quinta-feira, 15 de abril de 2010

Coloca os fones pô!

Certa feita eu vi uma reportagem no programa "Fantástico", da Rede Globo. Faz algum tempo já. Era sobre os problemas de audição que o uso compulsivo dos fones de ouvido podem trazer no futuro. A matéria foi produzida em torno da discussão do excesso de pessoas que estão sempre com fones nos ouvidos e muitas vezes em volume bastante alto. Assisti, entendi os argumentos e vi que a preocupação tinha razão de existir. Ou seja, concordei com o que foi dito. Na minha posição de telespectador, aprovei a reportagem.

Pouco depois desta reportagem que assisti, acabei lendo um texto de um colunista que escrevia para a revista em que eu fazia estágio. O texto era na mesma temática da reportagem. Só que o colunista em questão, abordou de outra forma. Ele escreveu que considerava uma qualidade certas pessoas andarem com os fones de ouvido, nas ruas, ônibus, etc. A sua argumentação, baseava-se em que, se ela quer ouvir um tipo de música, tem o direito, porém sem avançar sobre o espaço dos demais obrigando-os também a ouvir aquele som. Também acredito que é um argumento válido, embora tenha feito um comentário dizendo que ele parecia não ter visto a reportagem do programa da TV sobre o mesmo tema e que alertava para os males auditivos que essa prática traria. Mas apesar disso, como leitor, aprovei a argumentação e consequentemente o texto.

Hoje venho para escrever sobre o mesmo assunto, porém com outra abordagem. Como salientei antes, gostei da forma como o tema foi abordado nas situações acima, aceitando os argumentos como válidos. Mas confesso que hoje, irritado com o que relatarei a seguir, tenho sido defensor dos fones de ouvido, embora possam fazer mal à saúde.

O ato de ouvir som alto é errado. Óbvio que é na minha opinião, afinal, cada um tem a sua. Mas pense você, partindo do mesmo princípio do colunista citado ali, se alguém gosta de uma música, não tem o direito de obrigar ninguém a ouvi-la também. Certas situações até são toleradas, como o som do vizinho, por exemplo. Quando ele não ultrapassa dos horários determinados.
Mas em duas situações, acho uma tremenda falta de respeito. A primeira e já muito criticada, combatida e não vencida, são os carros "tunados" com seus sons mega potentes. Seus proprietários andam por aí forçando as outras pessoas a ouvir aquela música que sai em som alto, acompanhada daquele tremor de portas, vidros, juntas e de toda a lataria do carro. Pior ainda é que normalmente a "música" é um daqueles funks bem "escrotos" (com perdão da expressão). E para piorar ainda mais, é quando você está tentando ouvir algo ali no teu cantinho e essas figuras aparecem tornando a sua missão impossível.
Como falei, já foi muito criticado, já tentaram combater, mas não adiantou e a prática continua.

Mas agora, uma coisa que eu tenho visto muito por aí, são os celulares com volume no máximo. E pior, principalmente entre os adolescentes, o que nos leva a conclusão que isso pode perdurar e até piorar. Enfim, a moda da vez é o sujeito andar pela calçada com o celular na mão, tocando aquela "caixa de abelhas", com música na sua maioria da pior qualidade, forçando quem está a sua volta a ouvir também. Também não respeitam os espaços públicos e a vontade das demais pessoas. Não! Se eles querem ouvir, então você, que passar por ele, ou ficar temporariamente perto, terá que ouvir também.

Poxa, que que custa colocar o fonezinho de ouvido ali? Não é trabalho algum. É melhor para ouvir a música, pois o som fica melhor. E não incomoda ninguém.

Será mera exibição? Do tipo: "olha, meu celular toca mp3. Eu sou f***". Ah, mas vai se catar pô. Como já disse em outros textos. Se esta geração é o futuro, então preparem-se, pois ele será muito complicado.

5 comentários:

  1. Acho q vi a tal matéria no Fantástico, ou vi alguma outra parecida no Jornal Hoje, não me recordo agora, mas enfim, eu fiz o teste dos ouvidos qdo entrei na rádio em bento, nunca tinha feito e, milagrosamente, tava tudo ok (sempre achava que eu fosse meio surdo). já sobre invasão de espaço, sei lah, acho que o que tem prevalecido é "se eu quero ouvir, você que ature - quando estou ouvindo - ou: eu não quero ouvir isso, desliga essa m...". ou seja, cada um com uma visão individualista do seu ponto d vista. agora, essa do celular é uma m... mesmo, pior qdo alguem resolve colocar isso sem fone em uma viagem longa. e é por isso q eu nao viajo sem os meus! euheuheuhe. abraço!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você e com o comentário do Eduardo. Mais do que ser uma invasão de espaço é a falta de bom senso e de respeito com o seu próximo. Eu tenho uma vantagem nas situações apresentadas neste texto: eu posso diminuir o som do meu aparelho auditivo ou tirar da minha orelha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. poiseh...falta bom senso para várias coisas... essa é apenas uma delas...

    ResponderExcluir
  4. Mas é um rabugento mesmo!
    hahahahaha
    O exto está mostrando claramente a tua indignação, mas pensa bem, vale a pena se doer tanto por isso? Enquanto você se rói todo aí, a gurizada tá relax, ouvindo a CAIXA DE ABELHAS... hauhauahua

    Sorria!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. nao deixa de ser verdade... eles se divertem com a irritação alheia... mas como tu bem disse, sou rabugento... hehe...

    mas sei sorrir tbm... bjoo Juu!

    ResponderExcluir