segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Da série: Que letra linda! Natiruts - Quem planta o preconceito

Cá estou mais uma vez com uma música que tem uma letra muito legal. Para quem não gosta do ritmo, sugiro que ouçam pelo menos para acompanhar a letra. Muito realista, muito legal. Fica a dica!

Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar...


Lembra da criança
No sinal pedindo esmola?
Não é problema meu
Fecho o vidro
Vou embora...
Lembra aquele banco
Ainda era de dia
Tem preto lá na porta
Avisem a polícia...
E os milhões e milhões
Que roubaram do povo
Se foi político ou doutor
Serão soltos de novo

Ooooooooooooh!
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Impunidade, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Racismo, indiferença
Não pode reclamar da violência
Quem planta preconceito
Impunidade, indiferença
Não pode reclamar...
-"Ainda há muito
O que aprender
Com África Bambata
E Salassiê
Com Bob Marley e Chuck D
O reaggae, o hiphop
Às vezes não é esse
Que está aí
Seqüela a violência
Entrando pelo rádio
Pela tela
E você só sente quando falta
O rango na panela
Nunca aprende
Só se prende, não se defende
Se acorrenta, toma o mal
Traga o mal, experimenta
Por isso ainda há muito
O que aprender
Com África Bambata
E Salassiê
Com Bob Marley e Chuck D
O reaggae, o hiphop pode ser
O que se expressa aqui
Jamaica
O ritmo no pódium sua marca
Várias medalhas
Vários ouros, zero prata
E no bater da lata
Decreto morte é o gravata
E no bater das palmas
Viva a cultura rasta"
Crianças não nascem más
Crianças não nascem racistas
Crianças não nascem más
Aprendem o que
Agente ensina...
-"Por isso ainda há muito
O que aprender
Com África Bambata
E Salassiê
Com Bob Marley e Chuck D
Todo dia algo diferente
Que não percebi
E na lição um novo
Dever de casa
Mais brasa na fogueira
E o comédia vaza
A moda acaba
A gravadora trai
E o fã já não
Te admira mais
Ainda há muito
O que aprender
Lado a lado, aliados
Natiruts, GOG
O DF, o cerrado
Um cenário descreve
Do Riacho a Ceilândia
Cansei de ver
A repressão policial
A criança sem presente
De natal
O parceiro se rendendo ao mal
Quem planta a violência
Colhe odio no final"

Acho que definitivamente não resta muito o que dizer. A letra é sensacional. Coloquei negrito e itálico em trechos que acho mais significantes, como de costume. Boa leitura e se tiverem um tempo, escutem a música que fica melhor ainda. Abaixo deixo o link da versão que mais gosto.
Abraços!


6 comentários:

  1. Cara, te confesso que não sou muito fã do Natiruts (mais pelo ritmo mesmo), mas a letra dessa música é muito boa! parece rap..eheheh. abraçao aeh!

    ResponderExcluir
  2. poxaa manolo... experimenta ouvir a música... vai ver como a letra é fantástica... assim, só na leitura, pode ficar meio vaga... hehe...

    fica a dica hein... quero ver um coments depois que tiver ouvido... hehe...

    abração ae Ritter!

    ResponderExcluir
  3. Pedro,gostei da música(tem muito ritmo)!fui ouvir para sentir se fazia jus à letra espectacular que transmite uma ENORME VERDADE!

    Eu me confesso RACISTA sim.Mas,em relação ao políticos...Xiiii, é que eles(Todos,ou quase),são cá de uma "RAÇAAAAAAA"... :)

    Beijinhos Grandes...

    "Crianças não nascem más
    Crianças não nascem racistas
    Crianças não nascem más
    Aprendem o que
    Agente ensina..."

    huuummm...porque será que eu destaquei estes versos??!!

    ResponderExcluir
  4. Mr. Gomelli! Como eu estava ausente por uns tempos, hoje li os seus últimos textos. Gostei muito da sua abordagem sobre a robotização, o amor, os sentimentos e aqui sobre a música "Quem planta o preconceito".

    Confesso que este ano me senti várias vezes como se eu fosse um robô. Há rotinas que deixo me transformar em robô. Mas existem aquelas que as considero prazerosas. Não foi à toa que eu quis viajar sozinha para Curitiba. As dificuldades recentes me deixaram muito cansada. O cansaço estava se tornando dominante na minha vida. Mesmo assim, fui passear por um dia em Curitiba. Queria dar um soco na rotina diária, fazer algo muito prazeroso. E consegui isso naquele dia. Voltei para casa cansada, mas foi um cansaço prazeroso.

    Uma das coisas que me deixa irritada é quando alguém diz: "Eu não acredito que você não tem namorado!" E vai perguntando o motivo de não tê-lo. A sensação de que eu tenho é que sou "obrigada" a ter um namorado. Pôxa, não é bem assim. Não gosto de ficar namorando só por namorar. Afinal, existe sentimento por trás disso. Ou não deveria existir? Essa abordagem que faço tem o mesmo sentido do que está acontecendo com o sexo. Como você já disse, hoje se fica com alguém na balada, tem que fazer sexo com essa pessoa. Lamento que isso se tornou tão banal. Para mim, é sempre melhor ir devagar e com calma para conhecer bem a pessoa, permitir a conquista, etc.

    Ah, o amor... Também não sei defini-lo. Duas coisas eu sinto: ele me deixa feliz e, em outras ocasiões, me dá dor. Para mim, a pior dor é o amor não correspondido. Sobre o "eu te amo", como você destacou, não podemos banalizar essa frase. Eu falo pouco o "eu te amo". Mas digo nos momentos especiais ou quando precisam ser ditos. O "tudo bem?", por exemplo, parece ter hoje outro significado. Virou um cumprimento. Oi, tudo bem? Quem pergunta isso, nem sempre está esperando ouvir "não estou legal".

    Sentir a vida... Saudade, medo. Cada sentimento tem o seu lado bom e o lado ruim. Basta tentar transformá-lo em algo mais bom que ruim. Você citou a saudade que tem pela sua avó. É uma saudade boa, saudável. Afinal, você teve a feliz oportunidade de conviver com ela.

    Quanto à música "Quem planta o preconceito", também gostei da letra e a ouvi. Assim, como a Maria Soledade, chamou muito a minha atenção esta parte:

    "Crianças não nascem más
    Crianças não nascem racistas
    Crianças não nascem más
    Aprendem o que
    A gente ensina..."

    Meu comentário ficou longo, mas a culpa é sua, hehe. Você fez textos brilhantes e me fez refletir bastante.

    Um grande abraço da Lu!

    ResponderExcluir
  5. Sol, você usou a palavra certa. A letra é espetacular e muito verdadeira, infelizmente...

    Quanto a essa raça que mencionastes... também sou racista... hehe...tenho minhas teorias quanto a eles e nenhuma delas é boa. todas baseada, obviamente, nesse monte de coisa ruim que eles fazem...

    quanto ao verso das crianças...eu só penso...o que elas estão aprendendo com a gente? vixi... como tem maus exemplos soltos por este mundo hein... e é isso que elas vão aprendendo... hehe...

    obrigado pela visita...

    abração!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luu... nossa... que comentariozão (será que existe essa palavra?) hehee...

    nossa... que bom que teve paciência para ler todos os textos atrasados... Sei bem que o motivo para seu afastamento foi nobre... espero que esteja tudo melhor agora, como um presente de aniversário... hehe

    A robotização, como falei no texto, está presente em nossas vidas... em coisas vitais e por isso mesmo, que não podem ser evitadas, mas em muitas outras, totalmente alteráveis... hehe
    Essa coisa de ter que fazer as coisas só porque os outros fazem, pra mim não serve. Afinal, não somos robos né... cada um faz e age conforme pensa ser o melhor. Essa coisa do sexo eu nem gosto de falar muito, pois parece hipocrisia, mas é lamentável ver o que acontece hoje em dia... hehe

    o amor... bem, este eu ainda vou tentar entender... mas se é o que penso, é muito bom amar, mas é ruim demais quando ele acaba ou acabam com ele... hehe... aí vem a dor, a saudade e outros sentimentos... hehe

    e todos vão demorar para ser totalmente entendidos, se é que vou conseguir...
    Adoro pensar e lembrar da minha avó... só dói por não ter mais ela aqui... =/

    sobre a música...gosto sempre de valorizar a letra das músicas, independente do ritmo. E esta, convenhamos, é sensacional né... muito realista, embora seja uma péssima realidade...e esse trecho aí é para refletirmos mesmo...eu afirmo há algum tempo que não estamos tendo os devidos cuidados na criação dos jovens...e isso vai refletindo na sociedade, basta parar e analisar.

    Nossa, minha resposta ficou GIGAAANTE também... hehe

    Obrigado mais uma vez por ter lido e pelo elogio... um dia quem sabe chego aos textos "brilhantes", mas se estão gostando, é porque estou em um caminho promissor, digamos... hehe...

    Obrigado pela visita, moça!

    Abração!

    ResponderExcluir