segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do amigo? nem vem...

Então diz que hoje é o tal do dia do amigo. Tudo bem! Eu até recebi algumas mensagens no msn e no orkut referente a tal data e aceitei numa boa, até mesmo para não ser mal educado, mas com certeza quem esperava de mim um "ah, obrigado, pra você também..." ou algo no tipo, com certeza se decepcionou. Não que estas pessoas não sejam amigas ou que não me importe com elas, mas é que realmente não concordo com este tipo de data. Porém, veja bem, não quer dizer que em algum momento da vida eu nunca tenha me aproveitado de alguma data dessas para agradar alguém. É óbvio que já aconteceu, mas acho que quando é no dia-a-dia é muito mais especial. Soa mais espontâneo, entende?
Voltemos a falar no dia de hoje, intitulado dia do amigo. Você com certeza ficou mandando mensagem para seus amigos, parabenizando pela data e recebendo respostas no mesmo tom. Na verdade, a maioria das pessoas fez isso. Mas aí pare e se pergunte. Quantas dessas pessoas fazem isso no dia-a-dia? Quantas das pessoas, que se dizem suas amigas, param em um dia qualquer, olham nos seus olhos e agradecem por sua amizade ou simplesmente o premiam com um gesto amigo? Não tenho a menor dúvida que a minoria teria pessoas assim em sua vida ou tem atitudes como essa. E não estou falando que sou diferente. Não mesmo. Também cometo este equivoco de não valorizar os amigos e só o faço em uma data apontada por alguém para isso.
Na verdade nem é uma desvalorização, pois acho que todos valorizamos as verdadeiras amizades, que por sinal são raras, mas é que não demonstramos isso. Mas hoje, porque alguém um dia disse que dia 20 de Julho era o dia do amigo, aí todo mundo lembra daquela pessoa que é especial e lá vai ela dar o "feliz dia do amigo fulano...". Muitas vezes, nunca disse para a pessoa que considerava-a como um amigo, mas nesse dia, ah não, nesse dia eu lembrei de você...hipocrisia...
Enfim, "Dia do amigo" é aquele dia que você e seu amigo estão juntos, seja para comemorar as vitórias ou para chorar as derrotas. Quando vocês estão juntos, apenas por estar, por gostar da companhia. Quando você precisa desabafar e aquela pessoa que você tem por amiga, está ali, pronta para ouvir e ajudar. Quando você estende a mão para seus amigos, seja literalmente ou não. Quando vocês cansam de falar tanta bobagem juntos, não aguentam mais rir e quando param e se olham o que sai é uma gargalhada só. Porque? Porque você se diverte com seus amigos e isso faz você ser feliz. Nossa... e que saudade dos meus amigos da adolescência... joninha, die, dion, nei... aqueles são mais que amigos, são irmãos... e era assim que eu me sentia com eles... feliz e certo de poder contar com cada um quando precisasse e a mesma coisa do contrário.
Dia do amigo é quando o verdadeiro sentido da amizade aflora em nossas atitudes diárias. A cumplicidade, o carinho, a compreensão e as broncas também. Porque amigo não é aquele que só afaga, mas também aquele que sabe a hora de dizer o que tem que ser dito, para ajudar a pessoa querida.
Enfim, caro leitor, dia do amigo é quando a amizade se faz presente e não em alguma data que alguém escolheu por algum motivo qualquer. Comemore suas amizades todos os dias, mas as verdadeiras, pois no dia que você realmente precisar de alguém, só os verdadeiros amigos estarão ao teu lado e falo isso por experiência própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário