sábado, 23 de outubro de 2010

Bom exemplo!

E o Mr. voltou. Andava meio sumido...hehe.

Pois o que aconteceu foi que a preguiça me dominou essa semana. Já vinha com um certo acúmulo de cansaço, sono e, por consequência, preguiça. Tenho essa mania de dormir pouco que acaba dando nisso né. Mas acho que o estopim foi uma viagem que fiz no final de semana passado. Fiquei cerca de 48 horas sem dormir e essa semana o que eu mais fiz foi dormir. Até pensei em vir aqui escrever algo, mas na hora acabava desistindo...hehe.

Bom, espero que meus leitores não tenham me abandonado por causa do sumiço.

Voltei hoje para contar algo que eu percebi nesta semana, uma coisa que apareceu na minha rotina, e que me chamou a atenção.

Eu costumo utilizar o transporte público para ir trabalhar. Então, durante o dia pego quatro ônibus, que me levam de casa para o trabalho e vice-versa. Uma coisa que sempre notei, que normalmente me incomoda, é a forma pouco gentil que os funcionários desse serviço, tratam nós, passageiros/clientes.
Alguns chegam a ser rudes, sem a menor preocupação com o lado humano mesmo. É motorista que arranca de qualquer maneira quase derrubando as pessoas ou que param longe do meio fio, dificultando o acesso ao ônibus, principalmente pelos idosos. Ou os cobradores, normalmente mal-encarados, mau-humorados, que nem sequer cumprimentam os passageiros. Maus exemplos não faltam. Pelo contrário, são a maioria.

Pois bem, o que aconteceu nesta semana foi o seguinte. Na terça-feira, saí mais cedo do trabalho e peguei um ônibus que não costumo pegar, ou seja, nunca tinha visto o cobrador, nem o motorista do tal ônibus. E o que me surpreendeu foi a forma como o cobrador interagia com os passageiros. Cada um que entrava ou que passava pela catraca, ele conversava, fazia brincadeiras, fazia questão de ajudar com sacolas e pacotes e uma frase emblemática para mim, foi quando subiu uma senhora de idade, com bastante dificuldade para subir os degraus do ônibus. Ele observou isso e fez um sinal para o motorista não arrancar com o ônibus. Depois virou para a senhora e disse: "cuidado aí vozinha, um degrau de cada vez...", e espichou o braço para ajudar.
Eu fiquei surpreso com o comportamento dele. Tão surpreso que dei os parabéns quando passei pela roleta.

Como disse antes, é algo raro e não só com cobradores e motoristas de ônibus. Acho que as pessoas parecem que não se preocupam mais em ser gentis umas com as outras. Só pensam no próprio umbigo. E por isso mesmo me sensibilizei com o comportamento desse cobrador.

Enfim, acho que embora pareça que não, ainda existem pessoas dispostas a mudar as coisas com pequenos gestos. Tomara que aos poucos mais e mais pessoas sejam "contaminadas" com essas atitudes e passem a agir de forma semelhante. Quem sabe assim, um dia esse "mundo ideal" deixe de ser apenas mais uma utopia, não é mesmo!?!

Bom, por hoje era isso. Um grande abraço e até a próxima! =)

15 comentários:

  1. Ahhh, bate aqui ó mano e dá cá mais cinco! mas parece que você andou dormindo de mais e claro, quem diz dormindo diz sonhando! cá pra mim foi isso, falta de sono levou a que pensasse que viu o que não viu ehhhhh, mas congratulo-me por isso (a ser verdade) sempre duvidando!...
    Aqui há disso, é que eles são obrigados pelo serviço...deve ser, costumo enfiar-me no combóio para ir visitar a Sol e só vejo os cobradores de farda cinzenta, gravatinha e tudo, pedem por favor os bilhetes, furam e passam... e nos autocarros é igual, também ando raramente mas quando ando até admiro a condução deles, são anos e anos, e não raro nas longas viagens há sempre um passageiro ou amigo que vai pró banco da frente meter conversa...

    Ora, faça-se um abaixo assinado... detesto motorista burro, se assim for sou capaz de fazer queixa na central, mas tal nunca me aconteceu... e o seu Brásiu é grande, grande e há muita gente ganhando super mal, trabalhando horas de mais para os tais chefões meterem no bolso, é isso aí.

    Muitos abraços da laura

    ResponderExcluir
  2. Oi Laurinha...

    claro que há muita gente ganhando mal, não só aqui, mas mesmo assim não se justifica. O cliente, a princípio, não é o culpado por isso.

    eles têm muito incomodo no dia-a-dia, mas mesmo assim acho que não se justifica... hehehe


    abração pra você, moça!

    ResponderExcluir
  3. sim e existem pessoas q do nada chamam as outras de mala = 0!!! hahuahuaa mas tb me indigno com os ditos cobradores, mal eles sabem que daki uns tempos esta profissão estará em extinção, como já acontece em outros lugares... dá até vontade de falar isso pra eles qdo são mal educados: bem feito que vcs ficarão desempregados seus grossos...mas daí é crueldade demais...tb acho que a profissão deles é estressante, e que isso tb não justifica...mas qm sabe as empresas poderiam fazer programas para trabalhar esses aspectos com os funcionários... mas isso cu$$ta...enfim... por enqto vamos abstraindo!

    ResponderExcluir
  4. aqui na europa por exemplo nao existem cobradores. então resta só o motorista mal-educado eheh

    mas existem exceções, em todas as profissões.

    ResponderExcluir
  5. Ei Gomelli, quem fala e ônibus sou eu..rsrs. Tá, eu estou sumido... você pode escrever..rs. Brincadeira.
    Aui na minha cidade é diferente, acredite. Aqui só existe uma empresa d ônibus que faz transporte dentro do municipio, talvez por isso. E a empresa tem esses cuidados. Por exemplo, se entra uma pessoa com um bebe, o motorista só si depois q essa está sentada. Coisas assim. Claro,há exceção. Mas a exceção dos que vejo por aqui é pro lado ruim.
    Mas.. bons exemplos são sempre bons e devem mesmo ser identificados e comentados. Merecem um texto só pra eles..rs
    Sabemos uito bem criticar, temos que saber também falar bem.. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol... bom te receber ae di novo...

    olha... pra começar, tu sabe que é uma malaaa... hehe...

    mas sobre os cobradores, é bem possível que a profissão seja extinta mesmo, mas no ritmo que as coisas acontecem aqui no Brasiu (como diz a Laurinha) acho que ainda vai demorar e sendo assim, teremos que aguentar isso por um longo tempo.

    A profissão é estressante até certo ponto, mas mesmo assim, é preciso manter o lado humano das relações e é isso que vem sumindo. Claro que isso parece hipocrisia da minha parte, mas é o que eu acho...

    enfim... as empressas só querem saber de aumentar o valor das passagens... bem capaz que vão gastar para melhorar o serviço...

    valeu pela visitaa...

    abração!

    ResponderExcluir
  7. Opa... seja bem-vindo mais uma vez, Zaratustra...

    como escrevi na resposta acima, acho que aqui no Brasil ainda vai dmeorar para ficar só os motoristas, que como você disse, também são estressados e mal-educados, na sua grande maioria... hehe

    mas é verdade também que as exceções existem...

    enfim, obrigado pela visita e volte sempre.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fred... bom te receber aqui de novo.

    Pois é rapaz, quando fui escrever, pensei a mesma coisa. Ia até comentar no início do texto, mas acabei não comentando. textos sobre ônibus e suas histórias são do Fred... hehe

    Cara...que legal tu contar que aí o comportamento é diferente... muito legal mesmo... que sorte a de vocês...

    mas aqui também é uma só empresa e aí que eu acho que está o problema. Sabe como é, né... não tem concorrência... fazem o que bem entendem...

    você falu muito bem no final do seu comentário. Somos ótimos para criticar e apontar falhas... é bom ressaltar o aspecto positivo das coisas também às vezes...

    mas hein... tá mais que na hora de vocês voltarem com os textos lá na Varanda né... o.O

    vamos lá, vamos lá... hehe

    obrigado pela visita...

    abraço!

    ResponderExcluir
  9. pow, achei que tinha se aposentado maluco! euheuheue. pow, infelizmente caras desse tipo não são valorizados pelos seus chefes como deveriam... se facilita, ainda é demitido por tratar bem os passageiros. mas é bem como tu disse, hoje em dia o "estar nem aí para os outros" não é exclusividade de motoristas e cobradores, é geral. por isso, quando aparece alguém simpático e atencioso (tipow nós..auhaua) chama a atenção... euheuheue. abraço aeh maluco!

    ResponderExcluir
  10. Olá Mister,desculpa a minha ausênsia mas agora "passeio" pouco por estas bandas...

    1º- Acho imensa piada à pronúncia e vocábulos brasileiros, alguns deles que desconhecia!É muito giro ler em Brásilero,né?A gente fica sabendo sabendo cada termo:)))))

    ***********************************************
    Pois é, por cá já não existem os irritantes cobradores,mas sobram(lá terá que ser),por o autocarro aínda não anda sózinho, os jeitosos dos motoristas.Alguns aínda escapam, mas falando na generalidade são bem brutinhos e malcriados.Mas o pior...o pior são os próprios passageiros portadores de uma tremenda falta de valores!!!Eu ando muito pouco de autocarro,mas, quando isso acontece apercebo-me da insensibilidade das pessoas.Podem ver pessoas idosas de pé,aflitas por se equilibrar mas,a paisagem lá fora é tão bonita...penso que percebeste!Fazem de conta, olham pela janela,disfarçam, e são incapazes oferecer o lugar...Há lugares reservados a deficientes e mulheres grávidas ou com crianças ao colo mas o pessoal(bem educado!!)não está nem aí...É preciso chamar a atenção o que por vezes desencadeia focinhos tortos...

    É de louvar a atitude desse cobrador.Quem sabe uma esperança num futuro mais humano...

    Gomelli, agora vou "subir" para ver o que há mais acima...ahahahahahah,o que vale estes degrausitos são virtuais...

    Beijinhos e...Até já

    ResponderExcluir
  11. Ah Sol... isso dos passageiros não respeitarem os bancos preferenciais também acontece muito por aqui... eu acho um absurdo... na verdade, quando entro no ônibus e só tem aqueles lugares vagos, nem sento... fico de pé mesmo...

    é outro fato lamentável, mas acontece muito...

    sobre o nosso idioma igual, mas diferente... gostaria que explicasse pra mim o que te causou tanta graça... hehehe

    abração, moça!

    ResponderExcluir
  12. Que bom relato! É tão bom saber sobre alguém que faz a diferença no mundo. Parabéns para o cobrador. E também para você que observou e valorizou os atos do cobrador.

    Enquanto lia aqui, muitas lembranças surgiram em minha mente. Mesmo correndo e acenando, várias vezes perdi o ônibus em Joinville. Ficava louca da vida! O motorista fingia que não me via. Na época, não tinha horários fixos para pegar ônibus. Usava o coletivo várias vezes.

    Quando fui morar em São José, cidade colada de Floripa, vivenciei situações diferentes. Certo dia estava saindo do meu apartamento que ficava a um quarteirão do ponto de ônibus. Já havia passado do meu ponto e, mesmo assim, o motorista conseguiu me ver e parou na rua. Fiquei muito feliz com a atitude e saí correndo em direção ao ônibus que me aguardava. Teve outra ocasião um outro motorista fez a mesma coisa quando me viu. Só que eu não ia pegar o coletivo. O motorista abriu a porta depois de passar do ponto de ônibus e perguntou gestualmente se eu desejava entrar. Respondi usando as minhas mãos e a voz de longe: "Não, obrigada!". Depois fiquei a pensar de como me tornei conhecida pelos motoristas e cobradores. Nunca cheguei a conversar. Apenas dava cumprimentava com "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". E eles respondiam a mesma coisa. Pequenas atitudes que fazem muita diferença para mim.

    Em Joinville, dava "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite", mas não era vista com bons olhos pelos outros passageiros. Não sabia o motivo disso até chegar o dia que eu parei de fazer isso. Quando fui morar em Floripa e São José, eu me surprendi quando o motorista e o cobrador me cumprimentavam. Não era sempre assim. Eles faziam a mesma coisa para os outros passageiros. Então, voltei a ter o hábito de cumprimentá-los.

    Agora estou de volta em Joinville. As lições que aprendi lá estão sendo colocadas em prática aqui.

    Ah, Mr. Gomelli, você está me dando inspiração e ideia para escrever sobre o transporte coletivo e os bons exemplos das pessoas. Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Luuu... você citou algo que também já aconteceu muito comigo... motoristas que fazem de conta que não enxergam a gente correndo feito doido pra chegar a tempo no ponto de ônibus... é uma coisa muito irritante...já aconteceu MUITAS vezes comigo...

    então faça trate de colocar essa inspiração pra fora e escrever um post sobre isso... hehe...

    abração, moça!

    ResponderExcluir
  14. Oh Gomelli!!! Nada de especial!Acho muito piada à forma como voçês pronunciam as palavras(para mim com muito encanto), e os termos que usam(bem diferentes dos nossos embora alguns signifiquem a mesma coisa)dão uma textura leve e muito engraçada a qualquer texto.Apenas isso amigo!Não me digas que ficaste a encucar no que eu disse!...

    Exemplo:Adorei o "meio fio"//"espichou"(por cá espichar significa furar uma vasilha para lhe extrair o líquido)//"roleta"(jogo de azar)próprio de casino//"catraca"(um termo engraçado)...percebes agora porque achei piada?

    Nada de mais...e volto a frisar que ADORO a vossa/nossa língua...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Soool... não fiquei encucado, apenas curioso mesmo... hehe... também acho muito interessante o português falado aí e na verdade,ainda quero aprender as diferenças de significados de algumas palavras...

    abração!

    ResponderExcluir