domingo, 29 de agosto de 2010

Sentir a Vida!


Ando em um momento que tenho pensado muito sobre sentimentos, de diversos tipos. Outro dia até escrevi um texto aqui sobre o amor, na verdade sobre o que seria este sentimento em específico. Mas o que trato aqui, é como eles estão presentes na vida. Tudo que fazemos, todos os momentos de nossa existência são marcados por pelo menos um sentimento. Antes que  você pense: "tá, mas disso eu já sei faz tempo...", deixo claro que sei que isso parece meio óbvio. Mas nem sempre paramos para pensar no que estamos sentindo e em como isso mexe com a gente.
Alguns sentimentos são nobres, outros nem tanto e alguns são ruins. E alguns podem ser todas as alternativas anteriores.
Gostar de alguém, por exemplo. Pode ser ótimo, mas também pode ser ruim. Bom será quando o sentimento for recíproco, ruim quando a outra pessoa não sente o mesmo. Este é um gostar que causa dor.
Dor, aí está outro sentimento interessante. Na maior parte das vezes, a maioria das pessoas, não gosta desta sensação. Mas até a dor tem seus admiradores, que o diga os sadomazoquistas... hehe
A saudade também pode ser um sentimento bom ou ruim. Ruim quando não podemos amenizá-la. Ótima é quando ela é por alguém ou algo que sabemos que vamos ter a chance de rever. 
Eu sinto saudade de muitas coisas na minha vida. Coisas que eu sei que não vão mais voltar, como minha infância, a união da minha família, de momentos e pessoas que passaram e que eu sei que não voltam mais. Mas por outro lado, gosto da saudade da minha cidade, da minha família, pois sei que quando reencontrá-los, essa saudade vai aumentar ainda mais a alegria por estar perto deles.
Uma coisa que acho engraçado é que muitas vezes a saudade, mesmo causando dor, é bem vinda. Eu sinto muita falta da minha avó. Sei que não vou poder mais revê-la, abraçá-la, mas mesmo assim, a saudade que eu tenho dela, me faz bem. Essa saudade, por ter essa certeza, pode até machucar, mas sempre que penso nela, que lembro dela, eu sinto saudade, mas nunca vou querer deixar de me lembrar dela. Então, mesmo que essa saudade me cause dor, não me importo que ela esteja aqui, pois quero sempre lembrar e pensar em alguém tão importante na minha vida, como foi e é minha avó.
O medo também pode ter esta dupla face. É horrível sentir-nos amedrontados por algo, mas o medo, mesmo ruim, pode ser um impulso para vencermos obstáculos da vida.
Enfim, não sei bem onde quero chegar com esse texto. Só acho interessante como os sentimentos estão em tudo, em todos os momentos, e como eles variam em cada um de nós. Citei aqui apenas alguns deles. Você, que por ventura ler este texto, pode pensar em tantos outros. São muitos, são diferentes, são iguais, são bons, são ruins, são bons E ruins, são marcas, são tudo, são nada.
Queria entender todos. Queria saber como lidar com cada um deles, mas isso parece impossível. Eles são donos de si, não obedecem a ninguém. Não há forma de mandar nos sentimentos, apenas formas de tentar, nada mais que tentar, mudá-los. O jeito é viver, não fugir, enfrentá-los às vezes ou apenas sentir. Tentar fazer aquilo que achamos certo, e como eles estão em tudo, ir vivendo e sentindo a vida.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Meu querido amigo Mr Gomelli...

    Os sentimentos com o tempo a gente aprende a lidar com eles e com cada caso especifico...
    Ainda é um jovem crescendo, olhando o mundo e aprendendo...
    Aos 23 anos eu pensava de uma forma, aos quarenta a gente já não liga tanto e aos cinquentas que são os que eu tenho (e oito) a gente sabe que pode controlar todo pensamento e todo querer, mas, é preciso muita lição de vida para chegarmos lá, coisa que a escola não ensina, mas a luta do dia a dia...

    Saudade dos meus amigos de longe...que bom senti-la é sinal de que gostamos dos amigos... da terra onde nascemos, vivemos, depende de onde fomos mais felizes.. os amores, ah, os amores, ainda vai encontrar centenas deles pela vida fora, uns correspondidos, outros nem isso, apenas fingidos...e há quem viva junto sentindo um amor fingido e assim fique até ao fim das suas vidas na terra...
    A escolha é nossa e acho que deve ser a nossa maior luta, lutar por um amor de verdade...

    Um beijinho da laura que ontem andou jogando de tudo na praia... postei agora..

    ResponderExcluir
  2. Laurinha...

    realmente espero com o passar do tempo aprender um pouco mais a lidar com todos esses sentimentos, porque, querendo ou não, eles estarão sempre presentes, como você bem disse... hehe...

    obrigado pela visita, moça!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que eu já não sinto mais nada! uahauhauhaua. brincadeira. auhauhaua. porra, o sentimento que mais me envolve mesmo acho que é a saudades, pois sou um saudosista nato... tipow, não naquela de "viver do passado" pq sempre tento viver intensamente o presente, mas gosto de pensar no passado sim. tipow, divido minha vida em: infância, colégio no Sepé, Segundo Grau, Faculdade (festas), pós-formatura (relacionamento, trabalho e mestrado - e mais festas de vez em quando..auhauha). resumindo, gosto da vida..auhauahua. abraço maluco!

    ResponderExcluir
  4. pow manolo... eu tbm sou um tanto saudosista... também relembro e gosto muito de escrever sobre coisas legais do passado aqui no blog... hehe

    e gostar da vida é muito importante, realmente... hehe

    abraço ae Ritter!

    ResponderExcluir
  5. Ah, que feliz é a Laura por ter conseguido chegar aos 50(e oito)quase quanto euzinha e conseguir controlar todo o pensamento e todo o querer, ou seja:Consegue lidar com os sentimentos, pelo que percebi...Pois eu continuo a mesma palerma de sempre.Não consigo(ou talvez não queira?!)lidar com a saudade.É tão presente,tão contínua,tão dolorosa...Tenho saudades da minha infância ao lado do meu Pai que era um ANJO.Tenho saudades dos meus Avós que me adoravam,tenho saudades do meu Bruno,tenho saudades da minha Mãe...É ruím porque não consigo controlar a saudade.É ruím o sentimento de estupidez,sim, porque também é um sentimento,porque é estúpido sentir-me baralhada quando alguém(MUITO PRÓXIMO)me humilha até à porcaria,e eu não consigo sentir raiva nem ódio...Apenas uma enorme tristeza(outro sentimento),e não ser capaz de fazer nada para encarar esta porcaria de vida com alegria(outro sentimento)...

    **************************************************
    Bom, Nino Lindo,mais um excelente texto tão peculiar nos jornalistas!!Sabe,o meu irmão é jornalista, o meu sobrinho jornalista e eu só não cheguei lá por...sempre me achar demasiado M****,pelo menos assim fazem questão de mo lembrar sempre que uma oportunidade abre uma brechazinha...
    Adoro-te ler-te Pedro...como o meu sobrinho(jornalista),que eu ADORO...Deve ser do nome!Todos os Pedros são umas joínhas...

    Beijinho Grande/Adoro-te ler-te...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sol... que bom te receber por aqui novamente =)

    realmente, admiro também essa capacidade da Laurinha. Eu confesso que ainda levo muita pancada dos sentimentos... hehe... como falei para ela, espero um dia saber lidar melhor com eles... hehe

    Que comentário forte o seu...não deves se achar M***... vamos lá, vamos mudar esse pensamento... hehe... deixa que os outros pensem o que quiserem... eu já me importei muito com que outras pessoas pensavam e diziam de mim, hoje não. Tenho minhas manias, meus defeitos e minhas qualidades. Uma delas é justamente saber que tenho muito a aprender e muitos defeitos para corrigir. E se a crítica vem só pelo prazer de me colocar pra baixo, vixi, nem dou bola.

    Sobre os Pedros... não sei... hehe...legal ter um irmão e um sobrinho jornalistas... será que eles realmente escrevem tantas bobeiras quanto eu... hehe...

    que bom que está gostando dos textos... espero ir aprimorando cada vez mais... :)

    muito obrigado pela visita viu...

    Abração!

    ResponderExcluir