quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rimas pobres, mas rimas...


Ela precisa de pouco para brilhar
Viaja em uma atmosfera só dela
Sim, porque ela é a principal atração
Todos os olhos estão nela

Então ela desfila elegantemente
De um lado a outro com maestria
Um esbarrão aqui, outro ali
Mas nada que lhe tire a magia

Enquanto ela passa
Os homens disputam sua atenção
E ela desfila, cheia de graça
Seja pelo alto, ou seja pelo chão

Aos poucos ela vai chegando ao seu destino
Aí que aumenta a emoção
Cada metro que se aproxima
Acelera o coração

Já são milhões a notá-la
Alguns a idolatram
Outros passam a odiá-la
Mas todos a acompanham

Chegou o grande momento
Quando ela passa pelo último apaixonado
Em um segundo todo o silêncio
Vira um grito de GOL descontrolado

Entrando em clima de Copa... hehe

Tudo culpa do capitalismo!


Quando a gente entra para a faculdade, aquele mundo novo, cheio de expectativas, de experiências pela frente, de novidades, sempre temos aquele sentimento um tanto quanto juvenil, de querer mudar o mundo. Acho que deve acontecer com a maioria das pessoas e na maioria das profissões. No jornalismo então, nem se fala. Comigo não foi diferente. Comecei a estudar jornalismo com aquela ideia de fazer as coisas diferentes do "erros" de outros jornalistas.
Pois bem... nesses quatro anos de curso, mais de uma vez fui teimoso com os professores. Enquanto eles, no alto de suas experiências (de vida e profissional) falavam que vez ou outra o jornalista tinha que deixar seus conceitos de lado, eu defendia que não deixaria isso acontecer. Em uma das cadeiras do curso isso foi debatido com mais ênfase inclusive. Foi na cadeira de "Ética".
Mas mesmo com os argumentos deles, não deixava me convencer de que teria que ceder a certas coisas às vezes. Doce ilusão.
Hoje, estando no mercado de trabalho, percebo como fui tolo. Nós jornalistas, como todos os outros profissionais, estamos sob total domínio do sistema atual. Na verdade, eu culpo mesmo o capitalismo. Acho ele o maior culpado de tudo de ruim que vem acontecendo.
E na minha atuação profissional, ele interfere bastante. Quem disse que a censura acabou? Ela este é muito bem mascarada. E quando não é ela, disfarçada, que atrapalha o trabalho, entra em ação o capitalismo. O lado publicitário SEMPRE tem prioridade em relação ao informativo. Na verdade, acho que se os jornais fossem 90% publicidade, seria o mundo dos sonhos dos seus devidos proprietários. Quem se importa se os textos ficarão pobres, com informações pela metade ou pouco atrativos para os leitores? O importante mesmo é lucrar, lucrar e só lucrar.
Claro, não vou ser tolo também de achar que alguém começaria um negócio sem visar lucros. Isso é uma utopia ridícula. Mas custa se esforçar um pouco para valorizar o trabalho da gente? Poxa, eu estudei quatro anos, alguma coisa eu aprendi lá. Aprendo bastante no dia-a-dia também, mas às vezes acho que tudo que a gente aprende na faculdade não tem valor no mundo "real". Porque a questão financeira vem sempre em 1º lugar.
Isso pode até ser diferente em grandes veículos de comunicação, mas no interior é a dura realidade. Como mudar? Difícil dizer, porque o capitalismo está cada vez mais forte.
E esse texto ficou confuso demais já. Tudo culpa do capitalismo...hehe...

Acho que por hoje era isso...

Até a próxima!

domingo, 23 de maio de 2010

Da série: que letra linda! Darvin - Pensa em mim

Tem tanta música por aí com letras que podem significar muito para quem a ouve. Já escrevi aqui que a música é momento. Não gosto de criar paradigmas, com exceção de alguns poucos "ritmos", que realmente não acho que mereçam minha atenção. Mas enfim...
Como estava falando, existe tanta música que se pararmos para prestar a atenção na letra, acabamos percebendo o quão bela pode ser, mesmo que simples...
Pensando nisso, estou reativando aqui uma espécie de "quadro especial" aqui do blog. O título que identifica estes post`s está ali em cima. E a letra a que me refiro está logo abaixo.

Inspiração dos meus sonhos não quero acordar
Quero ficar só contigo não vou poder voar
Por que parar pra refletir se meu reflexo é você?
Aprendendo uma só vida, compartilhando prazer

Por que parece que na hora eu não vou aguentar?
Se eu sempre tive força e nunca parei de lutar?
Como num filme, no final tudo vai dar certo
Quem foi que disse que pra tá junto precisa tá perto?

Pensa em mim
Que eu to pensando em você
E me diz...
O que eu quero te dizer
Vem pra cá,
Pra ver que juntos estamos
E te falar
Mais uma vez que te amo

O tempo que passamos juntos vai ficar pra sempre
Intimidades, brincadeiras, só a gente entende
Pra quem fala que namorar é perder tempo eu digo:
Há muito tempo eu não crescia o que eu cresci contigo

Juntos no balanço da rede, sob o céu estrelado
Sempre acontece, o tempo pára quando eu to do seu lado
A noite chega eu fecho os olhos e é você que eu vejo
Como eu queria estar contigo eu paro e faço um desejo

Pensa em mim
Que eu to pensando em você
E me diz
O que eu quero te dizer
Vem pra cá,
Pra ver que juntos estamos
E te falar
Mais uma vez que te amo


Deixo aqui um link do youtube com um dos tantos vídeos que têm essa música como trilha. Quem quiser curtir, conhecer, opinar, etc, está aí!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Palmas e obrigados!

Eu sempre fui do tipo chato, que tinha opinião sobre tudo. Opiniões estas que às vezes não agradavam muito aos outros. Por isso mesmo, acabei aprendendo a ser mais calado. Sentia, portanto, a necessidade de ter um lugar para expor minhas ideias, meus pensamentos e minha chatices. Por muito tempo planejei: "vou criar um blog para isso". Mas acabei me enrolando e demorei para fazê-lo. Eis que no dia 20 de maio de 2009, em um impulso desses que temos na vida e que na verdade são cada vez mais raros na minha, eu criei este espaço aqui. Na verdade, não recordo direito o que me fez ter este impulso.
Se tem uma coisa que eu aprendi na vida até hoje foi a ser grato. Devemos agradecer muito pelas coisas boas, ou pessoas de bem que cruzam nosso caminho. As provações também são importantes, pois elas nos fazem crescer bastante também. Mas neste sentido de ser grato, tenho que agradecer aos que hoje, são seguidores do blog.
Nossa! Já são 15. Ah para, nem pense em dizer: "só 15?". Poxa, para mim isso é um número expressivo, embora eu já tenha sonhado em ter muito mais... hehe. Mas cada vez mais acredito na frase "qualidade é mais importante que a quantidade". Sei também que muitos desses 15 quase nunca aparecem por aqui, mas fazer o que né? Sempre que posso, eu atualizo, mas também não posso obrigar ninguém a ler.
Mas destes 15 que ali estão...ali em cima ó...no canto superior direito...viu? Pois é, destes 15, eu vou personificar meu agradecimento em um deles, sem desmerecer os outros hein...hehe.
Ele, na verdade, é ela. Não sei como chegou até meu blog, porque não nos conhecíamos. Na verdade, ainda não nos conhecemos, pessoalmente sabe, só no mundo virtual mesmo. Pois então, imagino que tenha sido através de algum comentário em outro blog que acabou trazendo a visitante até o blog do Mr. Gomelli. Que bom né!
A Lu Vieira é uma pessoa que eu admiro. Aprendi a admirar os textos dela lá no blog "Máquina de Letras", já citado em outros textos aqui. Na verdade, ela tem sido minha leitora mais assídua, até porque é a que mais comenta e querendo ou não, os comentários são um termometro para se saber quem passou e quem não passou por aqui. Pensar que alguém como ela, inteligente e sensata, gasta algum tempo do seu dia vindo aqui para ver se escrevi algo novo, é um grande incentivo para continuar escrevendo. E por isso mesmo sou grato a ela. Sou agradecido também pelo aprendizado com os textos lá e os comentários aqui.
Sim, tem outros leitores assíduos também, que não devem sentir-se menos valorizados. O Ritter, a July, o Fred Nogueira, só para ficar em alguns exemplos dos que estão ali entre os "seguidores". Tem também alguns que não são seguidores, mas que comentam de outras formas, via MSN, por exemplo.
Por isso, neste post de Aniversário, agradeço a todos os "seguidores", a todos que por ventura tenham visitado o blog vez ou outra, a todos que virão ainda a passar por aqui e em especial, à Lu.

Logo abaixo, deixo o link do 1º posto do blog do Mr. Gomelli. Talvez muitos não tenham lido ainda (acredito que quase ninguém). Se quiserem conhecer o 1º dos meus textos, é só conferir lá.

Por hoje era isso. Um grande abraço e até a próxima viagem maluca pelos pensamentos do Mr. Gomelli! =)


http://mrgomelli.blogspot.com/2009/05/foi-dada-largada.html

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fique de olho!


A corrupção está presente na nossa sociedade. Isso não é nenhuma novidade, creio eu. Também não é novo afirmar que todos os seguimentos estãos "infectados". Mas fica mais difícil de aceitar quando ela se apresenta em um dos seguimentos que existe para fazer cumpri a lei.
O Jornal Hoje desta sexta-feira, na Rede Globo de Televisão, apresentou mais uma daquelas reportagens constrangedoras, com denúncias. Não cheguei a ver tudo que passou, mas ouvi a matéria na íntegra. Em algum lugar do Brasil, foi promovida uma festa em um posto de combustível, o que era proibido. Lá pelas tantas, aparecem alguns policiais e ao invés de terminar com o "agito", eles são filmados conversando com organizadores. O pior foi o fato de um dos organizantes ser filmado contando dinheiro, entrando na viatura e poucos minutos depois saindo como se nada tivesse acontecido. Complicado não?
Este é um exemplo da sujeira da nossa sociedade, que fica mais preocupante quando atinge um segmento que deveria estar ali para combatê-la. Tudo bem, como sempre digo, não podemos generalizar. Obviamente que na polícia existem muitos, quiçá a maioria, de policiais que cumprem com seu dever, mas é inegável que também existem muitos que não o fazem.
Outra erro muito cometido por esta classe, e que pode ser relacionado com o 1º, citado acima, é pensarem que estão acima da lei. Eu mesmo já presenciei e vivi algo assim.
Certa feita estava fazendo a cobertura de um jogo do time aqui da cidade. Após a partida, como de praxe, a torcida gritou e xingou a arbitragem. Isso sempre acontece e como sempre a polícia se posicionou para que o árbitro e seus assistentes não fossem atingidos por nada. Procedimento normal e acertado, até então. Porém, pouco depois, surgiu um garoto, de 16, 17 anos talvez, que se aproximou e começou a xingar a arbitragem. Aí o comportamento da polícia foi equivocado. Ele partiram para agressão ao jovem. Tudo bem que o comportamento do garoto não foi certo, mas também não justifica a ação da polícia.
No outro dia, coloquei no jornal um comentário sobre o ocorrido. Relatei brevemente a cena, fiz questão de salientar que o jovem cometeu um erro e afirmei que a polícia fez o tal "uso excessivo de força".
Pronto! Foi o suficiente para um dos PMs me eleger como alvo. No outro dia, ele tratou de afirmar aos meus colegas de trabalho, que por vetura foram fazer uma cobertura na delegacia, que eu sofreria retaliações. Foi além, perguntou onde eu morava e o carro que dirigia. Queria me encontrar de alguma forma, o que não aconteceu. Não sei se porque desistiu ou porque simplesmente não conseguiu. Sei que não me aconteceu nada, pelo menos por enquanto...hehe.
Mas não me arrependo de ter colocado aquele comentário no jornal. Faria de novo, se necessário. A polícia existe para fazer cumprir a lei, não está acima dela. Assim como todos os demais cidadãos, eles também têm que respeitar as normas existentes. Óbvio, que o trabalho deles é nobre. Correm riscos altos para nos proteger muitas vezes, mas isso não pode ser utilizado como desculpa para estes erros.
A reportagem do JH, assim como todas as outras que aparecem fazendo estas denúncias, são louváveis. Não podemos ver este tipo de coisa acontecer e ficar quietos. Nós jornalistas, assim como todo o cidadão de bem, temos o direito de cobrar um comportamento adequado da polícia. Até porque, acredito que não nos omitindo, estaremos retirando de atividade os maus policiais, sobrando assim, aqueles que fazem seu trabalho de forma exemplar e que estarão sempre prontos a nos auxiliar quando precisarmos.
Por isso que eu peço, não só com a polícia, mas em qualquer situação. Não se omita. Não se cale. A nossa vigilância é importante e sempre bem vinda.

Até a próxima!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O vício!

Sou como um viciado
Primeiro vem a negação
Eu nego os argumentos
Não quero aceitar meus erros

O vício é traiçoeiro
Deixa eu pensar que estou no comando
Volta e meia me sinto liberto
Ando por caminhos que sempre sonhei

O vício então tenta mostrar sua força
Novamente minha postura é só de rejeição
Não quero assumir seu poder
Não quero mostrar que sou sujeito a ele

Meu vício me domina
Brinca comigo e com meus sentimentos
Quando penso que vou fugir
Ele mostra que só estava brincando comigo

Então pra que negar?
Não é a 1ª vez, chega de rejeição
O que me resta é aceitar
Meu vício, minha vida é a solidão!