outro fone de ouvido sobrando em casa. Sempre sobra, sempre acontece isso. Então vamos ser conscientes. Vamos dar uma utilidade a esses fones. Vamos devolver o mínimo de sossego que uma viagem de ônibus pode ter. Ou uma simples caminhada pela cidade. Sim, porque eles andam desfilando pelas ruas com o som do celular ligado também.

Então, meus amigos, vamos nos mobilizar e atacar esse problema. Venha você também para a campanha!

"Doe um fone de ouvido para um funkeiro!"


Até a próxima! ;)

6 comentários:

  1. vou aderirrr, aki os cebolares bombam, principalmente nos ônibus, principalmente com as sertanejas, pagodes e funks hauhauhuahua

    ResponderExcluir
  2. Kérool...

    é muito irritante né... tá loko...

    faz bem em aderir à campanha... hahaha

    Abraço! =)

    ResponderExcluir
  3. Perfeito seus escritos e tudo o que colocou eu concordo plenamente!!! Eu não gosto de Funk, se eu não escuto por mim, agora tenho que suportar o som alto de alguém próximo... É um absurdo! Estou aderindo à campanha amigo... Vou doar sim!!!!!

    Ah... Essa educação é tanta que às vezes fico comovida com essa contribuição musical (alta)para a sociedade... Opa! Essa falta de educação!!!!

    Parabéns pelo excelente post.
    Dia feliz p ti.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. É complicado mesmo viu... claro que o Funk é um agravante, porque é horrível, mas a situação em si já é mesmo um absurdo...

    bem-vinda à campanha então... hehehe

    valeu pela visita! =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. aee... mais um que se junta a nós na campanha...

    valeu Marcos... hehehe

    Abraço! o/

    ResponderExcluir