segunda-feira, 21 de junho de 2010

Uma questão de respeito!

A gente aprende desde novinho a questão do respeito. Peraí, deixa eu reformular essa frase. Todos deveriam aprender desde novo a ser respeitoso com as demais pessoas, mas infelizmente não acontece com todos. Enfim, eu sou da ideia que é preciso ter respeito, seja com os mais velhos, com os amigos, com os professores ou em qualquer outra situação da vida. E assim como na vida, no esporte também deve acontecer isso.
No jogo entre Brasil e Costa do Marfin, no último domingo, pela Copa do Mundo da África, faltou respeito por parte dos marfinenses. Primeiro eles chegaram ao estádio cheios de marra, com seus fones de ouvido gigantescos, tênis cravejado de brilhantes, etc. Segundo, que quando a bola rolou, definitivamente pareciam ser eles os pentacampeões, enfrentando uma seleção que participa apenas do seu 2º mundial. E um lance mostra bem isso.
Pouco antes do primeiro gol brasileiro, uma bola foi lançada para o atacante Luis Fabiano. O passe muito forte, acabou indo pela linha de fundo, com um zagueiro marfinense fazendo a cobertura, a frente do camisa 9 da seleção canarinho. Só que ele não fez isso de forma simples e séria. Quando viu a bola indo em direção à linha de fundo, o camisa 4 da Costa do Marfin começou a sapatear, mostrou a língua, fez careta, provocando o atacante brasileiro de forma bem desrespeitosa, na minha opinião.
Pois bem, poucos minutos depois, o mesmo Luis Fabiano fez o 1º gol brasileiro e no 2º tempo, com um golaço, deu o tiro de misericórdia na arrogância de uma seleção que parece não ter entendido o espírito de defender a sua pátria em um evento do tamanho da Copa do Mundo.
Não satisfeitos, quando se deram conta da realidade da partida, os marfinenses abusaram da violência e sairam de campo com uma merecida derrota e com uma lição, que também na minha opinião, não foi aprendida. Digo isso porque em 2006, apresentaram a mesma arrogância, foram eliminados na 1ª fase e voltaram para este mundial sem demonstrar nenhuma mudança na postura.
Agora, o respeito que faltou no jogo entre Brasil e Costa do Marfin, vem faltando também em outros jogos. Times favoritos, como França, Itália e Inglaterra, já provaram desse "veneno". Entraram em campo com seleções menos conhecidas, pensando que a vitória viria naturalmente e sem maiores dificuldades, e acabaram vendo suas situações muito complicadas no mundial.
É claro que  demonstrar respeito não garante vitória a ninguém, mas respeitando um adversário, você se torna mais precavido, mais atento e mais propício às vitórias. E isso vale para o esporte e para a vida. Normalmente, quando subestimamos alguém, ou alguma situação, acabamos nos dando mal. Quando respeitamos um desafio, encaramos com atenção e as vitórias tender a chegar.
O mesmo respeito que faltou à Costa do Marfin, faltou também ao técnico da Seleção Brasileira, Dunga, na entrevista coletiva. Nem mesmo a vitória foi suficiente para acalmar o treinador, que em meio a uma resposta, avistou um repórter balançando a cabeça negativamente. Foi o suficiente para Dunga perguntar se havia algo incomodando o jornalista. Com a resposta negativa, Dunga começou a esbravejar palavrões direcionados ao repórter. Mesmo que tenha sussurrado os xingamentos, o áudio acabou captado pelo microfone, que levou para o mundo todo a falta de compostura do técnico da Seleção e o desrespeito dele com uma classe de profissionais e porque não, com todos que tiveram acesso às imagens da coletiva.
Acho que por hora está bom. A mensagem que eu quero passar é que respeito é importante em tudo. Seja no trato com os demais ou nas nossas atividades diárias. Aí você pode pensar: "Tá, como se eu não soubesse...". E eu respondo, pelos exemplos citados aqui e por tantos outros que são vistos por dia por aí, tem muita gente esquecendo disso.



Abraço e até a próxima!

6 comentários:

  1. E aeh meu!!! Puis o pior na história toda da Costa do Marfim é que os negão vão ter q torcer pra nós contra portugal!! auhauhauahaua. como diriam no cqc: "nós qui nignuém é troxa!"..auhauhaua. já sobre o dunga, sei lá, não sei como é vivência do dia-a-dia da copa, mas ele poderia ter se controlado...ehehehueheue. abraço aeh, belo texto! falowwww

    ResponderExcluir
  2. dae Ritter...

    sim, pior mesmo... dependem do Brasil pra seguir vivos...viu só...

    Sobre o Dunga, na coletiva que ele deu em Santo Ângelo, até tentou se controlar, mas ele é muito grosseiro...ele não responde, ele fala como se qualquer pergunta fosse uma ofensa...ele passa dos limites.

    Olha o Felipão em 2002. A imprensa chorava a falta do Romário, o Felipão até respondia grosso às vezes, mas não saia dando xilique e tendo esse tipo de comportamento... não se pode defender isso, até porque, mesmo que algum jornalista tenha agido mal, um erro não justifica o outro né...

    abraços e valeu pela audiência!

    ResponderExcluir
  3. Oi moço lindo, ia entrar aqui de qualquer jeito..claro que andei passeando com os amigos, 3 dias de barra pesada ehhhhhh..foi lindo, emotivo..

    Respeito no futebol? ahh nem me faça rir Mr Gomelli, é que os homens querem é ganhar e nem importa como...

    Um abraço apertadinho da laura

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura...quanto tempo...hehe...

    eu vi lá no seu blog que você estava passeando com os amigos...hehe...

    Mas Laurinha, o fato de querer vencer, não precisa significar falta de respeito. Na verdade, é verdade no mundo do esporte que respeitando o adversário você tem mais chance de vencê-lo...só que nem todos levam isso como regra, realmente... hehe...

    obrigado pela visita... abraços!

    ResponderExcluir
  5. Tenho notado que está havendo muita falta de respeito nesta Copa do Mundo. Muito bom você abordar isso aqui, parabéns!

    Os marfinenses foram muitos arrogantes no jogo contra o Brasil. Achei muita injusta a expulsão do Kaká. Incrível como tem gente que vira ator até num jogo de futebol. As injustiças também acontecem num jogo de futebol como em qualquer ambiente social.

    Quanto ao Dunga, deve haver alguma rixa com o tal jornalista. No entanto, depois o técnico pediu desculpas aos torcedores pelo seu comportamento. Mas não ao jornalista. Por isso eu digo que aí "tem dente de coelho na história". Rolou na internet o descontentamento do Dunga com relação à poderosa Globo. Ele não queria que a Globo tivesse exclusividade para fazer as reportagens com a seleção brasileira. Desejava que todos os veículos de comunicação pudessem também fazer as suas reportagens. Por outro lado, imagino que o Dunga não quer ficar toda hora disponível para a imprensa. Afinal, ele precisa trabalhar! A Globo sempre foi arrogante em querer exclusividade para tudo. Mas desta vez deu para perceber a cara desconfortável da Fátima Bernardes numa resportagem. Não posso dizer o que vi mais na Globo, porque tenho visto mais os jogos pela TV Bandeirantes ou no Sports. Enfim, não dá para saber onde está a verdade na história toda. Mas duas coisas eu sei: a Globo é arrogante e usa uma máscara falsa para agradar as pessoas e o Dunga é um cara brabo mas autêntico.

    Outra falta de respeito que chamou a minha atenção e de muita gente foi o comportamento do técnico da França ao recusar o cumprimento do Parreira, após o jogo da França e da África do Sul. Sem comentários...

    Um abração da Lu! E agora estou indo para ver a prorrogação do jogo EUA x Gana

    ResponderExcluir
  6. Oi Luuu... bom te receber aqui mais uma vez...

    olha, realmente tem faltado mt respeito entre as seleções, assim como outras têm dados bons exemplos. Citei aquele caso da Costa do Marfin só pra entrar no assunto... foi um "Case"... hehe...

    Sobre o Dunga, ele tem birra com toda a imprensa, não só com a Globo.
    O caso das exclusivas, eu concordo com ele, só que ele esquece que qndo era jogador, adorava dar entrevista...
    Outra coisa, como falei ali, o fato de ser brabo ou de nao gostar da imprensa, não permite que ele tenha aquele tipo de comportamento, xingando pro mundo todo ver...

    Sobre o Domenech, técnico da França, na minha opinião, representa bem os franceses... a lenda conta que costuma ser arrrogantes mesmo...ele com certeza é... hehe...

    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir