sábado, 23 de maio de 2009

Um mundo de diferenças!

Hoje eu estava pensando nas diferenças que existem nesse mundão de Deus. Você por acaso já parou, alguma vez na sua vida, e ficou simplesmente observando as particularidades das pessoas que você ao longo do seu dia? É um exercício muito válido. Eu sou uma pessoa observadora por natureza. Desde que me entendo por gente, descobri este gosto de algumas vezes ficar em determinado local apenas olhando o que acontece, as pessoas que por ali passam. Gosto muito de ficar na minha, apenas vendo o que acontece a minha volta e tentando não interferir, não ser notado, e acredite, você pode se surpreender com as percepções que isso pode proporcionar. Não confunda isso com bisbilhotar a vida alheia. Não é isso que estou dizendo. O que me refiro é estar em algum lugar e apenas observar os fatos que vão se sucedendo. Vou dar-lhes um curto exemplo.
Moro no segundo andar de um prédio, que aliás só tem dois andares, mas enfim... já perdi a conta das vezes que fiquei na sacada, no meio da tarde, ou no início da manhã, o horário pouco importa, mas sim a percepção que este ato nos proporciona. Ali, em poucos minutos, é possível avistar diversas coisas. Por ali, passam diariamente centenas, talvez até milhares de pessoas. Agora imagine você que cada uma dessas pessoas tem suas particularidades, seu jeito de vestir, de andar, de falar e só aí você já terá uma ideia do que estou falando. Ali, no "alto" daquela sacada, parado apenas alguns minutos, eu facilmente percebo o quanto somos diferentes uns dos outros, mesmo que seja um contato tão distante.
Imagine então você fazer este exercício de observação com as pessoas que você conhece, ou seja, que sabe pelo menos um pouco da história de vida. Pessoas que podem ser importantes para sua vida. Então aí sim poderá identificar todas as particularidades que cada ser humano carrega consigo, que fazem parte do seu ser.
Aí você pode chegar até esta parte do texto se perguntando: tá, mas eu já sei que as pessoas são diferentes umas das outras, o que que tem de novo nisso que esse cara está falando?
Realmente esta constatação todos, ou pelo menos a maioria, já devem ter feito em algum momento. O ponto que quero chegar é que em muitas situações precisamos constatar, entender e principalmente saber conviver com estas diferenças, mas nem sempre conseguimos. E quando não conseguimos lidar com as particularidades de cada um, acabamos criando conflitos muitas vezes desnecessários.
Portanto meu amigo leitor, pare alguma vez e observe seus amigos. Tente identificar as características de cada um. E tente assim entender que mesmo que sejamos muito diferentes um dos outros, temos de saber conviver com estas diferenças. Antes de criticar alguém, procure saber o porquê de determinada ação desta pessoa. Procure ver a história que ela carrega. As influências que teve ao longo da vida e que naquele instante estão fazendo ela agir daquela forma. Assim quem sabe, poderemos evitar discussões desnecessárias, conflitos que não aconteceriam se houvesse mais compreensão entre as pessoas. Quem sabe assim algum dia, a PAZ entre as pessoas passe de uma simples utopia para uma bela realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário