sexta-feira, 22 de maio de 2009

A "magia" de um esporte!

O futebol é talvez a grande paixão do povo brasileiro. É quase que como uma religião. Mesmo aquelas pessoas que não gostam do esporte têm um time pelo qual, no mínimo, simpatizam. Você duvida? Então pergunte para as pessoas o time para o qual torcem e veja quantas vão responder que não torcem para clube algum. Este número com certeza será pequeno. Porque parece uma obrigação você ter um time de sua preferência. E isso se torna ainda mais evidente em um estado como o Rio Grande do Sul, onde costumamos valorizar muito o que é daqui. E também por termos em nosso estado dois dos maiores clubes de futebol do Brasil: Internacional e Grêmio.
Porém o futebol não é importante apenas aqui no Brasil. Afinal, é o esporte mais praticado no mundo e deve muito dessa “fama”, ao seu poder de unir as pessoas. Um bom exemplo disso, aconteceu na Copa do Mundo de 1998, disputada na França. O mundial é disputado por trinta e duas seleções que são divididas em oito grupos com quatro equipes em cada um. E talvez por uma ironia do destino, nesta oportunidade, o sorteio colocou na mesma chave as seleções dos Estados Unidos e do Irã, eternos rivais fora dos âmbitos futebolísticos. No início, os organizadores chegaram a temer que a disputa dentro do campo se transformasse em mais uma guerra envolvendo os dois países, mas foi aí que o futebol mostrou o poder de unir as pessoas. Em um gesto de completa diplomacia e cordialidade, talvez jamais observada entre estes povos, os jogadores das duas equipes presentearam uns aos outros com flores e uniram-se para uma foto, transmitindo para o mundo todo um belo exemplo de paz.
Mas não é preciso ir tão longe para verificarmos o poder de união que este esporte possui, pois ele é fortalecido a cada partida disputada nos campos de futebol por todo o nosso país, uma vez que, nos estádios, misturam-se pobres com ricos, brancos e negros, homens e mulheres, todos com o propósito de torcer pelo clube de seu coração. Sim! Acontecem casos de violência entre as torcidas, mas como o futebol está inserido na sociedade brasileira, isso não poderia ser diferente, já que vivemos em um caos social, em termos de segurança, ou a simples falta dela.
E sendo assim, um esporte tão mágico, o futebol atrai cada vez mais adeptos, cada vez mais pessoas pelo mundo se interessam por esta prática esportiva. Uns pelo simples prazer de pratica-lo, outros pela paixão por este esporte e, cada vez mais, em países menos desenvolvidos, como o Brasil, o futebol serve como uma válvula de escape, uma última esperança dos pais para tirar seus filhos do mundo do crime e proporcioná-los uma vida melhor, pois além de formar atletas, o futebol feito com responsabilidade por aqueles que estão a frente dos clubes e federações, é capaz de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário