terça-feira, 15 de junho de 2010

Emoção a flor da pele!

No 5º dia de jogos da Copa do Mundo da África do Sul, lá estavam duas seleções perfiladas para a execução do hino nacional. Uma delas, pentacampeã do mundo, a outra, participando pela 2ª vez. No momento da execução do hino nacional, a emoção de estar ali, representando um país que tem uma administração conturbada, um dos atletas não resiste. No seu rosto, ao invés de um sorriso, rolam as lágrimas. A emoção está a flor da pele.

Alguns minutos depois, no 2º tempo da partida mais exatamente, um gol, o momento máximo do futebol. Já é emocionante por si, em uma Copa do Mundo então, a emoção se multiplica. E ali, após o chute forte de perna direita e do abraço dos companheiros, outro jogador quase vai às lágrimas. A emoção está a flor da pele.


Antes disso, antes desta partida, também no 5º dia de jogos, duas seleções se enfrentam. Nenhuma com grande história em Copas e também sem grandes esperanças de título. Na verdade, só o fato de estar lá, participando e representando suas nações, já é motivo de orgulho. Então o jogo transcorre equilibrado. Uma delas abre o placar, era a favorita. Mas no último minuto de jogo, a seleção com menos nome, onde o futebol ainda é praticamente amador, marca seu gol. O jogador corre, corre, tira a camisa, corre, grita, é abraçado pelos companheiros e corre, como se aquela corrida fosse a última de sua vida. É a euforia do gol. É a emoção a flor da pele.
Estes são apenas três exemplos de como a Copa do Mundo mexe com a emoção das pessoas. São exemplos de atletas, de jogadores, que lá estão a serviço de suas nações. Mas se sairmos às ruas em dias de jogos ou mesmo repararmos nas torcidas, nos estádios da África do Sul, veremos que esta mesma emoção está em todos. Que a Copa do Mundo contagiou o mundo, os torcedores.
E nada melhor que as lágrimas de um jogador ao ouvir o hino de sua pátria, caso do atacante Jong Tae-Se (foto 1), destaque da Coreia do Norte, que chorava copiosamente na execução do hino nacional. Nada melhor que a emoção de Maicon (foto 2), lateral direito da Seleção Brasileira, ao marcar o 1º gol do Brasil na Copa, sem se conter, indo às lágrimas. Nada melhor que o sorriso, que a euforia extrema de um atleta como o zagueiro Reid (foto 3), da Nova Zelândia, ao marcar um gol que entra para a história das Copas e principalmente do seu país. Nada melhor que momentos como estes, para mostrar como este mundial mexe com a gente. É a emoção a flor da pele.

4 comentários:

  1. Muito bom! Por isso não perco um jogo! ueheuheue. Como tu disse, copa é isso: emocação a flor da pele! abraço!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Ritter... muito legal ver como mexe com estes jogadores, que na maioria das vezes são tão frios... hehehe...

    eu também não to perdendo um...heheh...

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Senti o texto ser escrito com emoção à flor da pele, Mr. Gomelli. Gostei!

    Quanto ao jogo da Coreia do Norte e do Brasil, o que mais chamou a minha atenção e me emocionou foi o choro do jogador da Coreia do Norte. Deve ter lutado muito por estar ali e se sentir responsável por representar o seu povo tão sofrido. Palmas para ele.

    Quando começou a competição, fiquei atenta ao desempenho dos jogadores. Mas... Os brasileiros não estavam mostrando o seu fubebol... Aí vem a minha confissão que aposto que você não vai nem gostar um pouco, hehe: cochilei em uma parte do jogo. Estava sozinha no quarto dos meus pais, pois a sala ficou sem assento para mim. Dava para dar um jeitinho, mas quis logo ficar numa cama aconchegante (também estava exausta e com a rinite me atacando por vários dias). Quando o Maicon fez o gol, o meu interesse voltou.

    Humm... Espero encontrar aqui a sua opinião sobre o jogo Brasil 3 x 1 Costa do Marfim.

    Um abração da Lu!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luuu...quanto tempo...hehe...

    sim, normalmente quando falo de futebol, falo com emoção...hehe...

    Sobre o Norte-Coreano, realmente, deve ter passado um filme na cabeça dele... imaginemos como foi a vida dele até chegar a um momento tão grandioso como representar a própria patria...

    sobre ver o jogo... até eu quase dormi porque tava bem ruinzinho mesmo... hehe...estas perdoada...ainda mais numa cama né Lu...

    a seu pedido, vou escrever sobre o jogo do BRasil com a Costa do Marfin... assim que a preguiça das férias me permitir...hehe...

    Abraços do Mr.!...

    ResponderExcluir