domingo, 12 de setembro de 2010

Ahh Porto Alegre...

Estou de volta a blogosfera depois de alguns dias de ausência. Quero explicar que estava meio sem vontade de escrever, talvez  por nervosismo. Tinha uma prova muito difícil no sábado e uma viagem que me preocupava. Foi por isso, viu Soool, que não continuei a história, mas em breve eu retomo ela.  Enfim, deu tudo certo e resolvi escrever esse texto, meio que um diário de viagem. Nada comparado ao que faz o Zaratustra (www.assimfalhouzaratustra.blogspot.com), que tem a oportunidade de relatar seus dias em viagem por diversos países da Europa. Mas, por enquanto, isso é o que está ao meu alcance.
Neste final de semana tive a oportunidade de reativar uma paixão. Mas não pense você que é por alguma guria desse Rio Grande afora. Nada disso. Isso aconteceu pois visitei a capital do meu estado, Porto Alegre. E como eu gosto daquela cidade!
Eu não sei se já escrevi isso aqui no blog, mas eu sou apaixonado por Porto Alegre. Na verdade, eu acho muito legal aquele movimento todo, típico das grandes metrópoles. Provavelmente quando conhecer outras grandes cidades, como a belíssima Curitiba, que vem sendo retratada pela Lu Vieira no seu blog (www.maquinadeletras.blogspot.com), sentirei o mesmo, pois o que me atrai é o universo dos grandes centros. Estou meio cansado dessa coisa de morar no interior, algo meio monótono, por assim dizer. Mas vamos enfim, para o relato da viagem.
A ida foi deveras cansativa. Afinal, ficar nove (eu disse NOVE) horas dentro de um ônibus é muito chato. Se já é ruim para qualquer pessoa, imagine para alguém alto. Não há espaço para as pernas, ou seja, muito difícil de relaxar. Na verdade quando o ônibus está mais vazio, é possível dormir utilizando os dois bancos. Agora, quando está lotado, como era o caso, fica impossível. O jeito foi ir ouvindo uma musiquinha e pensando na vida... hehe. O pior mesmo foi quando acabou a bateria do MP3. Aí sim, sem música e tendo que aguentar os dois tagarelas do bando ao lado, que não paravam de falar, ficou mais chata ainda a viagem. Ela só melhorou quando comecei a conversar com a moça sentada ao meu lado. Foi depois de quatro horas na estrada e acho que foi meio que uma última tentativa, de ambos, de fazer o tempo passar. Deu certo e quando vimos, o "busão" já estava na Região Metropolitana.
A estadia em Porto Alegre foi muito divertida. Contei com a ajuda importantíssima do Eduardo Ritter (www.orebate-eduardoritter.blogspot.com) para me orientar pela cidade. Ele conhece bem aquele território. E assim, entre uma caminhada e outra, ou entre uma "viagem" de ônibus e outra, que demos boa risadas. Nem a chuva que caiu durante quase todo dia no sábado foi capaz de tirar o bom humor.
Pena que foram só dois dias. Não deu tempo nem de visitar muita coisa.
Mas já foi suficiente  para realçar minha paixão pela cidade. Claro, uma coisa é morar, outra é visitar, mas eu não fui só a passeio. Experimentei um pouco da correria e só serviu mesmo para me mostrar que é em um lugar assim que eu quero viver. Eu quero estar onde as coisas acontecem, não nessa pasmaceira de interior. Tem muita gente que pensa exatamente o oposto, mas aí é como eu sempre digo: cadum cadum (hehe)
Ah, sobre a prova, estava bem difícil, como eu já esperava. Agora é aguardar o resultado que deve sair nos próximos dias. 
O ponto negativo da viagem foi quebrar meu celular, que estava dentro do meu bolso. Estava passando por uma mesa e bati a perna na quina. Só que a batida foi bem onde estava o celular, que acabou tendo a tela rachada. Ficou sem funcionalidade e inutilizável, mas essas coisas acontecem.

Acho que era isso. Não ficou um relato tão rico em detalhes, porque se eu fizesse isso teria que dividir o texto em pelo menos três. Mas já valeu, eu acho...

Até a próxima!

10 comentários:

  1. Vale a pena detalhar mais. Numa dessas você tem alguma dica importante pra quem vai até lá. E quanto ao post do Zaratrusta, Blumenau já tem bicicletas públicas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. medooo de tu e o dudu em poa... conheceu o bar do tio??? amooo poaa, antes de morar lá odiava, mas agora eu amo hehehe falow mala!

    ResponderExcluir
  3. Opa... temos visitas novas no blog... hehe

    sejam bem-vindos!

    L.S. Alves,

    realmente pensando assim valeria a pena detalhar um pouco mais... de repente em posts futuros eu volto ao assunto sobre alguns aspectos que achei interessantes, como a estrutura da PUC, por exemplo. Valeu pela dica.

    Sobre as bicicletas públicas em Blumenau, será que funciona o projeto? hehe... legal, se soubesse tinha alugado uma ano passado quando estive por lá...

    valeu pela visita aeee...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Hey Carol... maaaalaaaa... hehe...

    pois olha... não tem porque ter medo... somos muito comportados... (:p)... haha...

    conheci sim... quase viciei na máquina de músicas... hehe

    eu amo PoA mesmo sem morar lá.. e se tudo der certo, em breve me abanco por lá... hehe...

    valeu pela visita aee...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. auhauahuahuahuah. porra, tb tenho q escreve minha versao da viagem..auhauhaua mas o mais engraçado foi teu celular fazendo akele barulho estranho sem parar na parada d bus..auahuahuahau. carai. pow, eu adoro poa tb, se deus quiser, logo estarei d volta! uahauhaua. abração aeh browww, qdo precisa d novo, soh prende o grito!! (e pena q o gremio jogo fora d casa nesse findi...)

    ResponderExcluir
  6. ae manolo... tenho que ler a tua versão... com certeza vai estar boa... hahaha...

    baaah... aquele barulho estranho era o despertador... ñ parava de tocar... que saco... bah... ri mt aqui agora que lembrei...hahahaha

    velho... valeu mesmo pela força lá... muito show...e pena mesmo que não deu pra ir no Monumental... mas tua secada lá deu certo hein... empataram com o lanterna... hahaha...

    valeu... abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oh meu Amigo Gomeliiiiiiiiiiiiiiii!!!!Eu já cá tinha vindo umas vezitas e estava sempre o mesmo post.Olha, vai daí, desisti e...lixei-me porque o Pedro já tinha regressado!!!

    Pois é,nós só gostamos daquilo que não temos, né?Eu não gosto de cidades grandes, ou melhor, deteeeeesto...talvez porque sempre morei nelas.São gostos,né? O/os interiores são bem mais calminhos e menos tumultuosos.Não há tanta criminalidade e de uma forma geral as pessoas são mais Verdadeiras, mais Afectuosas...Isto, cá em Portugal, claro, sobre o Brasil não sei, mas sei que nunca iria para um Rio, um S.Paulo ou outra que tal...Olha, eu morria se andasse 9 horas de "autocarro"!!!Deus me livre, dáva-me um treco com toda a certeza :)))))

    Ri-me com a cena do celular(por cá telemóvel).Eu nunca partiria o meu assim, ahahahahah...quem manda ter perna alta?Se medisse 1,58 como eu, a perna nunca chegava à quina da mesa:))))

    Bom, amanhã volto,sim?Agora, trabalhou a todo o gás e eu ando muito atrasada!!!

    Já são 4,25h da madrugada e continuo para aqui a teclar...ai,ai...que nunca mais vejo cama hoje!!

    Boa Sorte, ou melhor, bom resultado para o tal trabalho.

    Beijinhos e...Até amanhã

    ResponderExcluir
  8. Oi Sol... bom te receber novamente...

    olha, quanto aos gostos, realmente cada um tem o seu... eu concordo que as cidades pequenas têm suas peculiaridades que são boas em relação às grandes cidades, como bem mencionaste, mas os grandes centros também têm seus aspectos positivos. Ao contrário de ti, sempre morei no interior, talvez por isso tenho essa vontade de morar em uma cidade grande... vamos ver o que eu vou dizer depois que conseguir.

    Bah, foi muito azar quebrar o meu celular (ou telemóvel). E realmente, se eu fosse um pouco mais baixo não teria acontecido... hehe...na hora eu fiquei bem chateado... mas passou jah... só ruim que vou ter que comprar um novo... hehe

    valeu pelo boa sorte... estou na espera dos resultados... hehe

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Porto Alegre, um lugar que tive uma rápida passagem durante uma viagem para Canela e Gramado. E pretendo voltar para conhecê-la melhor. Não deixe de escrever mais sobre ela. Um abração!

    ResponderExcluir
  10. Oi Luu... acho que não é tão bela e arrumada como Coritiba... mas eu sou apaixonado por Porto Alegre... ainda vou morar lá...nem que seja só por uns meses, mas vou... hehe...

    vou pensar em algo para escrever... abraços, moça!

    ResponderExcluir