quinta-feira, 22 de abril de 2010

Se eu estou bem, você que se f***


E vamos seguir falando em chuva. Como está relatado no texto abaixo, eu gosto muito deste fenômeno da natureza. Mas parece que foi só eu falar/escrever isso, que a danada resolveu se instalar aqui na região onde eu moro. E sabe como é né, eu gosto da chuva, mas não de me molhar com ela. Mas enfim, o que quero contar aqui é algo que acontece e é comum em dias de chuva e ralata aquela coisa do egoísmo das pessoas. Sabe, mais ou menos aquilo que está relatado no texto sobre os fones de ouvido, que só a "minha" vontade interessa, independente dos outros. Enfim...
Desde que me entendo por gente, não gosto de usar guarda-chuvas. Não consigo. Quando está aberto e sendo usado, ele fica batendo em tudo, indo pra um lado e pra outro com o vento. No fim, vira uma luta para segurar o dito cujo e o banho de chuva é quase o mesmo do que se estivesse sem ele. Quando está fechado, é outro incômodo. Se você entra em algum local com ele, parece que gosta de provocar. Tu larga ele num canto, escorado na parede, ele cai. Tu vai, junta, coloca em outro canto bem escoradinho, ele cai. Vai lá meu, junta ele de novo, escora em outro lugar e lá está o desgramado molhando algo muito importante para alguém. É um saco.
Por estes e outros motivos que eu nunca gostei de usar tal objeto. Sempre preferi pegar aquele casaquinho com capuz e sair pelas ruas, meio encolhido, andando embaixo das marquizes (que existem aos montes) e me protegendo da chuva. Me molho um pouco mais, mas pelo menos não me irrito com o guarda-chuva.
Mas quando se caminha na chuva, sem guarda-chuvas, é óbvio que quanto menos você ficar exposto ao tempo, melhor. Por isso o espaço embaixo das marquizes é tão importante.
Aí aparece algo que me irrita (sim, você pergunta ironicamente, o Mr. está irritado com algo?). Por que as pessoas que andam com seus guarda-chuvas teimam em andar também embaixo das marquizes, ocupando o espaço que é mais importante para quem NÃO está usando um guarda-chuva, seja por ter sido pego de surpresa ou simplesmente porque não gosta (meu caso)?
Tudo bem, eu até aceito que algumas fazem isso por mera distração, por instinto até. Olham para a marquize e automaticamente vão indo para baixo dela, mesmo estando com o guarda-chuva em punho. Mas tenho certeza que outras fazem de propósito. "Pouco importa se aquele outro ali está sem guarda-chuva. Eu vou para baixo da marquize e ele que se molhe", devem pensar.
Outra fato que acontece no dia de chuva. Você está ali, sem guarda-chuva, andando e até correndo para tentar se molhar o mínimo possível. Chega em um cruzamento para tentar atravessar a rua. Aí você pensa que algum carro para e deixa tu passar, mesmo que estejas na faixa? Nem a pau juvenal! Mesmo estando de carro, protegido pela chuva e tendo a possibilidade de chegar muito mais rápido que qualquer um que ande a pé, a seu destino, o motorista não pode perder 10 segundos (quando muito) para deixar você passar. Mais uma vez, parece que fazem de propósito e também contagiados com essa infernal corrida maluca que acontece nas ruas e avenidas de nossas cidades.
Enfim, esses são apenas alguns retratos, mínimos, singelos, de como ninguém pensa no bem do próximo. Ninguem quer nem saber se tu está ou não em apuros. O que importa é o EU. A MINHA vontade tem que prevalescer. O MEU bem estar tem que ser prioridade, independente dos outros. É o bom e velho egoísmo, ou chame lá como você bem entender.

Até a próxima.

4 comentários:

  1. Como uso aparelhos auditivos, eu sou obrigada a usar guarda-chuva. Sempre procuro ter uma sombrinha pequena na minha bolsa para caso a chuva aparecer sem me avisar.

    Quando eu era mais nova, vivia perdendo as sombrinhas em qualquer lugar. Os vendedores eram felizes comigo, pois precisava comprar outra. Teve uma vez que esqueci a sombrinha de minha irmã e ela ficou uma fera. A sombrinha era linda e para ganhar o perdão de minha irmã, comprei uma mais linda e bem cara. Claro que antes de comprar, eu procurei nos lugares por onde eu estive com a sombrinha dela.

    Por falar nos vendedores, era só a chuva teimar em aparecer que eles surgiam em todos os lugares quando morava em Floripa, principalmente no centro da cidade e próximo do terminal de ônibus. Achava incrível isso.

    Graças a Deus, Mr. Gomelli, que nunca fui molhada por causa dos motoristas não atenciosos. Uma vez quase fui molhada. Escapei a tempo, mas não consegui sem ficar irritada com a atitude do motorista. Imagine se eu ganhasse um banho! Creio que iria ficar pulando de raiva e/ou falar um monte de palavrões. E eu como motorista, também não molhei um pedestre. Se acontecesse, iria parar o carro e pedir desculpa ao pedestre. Já houve situações assim: diminui a velocidade do carro por perceber uma grande poça de água e não querer dar banho em um pedestre. Qual é o resultado: ganhei um xingamento do motorista do veículo que vinha atrás de mim e me ultrapassou. Pode?

    Viu? O seu texto me fez refletir e escrever bastante aqui. Isso é prova de que está muito bom. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. hehehe...que bom que gostou Lu... eu me irrito com a pressa dos motoristas sabe... eh essa coisa de chegar rapido a tudo q eh lugar... q coisa isso...

    mas eu nunca gostei mesmo de guarda-chuva... hehe

    obrigado pela audienciaa... =)

    ResponderExcluir
  3. Mr. Gomelli, parece que a chuva nasceu pra mostrar o quanto somos egoístas, hein..
    Escrevi sobre isso, de pensarmos primeiro em nós mesmos, algum tempo atrás depois de ver que a chuva ia chegar e as pessoas queriam chegar em casa antes.. não sei se já leu.
    Agora, lendo seu texto, passo a ter mais certeza de que a chuva, além de servir para molhar as plantinhas, aumentar o nível dos rios e derrubar encostas, serve também para o outro perceber o quanto egoísta é.. Isso porque é bem difícil um egoísta se perceber egoísta.. Bem, todos somos, acho, nem que seja um pouco.. De vez em quando abrimos guarda chuvas que atrapalham alguém. Mesmo que por distração. Mas acontece.

    Parabéns pelos textos.. sou leitor do seu blog sempre. Não comento apenas por preguiça de logar..rs.. Agora resolvi comentar nesse aqui pois o mais recente fala de futebol e.. eu nada entendo.. gosto mais da chuva..
    Sei que choveu no jogo do Corinthians e Flamengo ontem. Não sei o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Olha quem aparece novamente... grande Fred...

    Como estas? quando vai nos presentera com outra obra prima lá naquela Varanda? hehe...

    Que bom que tem acompanhado...eu sempre dou uma passada na varanda para ver se tem algum texto novo teu...

    Sobre a chuva e o egoísmo...realmente adoro a chuva e concordo que todos somos egoistas em algumas situações... hehe... mas eh bom tentar evitar neh...

    Abraço e valeu pela audiência!

    ResponderExcluir