Se você está imaginando que este texto vai tratar de algum grande crime ou algum escândalo recente envolvendo fraudes, estás enganado (a). Vou falar de futebol, mais precisamente sobre a Copa do Mundo da África do Sul. Nesta terça-feira aconteceu um clássico europeu pelo mundial. Enfrentaram-se Espanha e Portugal. O jogo acabou com a vitória da Espanha por 1 a 0 e uma constatação. O grande astro, grande esperança da Seleção portuguesa não é todo esse jogador que falam.
"Cristiano Ronaldo é uma fraude!!!". Assim definiu o repórter da Rádio Gaúcha, Luciano Périco, o "Lucianinho". Lucianinho está junto à equipe do Grupo RBS na África do Sul e a definição foi postada em seu twitter.
Eu estou citando esta frase dele pois concordo plenamente e tentarei argumentar aqui o porquê de pensar assim.
O que se espera de um craque de futebol? O craque de uma equipe é aquele jogador que na hora da verdade, do jogo decisivo, ele chama a responsabilidade. Craques normalmente são líderes das suas equipes, servem como exemplos para os próprios companheiros. E o luso foi extamente o oposto disso na Copa do Mundo. Na verdade, a participação de Cristiano Ronaldo no mundial se transformou em uma grande piada.
O jogador parecia deslumbrado. A cada lance, a cada corrida, a cada passe, assim que a câmera focava o camisa 7 de Portugal, ele estava olhando para os telões. No jogo com o Brasil, por exemplo. Teve um momento que após um lance, Cris Ronaldo olhou para o telão e fez aquela limpadinha dos dentes com a lingua. Foi muito engraçado e lamentável, pois em um jogo de Copa ou qualquer outro decisivo, o jogador deve estar concentrado em cumprir bem seu papel e não em como está sua aparência.
A sua participação foi tão pífia futebolisticamente falando e chamou tanto a atenção por sua preocupação em se olhar nos telões dos estádios onde jogou, que piadas não faltaram. A mais engraçada, na minha opinião, foi uma postada no Blog "Kibeloco", que é um site humorístico. Lá estavam as "estatísticas" do atacante português: "Também pudera! Olha as estatísticas do Cristiano Ronaldo: passes, 22; faltas, 4; finalizações, 2; olhadinhas no telão para conferir o penteado, 342".
No jogo desta terça, o derradeiro da participação lusa na Copa, ele decepcionou mais uma vez. Repito a pergunta: o que se espera do grande craque da equipe? Que ele assuma seu papel e seja decisivo. E isso, Cristiano Ronaldo esteve longe, mas muito longe mesmo, de fazer.
Nos últimos minutos do jogo, a Espanha tratava de segurar o resultado e Portugal pressionava, tentando o gol de empate. A bola chega em Cristiano Ronaldo na ponta esquerda. Ele domina, faz a finta para o centro e arrisca o chute, que sai fraco, rasteiro e muito longe do gol. Tão pífio quanto a participação daquele que é tratado como grande craque do futebol mundial.
Eu já assisti muitos jogos com Cristiano Ronaldo em campo. Tanto nos tempos de Manchester Unidet (Inglaterra), quanto atualmente no Real Madrid (Espanha) e também na seleção portuguesa. E nunca, nunca mesmo, consegui ver ele ser decisivo. Então, meus amigos, Cristiano Ronaldo é um craque criado pela mídia, um craque que não existe.
Enfim, como bem definiu Luciano Périco, Cristiano Ronaldo é uma fraude!