domingo, 31 de outubro de 2010

(Outro) Bom exemplo!


A reviravolta na vida de Vinicius 
Streda após a publicação de livro


A vida pacata que Vinicius Streda levava em Santo Cristo, trabalhando no mercado e de vez em quando indo a bailes da Indústria Musical, mudou radicalmente a partir de 31 de agosto deste ano. Naquela data, durante o evento “Incluir é Legal”, do Jornal das Missões, ele lançou a 1ª edição do livro “Nunca deixe de sonhar”, escrito com a ajuda da prima, a psicopedagoga Carina Streda.

Desde então, sua rotina mudou. “Agora tenho um roteiro muito puxado, vendendo livros, fazendo palestras, mandando livros pelo Correio”, diz Vinicius, orgulhoso, que desde o lançamento já foi tema de reportagens de jornais locais, do Zero Hora e da RBS TV. O livro, agora na segunda edição, já foi para municípios gaúchos como Novo Hamburgo e Bagé, para Belém do Pará, para Buenos Aires, na Argentina, e até para a Suíça. 
Os primeiros mil exemplares terminaram em cerca de um mês. A segunda edição, com outros mil exemplares, também está sendo comercializada aos poucos, principalmente nos lançamentos e palestras que Vinicius realiza. Nos últimos dias, Vinicius e Carina Streda palestraram em Giruá, Cruz Alta, Cândido Godói, Santa Rosa e Santo Ângelo. A dupla está organizando ainda lançar em outras cidades, como na feira do livro de Passo Fundo. “Estamos sendo chamados para palestrar em escolas, universidades. Já tem palestra marcada para fevereiro”, conta Carina. 
Em sua fala nas palestras, Carina dá uma abordagem mais técnica sobre a educação, enquanto que Vinicius conta experiências da vida familiar e escolar. Algo semelhante ao escrito no livro. Além disso, a obra está sendo traduzida para o espanhol. “Nunca imaginei que o livro fosse ter tanto sucesso. Foi uma surpresa, acredito que ninguém esperava que fosse tão grande assim a procura”, disse Carina Streda, que esteve nesta semana com Vinicius no JM. Ela acrescenta que se surpreendeu com o desempenho de Vinicius nas palestras, ao demonstrar um grande carisma e postura frente ao público.

RETORNO DOS LEITORES
“Eu me sinto muito feliz e emocionado com esse reconhecimento”, afirma o jovem com síndrome de down, complementando que “estou recebendo um carinho muito grande das pessoas”. Uma dessas demonstrações de carinho foi com o leitor Mário Gomes. Após ler o livro, ele retornou em e-mail uma mensagem elogiando a publicação. “Com a minha experiência de 73 anos de existência, com altos e baixos pela senda da vida, fatos assim me emocionam, me ajudam a refletir sobre as nossas responsabilidades, como seres humanos e filhos de Deus. Responsabilidades, que devem nos liberar das amarras do pegajoso egocentrismo. Vinícius, um jovem escritor, luta contra as correntes da discriminação, luta contra as próprias limitações, luta para não perder a autoestima frente as adversidades e obstáculos, que não são poucas, mas sempre acreditando no futuro. Vinícius nos deixa, no seu exemplo de amor, sacrifício e solidariedade, a esperança de um mundo cada vez melhor, onde possamos realmente sonhar. Portanto, nunca deixe de sonhar”, escreveu. 
O mesmo conta Carina Streda com relação a uma outra leitora. “A mãe de uma menina de quatro meses com síndrome de down, que lê tudo o que encontra sobre o assunto, disse que após ler o ‘Nunca deixe de sonhar’ renovou as esperanças de ver o filho ter sucesso na vida”, disse a psicopedagoga. 
Mais informações sobre o livro podem ser obtidas através do blog http://livronuncadeixedesonhar.blogspot.com/.




Como já fiz em outras oportunidades, trago um texto que não é de minha autoria, mas que me chamou a atenção pela qualidade do texto e principalmente, pela relevância do tema. O autor da reportagem, publicada na edição deste sábado (30/10/10) do Jornal das Missões, é o editor do JM, Tiarajú Goldschmidt. Agora  Não consegui colocar a foto do Vinicius que saiu junto com a reportagem, mas vou seguir tentando.
Acho que o texto já diz muito sobre o exemplo que o Vinicius nos transmite, mas não custa nada reforçar que ele e quem tem dado todo o apoio para ele, estão de parabéns pela iniciativa e justamente por passar para nós esse exemplo de força de vontade. Estamos acostumados a reclamar por coisas que acontecem na nossa vida e muitas vezes fazemos isso de "barriga cheia". Que tal parar um pouco de reclamar e transformar os obstáculos em formas de nos impulsionar para grandes conquistas? Fica aí o convite. Eu garanto que vou tentar!

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Mr. Gomelli! Adorei saber disso! Já estou imprimindo para mostrar aos meus pais. Eles, com certeza, vão contar para a associação de Joinville que trabalha com os portadores de Síndrome de Down. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Vinicius é um exemplo de vida.Nós lamentamo-nos quando a vida nos corre menos bem,quando monetáriamente não temos aquilo que supostamente seria o suficiente,quando nos olhamos ao espelho e dizemos que temos este ou aquilo defeito,quando devíamos era agradecer diáriamente por na mesa haver um prato de comida,na carteira o suficiente e, sabermos que nascemos sem problemas de saúde...

    Um Beijo Vinicius...Um Beijo a todos os meninos/jovens/homens com síndrome de Down que,apesar de diferentes são no entanto...TÃO IGUAIS...

    ResponderExcluir
  3. azoo tiara e azoo vini. mto bomo texto! abraço maluco!

    ResponderExcluir
  4. Luu... que bom que gostou...

    mostra pra eles... depois me conta que acharam da história... hehe...

    abração!

    ResponderExcluir
  5. oi Soool... sempre bom te receber por aqui...

    exato... as vezes reclamamos por coisas tão pequenas né... por isso mesmo gostei do exemplo dele... espero ir melhorando nessa questão de "reclamar de barriga cheia"... hehe...

    ahh, ainda espero tu me explicar o que te fez rir tanto no último texto... os vocábulos... hehe

    abração!

    ResponderExcluir
  6. ae manolo... vou transmitir os parabéns... hehe

    abração aeee!

    ResponderExcluir
  7. Viu? nem de propósito deu com meu post... Chegou a hora de os sonhos dele tomarem vida e saírem caminhando por aí...

    Gostei, temos de sonhar sempre com coisas boas, mesmo que a vida por vezes fique doendo demais, a gente tem de fazer das tripas, coração e seguir sempre almejando tudo de nom para a nossa vida.

    Um abraço apertadinho da laura

    ResponderExcluir
  8. Oi Laurinha...

    poiseeh... pior que combinou mesmo... eheheh...

    concordo contigo... fazer o possivel pelos sonhos...e o Vinicius com certeza é um grande exemplo...

    abraço laurinha! =)

    ResponderExcluir