sábado, 21 de agosto de 2010

O significado de amar...

Eu te amo!

Três palavras e um sentimento. Mas afinal, que sentimento é esse? Quem pode definir o amor? Alguém já conseguiu isso alguma vez? Quantas vezes usamos esta palavra? Será que sempre que usamos, estamos respeitando o seu significado? Mas qual o significado? Alguém me responda: o que é Amar?

Nós podemos amar outras pessoas, podemos amar outros seres vivos, podemos amar algumas sensações, alguns objetos e podemos até mesmo, amar o amor. Mas quando se sabe que o sentimento é amor?

O amor de mãe e o amor de pai são os mais puros. Certo? Não sei. Vemos tantas famílias se odiando por aí. Será que esse ódio todo faz parte do amor? Não posso crer. Ódio não combina com amor, seria uma incoerência. Mas o que combina com amor? E como saber o que combina, se não pudermos defini-lo?

Amar algo é desejar, é querer estar sempre por perto ou simplesmente saber que aquilo ou aquela existe? Ou será, então, tudo isso junto?

Se me perguntarem se eu já amei, direi que sim. Mas estarei certo? Já senti tudo aquilo que relatei acima algumas vezes na vida, e ainda sinto. Mas será que este sentimento é amor?

Há algum tempo, eu usava aquelas três palavrinhas quase que diariamente. De várias formas, em várias situações. Eu tinha certeza que amava e fazia questão de deixar claro. Cada sorriso, o cheiro, o jeito, tudo que remetia minha lembrança a ela, me enchia de alegria. Hoje, todas essas mesmas lembranças, causam muita dor. Será isso o amor? Será que o amor vem acompanhado da dor? Pois invariavelmente, em algum momento da vida, vamos perder algo ou alguém que amamos. E esta perda vai causar dor.

Mas se o amor vai causar dor, não é outra incoerência? Será por isso que as pessoas fogem tanto deste sentimento? Mas que sentimento é este afinal? Quem pode definir isso?

Mesmo sem saber direito o que significa isso, eu sou capaz de dizer que ainda amo muita coisa na minha vida. Mas estarei certo? Qual a diferença de gostar muito para amar? Porque é tão difícil definir isso? Mas será que é tão difícil assim para todos? Se for, como podemos ver tanta gente usando essa expressão? Existe aquela frase: “Eu te amo virou bom dia”. Estão banalizando a expressão ou o sentimento? Ou as duas coisas?

Será que um dia seremos capazes de definir, com toda a certeza, o que é amar? Espero que sim. E se amar significa sentir aquela felicidade sem explicação que só sentimos em alguns momentos da vida, eu quero muito sentir isso de novo e cada vez mais, mesmo sem saber direito que esta sensação seja amor, mesmo sabendo, que algum dia, isso se transformará em dor.

Certa feita li um poema, do qual o autor não me recordo. Lembro um pequeno trecho, que talvez resuma tudo isso que eu falei e cito a seguir:



"O amor é mal, mas sendo mal
Sofrê-lo nos faz bem
Chora o amante se o amor lhe dá ventura
E ri da dor, se dele a dor lhe vem..."

Vou encerrando por aqui ainda sem saber dizer o que é o amor... se alguém souber, que explique. Enquanto isso, vamos usando aquela frase para o que pensamos ser o amor. E sempre que usarmos o “Eu te amo”, que seja sincero, pelo menos de acordo com aquilo que pensamos ser, o significado de amar!

Um grande abraço e até a próxima!

11 comentários:

  1. Ontem, passando canais a tarde, parei no programa da Eliana, em um quadro onde pessoas ficam em uma casa e lá tem um quarto escuro, acho que é mais ou menos assim. Tentam conhecer outra pessoa sem a imagem física dela. E, em uma parte, um vai embora ou decide encontrar o que está esperando. Nisso, uma moça foi deixada pelo rapaz e ela dizia "eu tentei encontrar meu amor no escuro, não deu, vou continuar procurando.. vou fazer promessa pra santo Antônio..."
    Será que ela vive sem amor? Creio que não.. mas estava lá procurando o amor.

    E você, Mr. Gomelli, aqui, em mais um brilhante texto procurando saber o que é o amor. Ela quer achar o amor, e só, e você buscando o que é o amor. Também me pego as vezes buscando um significado. Ainda não consegui. Parece que a moça do programa já, ou não quer nem saber de significados.

    Dizem que amor se sente. Mas concordo totalmente com você quando diz que quando sentimos o amor, a dor acompanha. O amor não existe sozinho. Parece que na criação dos sentimentos, a raiva escolheu ser a raiva. Para ficar com raiva, bastava ficar com raiva. Para a alegria, basta a alegria. Basta que alguma coisa boa acontece e esse sentimento aparece... mas chegou o amor na fila dos sentimentos. Ele, engraçadinho como é, tão falado por todos, resolveu que seria complicado. Pegou todos os outros, misturou bem e nasceu.

    Adélia Prado diz em um de seus muitos versos, que "o amor é tão pequenininho que se não tomarmos cuidado podemos pisar e destruir", ou alguma coisa assim. O amor, então, além de complicado veio sem forma. Podemos dizer que amamos muito, mas basta um pisão que ele quebra todo. Frágil. E forte. Pequeno. E grande.

    O amor não tem explicação. Eu acho, sou um achista de mão cheia. Amor de pai, amor de mãe, amor de filho, amor de namorada, namorado, amor de Deus, amor de amigos... amores iguais? Iguais pela complexidade de todos amores.
    "Eu te amo" não pode virar bom dia. Não podemos entrar em uma sala escura e já amar tudo e todos que ali estiverem. Se bem, que por sem tão complicado, o amor pode estar visível a todos os olhos ou no cantinho mais escuro do mundo.

    É, Mr. Gomelli, me estendi tanto em um simples comentário de um belo texto. Mas desculpe, chego até aqui e não sei ainda dizer o que exatamente é o amor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Grande Fred... bom receber tua visita de novo aí!

    Pois é cara... eu já me peguei várias vezes tentando definir este sentimento... é algo complexo realmente e já tive provas que ele vem acompanhado de dor ou a dor é uma herança... algo assim... hehe...

    a banalização da frase, do dizer "eu te amo" me assusta...não sei... acho que este tipo de expressão é para momentos especiais e não a toda hora... sei lah... hehe...

    Quanto ao tamanho do comentário... que isso... sinta-se a vontade... o importante é expor suas ideias... hehe...

    ah, gosteimuito do verso da Adélia Prado... é bem verdadeiro... hehe...

    enfim, valeu pela visita e já vi que tem texto novo na Varanda... vou passar lá... hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olha, sou suspeita pra falar. Afinal, todos os meses escrevo uma declaração diferente.rs

    Porém, tenho uma teoria: Se ontem pensei que amei e hoje esqueci, não era amor.

    Já se ontem, amei e hoje ainda lembro, É amor e sempre será.

    Pra mim, você só ama uma vez. As outras pessoas que passaram em sua vida era um aprendizado por qual tinha que passar, pois hoje o que era amor vira decepção e depois dor. E após a dor passar vamos esquecer do que nos fez sofrer e estaremos prontos pra outros "amores".

    Se um dia meu amor passar e eu esquecê-lo, sei que na verdade tudo era passageiro e nada será como antes.

    Belo texto, Mr.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendo o amor apenas homem/mulher.Esse, como costumo dizer(quiçá erradamente),hoje é,amanhã vai...Amor, verdadeiro Amor, só consigo sentir pela minha filha.E porquê?Porque por ela seria capaz de oferecer minha prória vida.Porque por ela sofro,quando ela sofre,porque por ela abdico de tudo em seu favor...Se há sofrimento à mistura?Claro que sim.Mas só assim também se compreende o que é realmente amar...

    Só consigo definir amor quando se dá, quando nos damos, sem nada exigir em troca...

    Belo texto Mr.Gomelli,e que bela interrogação deixou por aqui para nos obrigar a pensar:)...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Letícia... bom recebê-la aqui mais uma vez!

    Eu sempre leio suas declarações lá... hehe... sobre o amor ser amor... realmente, tem lógica pensar que se esquecermos, é porque não era amor...mas para isso também, é preciso definir o que é amor... coisa que é meio dificil... hehe...

    valeu pela visita, moça!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria Soledade... creio ser esta sua primeira visita ao blog... sendo assim, seja bem vinda!

    Sobre o amor de mãe/pai para filho, realmente creio seja o mais perto do sentimento puro mesmo... mas como relatei ali, a família é uma instituição tão enfraquecida, vemos tantos casos de filhos matando pais e vice versa... é lamentável...

    mas realmente, ainda é o mais próximos do verdadeiro amor... amor de homem/mulher é um sentimento muito mais vulnerável, creio...

    se bem que, tudo isso chega ao mesmo questionamento, o que é o amor? eu acho muito dificil definir isso... hehe...

    mas to achando legal as diferentes formas de definir isso... hehe... o que é bem natural né... hehe

    enfim, obrigado pela visita e volte sempre que quiser...

    abraços!

    ResponderExcluir
  8. Fala meu!! Cara, como escrevi la no meu grogue, eu vi hoje o filme "Diário de uma paixão" que trata muito disso, e acho que responde parcialmente essa pergunta. Não responde em 100% pq nunca vamos saber exatamente o que é amor, até pq acho que varia de pessoa pra pessoa. parabéns pelo texto aeh brown! abração!

    ResponderExcluir
  9. grande Ritter... cara, eu li teu texto e pensei que fosse uma resposta pro meu... hehehe...

    muito bom mesmo...

    valeu ae manolo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. O Amor é um sentimento muito forte nao explicação para o Amor.

    O Amor tudo Suporta o Amor tudo crê o Amor tudo espera esses sao os fatores do Amor.

    Quando voce passar por essas caracteristicas pode ter certeza que é o Amor'

    ResponderExcluir
  11. Olá Matheus...

    nossa...comentou um texto antiguinho hein... hehe

    então...eu acho que jah senti o que é o amor, mas vai saber neh... hehehe

    valeu pela leitura e pelo comentário!

    volte sempre!

    abraço!

    ResponderExcluir