sexta-feira, 17 de julho de 2009

100 anos de rivalidade (3)


Hoje é um dia especial para as duas maiores forças do futebol do Rio Grande do Sul. Há exatos 100 anos nascia uma das maiores rivalidades esportivas do Brasil e até mesmo do mundo. No dia 18 de Julho de 1909, Grêmio e Internacional se enfrentaram pela primeira vez e de lá para cá, os dois clubes cresceram muito e muito desse crescimento deve-se à rivalidade.
O primeiro jogo entre Grêmio e Inter foi muito mais uma festividade do que um clássico. O Grêmio Foot-Baal Porto Alegrense, já com quase seis anos de fundação, fora desafiado por um novo time da cidade de Porto Alegre, o Spor Club Internacional. Até mesmo pelo fator experiência, o resultado não poderia ter sido muito diferente do que foi: Grêmio 10 x 0 Inter. A partida foi realizada no Estádio da Baixada e o primeiro gol da história do clássico foi do atacante Booth. Depois do jogo os dois times ainda foram confraternizar em um baile, demonstrando bem que a rivalidade ainda não se fazia presente.
Mas em 1915 isso começou a mudar. Em um novo embate, o Inter vence pela primeira vez, pelo placar de 4 a 1 e então nasce uma rivalidade.
De lá para cá o clássico e a rivalidade só fez crescer. São jogos memoráveis, ídolos eternos e heróis nos dois lados. A competitividade entre ambos, talvez seja o fator que fez com que os dois clubes tenham crescido tanto, sempre um querendo estar a frente do outro. E graças a esta rivalidade, hoje temos aqui no estado dois clubes campeões do mundo e duas das maiores forças do futebol do país e reconhecidos mundialmente.
Amanhã Grêmio e Inter irão se encontrar mais uma vez. O jogo no estádio Olímpico, casa do tricolor, vale pela 12ª rodada do Brasileirão 2009, mas para a maioria dos apaixonados torcedores da dupla, o Gre-Nal é um campeonato a parte, que vale até mesmo mais do que alguns títulos.
O Grêmio aposta no fator local para vencer o clássico. Sem poder contar com Thiego e Léo suspensos, Paulo Autuori ainda busca alternativas para formar a defesa do tricolor. Joílson e Rafael Marques são os favoritos para entrar no time. No ataque tricolor a dúvida era entre o argentino Herrera, e Jonas, mas no treino de ontem ficou definido que Herrera sai jogando.
No Inter o técnico Tite também tem problemas para escalar a equipe. Magrão e D’Alessandro suspensos não jogam. O volante Sandro deve voltar à equipe na vaga de Magrão e Andrezinho deve seguir no lugar de D’Alessandro. Outra dúvida do treinador colorado é em relação ao esquema de jogo. O 3-5-2 deu resultado contra o Fluminense, mas o técnico tem preferência pelo 4-4-2.
O Grêmio está há sete Gre-Nais sem vencer o maior rival. A última vitória foi em Setembro de 2007, pelo brasileirão daquele ano. Este ano foram três confrontos com três vitórias coloradas, todas pelo mesmo placar: 2 a 1.
O Gre-Nal dos 100 anos é o de número 377. A arbitragem será de Leonardo Gaciba. A partida de amanhã inicia às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário